Amândio José Correia de Carvalho, nascido a 10 de março de 1937, no Montijo, faleceu na madrugada desta sexta-feira, aos 79 anos, no Hospital de Santa Maria, Lisboa, vítima de doença prolongada.

 

Personalidade incontornável na História da Associação de Futebol de Setúbal, Amândio de Carvalho começou por assumir funções no seio da instituição em 1970, eleito como vice-presidente, foi secretário-geral e responsável pelo futebol juvenil, numa primeira passagem que se prolongou até 1983, altura em que assumiu funções como vice-presidente da direção da FPF, presidida então pelo Dr. Silva Resende.

 

Foi o responsável pelas seleções que participaram no Europeu de 1984, em França, e no Mundial de 1986, disputado no México.

 

Em 1989, reentrou na Associação de Futebol de Setúbal, na qualidade de secretário-geral. Dois anos depois, Amândio de Carvalho foi eleito como presidente da Direção da AF Setúbal, mantendo esse cargo até 1999, altura em que retornou à FPF para ocupar o cargo de vice-presidente administrativo, na direção presidida por Gilberto Madaíl, acumulando, desde 2007, com o cargo de responsável pela Seleção A, acompanhando as seleções no Euro-2008 e no Mundial de 2010. Manteve-se nestas funções até dezembro de 2011.

 

A 6 de setembro de 2011 foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. No ano seguinte, a 12 de maio, foi distinguido como Sócio Honorário da FPF.

 

Amândio de Carvalho foi praticante de ténis de mesa, basquetebol e futebol. Chegou a integrar a seleção de juniores de futebol da Associação de Setúbal.

 

Em 1958, tirou o curso de treinador de futebol no antigo INEF.

 

Profissionalmente, e depois de ter tirado o Curso Industrial, foi professor no Montijo. Trabalhou na Firestone Portuguesa desde 1961.

 

Amândio de Carvalho, antigo presidente da Assembleia Municipal do Montijo, foi condecorado em agosto do ano passado com a Medalha de Ouro do Concelho do Montijo.

 

Assumia presentemente as presidências das mesas das assembleias gerais da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

 

Funeral realiza-se na Quinta do Conde


O corpo de Amândio de Carvalho vai estar em câmara ardente, na Capela de S. Sebastião, no Montijo, a partir das 19 horas.

 

O funeral realiza-se este sábado, às 16 horas, no crematório do cemitério da Quinta do Conde, Sesimbra.  


 

A Direção da AF Setúbal decretou, em homenagem a Amândio de Carvalho, a realização de um minuto de silêncio em todos os jogos a realizar este fim de semana.

 



Mensagem de condolências do presidente da Direção da AF Setúbal

 

“Foi com enorme consternação que recebi a informação do falecimento de Amândio de Carvalho, personalidade incontornável na história do dirigismo da Associação de Futebol de Setúbal.

 

A dedicação e o trabalho meritório que desenvolveu ao longo dos muitos anos em prol da nossa instituição será, para sempre, recordado com o honroso e devido reconhecimento.

 

Recordo o início da sua ligação à AF Setúbal, desde jovem, pela mão de seu Pai, antigo dirigente da AF Setúbal, que muito contribuiu para o fortalecimento da sua paixão pelo dirigismo e que veio a revelar-se como fundamental nos valores humanos que Amândio de Carvalho transmitiu ao longo da sua atividade dentro e fora do plano associativo, quer regional ou nacional.

 

A título pessoal e em nome da Associação de Futebol de Setúbal apresento as mais sentidas condolências à viúva, aos dois filhos e à restante família enlutada".

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal

 

 

 

Mensagem de condolências do Presidente da FPF

 

"Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de expressar o meu voto de profundo pesar pela morte de Amândio de Carvalho.

 

A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português. Pessoa de cortesia ímpar, Amândio de Carvalho deixa igualmente ao País um enorme legado de simpatia, seriedade e honradez.

 

Em nome da FPF, envio as mais profundas condolências à família enlutada e a todos os amigos de Amândio de Carvalho.”

 

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol