“Servir uma causa, em nome de uma grande cidade” é o lema do, mas esta sexta-feira, os árbitros setubalenses, em dia de aniversário, ultrapassaram fronteiras e deram um contributo muito relevante para a arbitragem nacional.

 

Luís Ramos, presidente da Direção do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, o terceiro mais antigo do país, deu o apito inicial à celebração pública do 50.º aniversário do núcleo sadino, agradecendo, desde logo, a presença dos cerca de 200 participantes, na sua maioria árbitros dos núcleos do nosso distrito, que lotaram o auditório do Hotel do Sado.



Luís Ramos lembrou origens do NAFCS e homenageou fundadores



Depois de recordar o historial do NAFCS, o dirigente promoveu uma homenagem aos 10 fundadores do núcleo de árbitros filiado na AF Setúbal. Momento de particular reconhecimento, que motivou fortes aplausos da vasta plateia, num claro gesto de agradecimento a quem foi determinante para dar corpo a um núcleo de arbitragem local que, fruto do trabalho desenvolvido, ganhou o estatuto de referência nacional.

 

Colóquio sobre vídeo-árbitro foi esclarecedor


João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Nuno Almeida, árbitro C1, Hélio Sousa, Selecionador Nacional dos Sub-19, e Duarte Gomes, ex-árbitro e atual comentador, sentaram-se à mesa e, na qualidade de intervenientes principais, libertaram opiniões e justificações sobre o tema ““Vídeo-àrbitro - O Novo reforço da Arbitragem", que contou com a moderação do jornalista Paulo Sérgio.

 

Com o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, José Gomes, na fila da frente, ladeado pelos líderes da AF Setúbal, Francisco Cardoso (Direção) e José Manuel Esteves (Conselho de Arbitragem), a temática, que marca a atualidade, foi debatida de forma aberta e geradora de análises que, sobretudo, foram esclarecedoras e assumiram-se como um importante contributo a propósito de uma realidade a dar os primeiros passos no nosso futebol profissional.



Sala cheia para ouvir colóquio promovido pelo NAFCS



A ideia de que o vídeo-árbitro é uma ferramenta útil e que veio contribuir para ajudar os árbitros e defender a verdade desportiva foi consensual entre os convidados, que antes de se debruçarem sobre o tema, felicitaram com grande entusiasmo os 50 anos de vida do NAFCS.

 

João Ferreira, ex-árbitro da AF Setúbal e antigo presidente da Direção do NAFCS, explicou à plateia as situações em que pode existir a intervenção do VAR, motivando algumas questões dos presentes, na sua maioria pessoas ligadas à arbitragem; para além disso, deu conta de que já houve dez decisões revertidas pelo árbitro de campo por aconselhamento do VAR, que seriam erradas se não houvesse recurso a esta nova tecnologia.

 

Por seu turno, Nuno Almeida, árbitro C1 em atividade, mostrou estar confortável com a nova tecnologia, garantindo que o seu trabalho durante os jogos pouco é afetado pelas comunicações do vídeo-árbitro. “Apesar de termos mais dois colegas na nossa equipa, o vídeo-árbitro segue o protocolo que tem como frase chave ‘mínima interferência, máximo benefício’, e daí a sua intervenção acontece em momentos pontuais dos jogos”, afirmou.

 

O olhar genuíno do antigo futebolista vitoriano e atual Selecionador Nacional, Hélio Sousa, gerou uma animada discussão com os ‘colegas de mesa’, admitiu que o processo está ainda a dar os primeiros passos, mostrando-se confiante quanto ao contributo que o VAR pode vir a dar no futuro para a preservação da verdade desportiva.

 

Duarte Gomes elogiou o passo dado pela FPF no sentido de avançar já esta época para a introdução do vídeo-árbitro, fazendo um balanço positivo da sua utilização. Contudo, não deixou de vincar que a sua defesa da tecnologia ao serviço do futebol sem desumanizar o jogo.

 

Intervenções que, acima de tudo, tiveram o condão de serem esclarecedoras e que recolheram o interesse, atento, de quem marcou presença no evento.

 

Presidente da AF Setúbal elogiou iniciativa

 

Francisco Cardoso congratulou-se pela “brilhante” celebração dos 50 anos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal que culminou com um prestigiante colóquio.



Francisco Cardoso ofereceu uma lembrança institucional

a Luís Ramos por ocasião do 50.º aniversário do NAFCS



“O Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal está de parabéns não só pelos seus 50 anos de história, como também por todo o trabalho que os seus dirigentes e árbitros têm desenvolvido em nome da arbitragem da AF Setúbal. A realização deste colóquio, que trouxe à nossa região os mais importantes dirigentes federativos do setor, espelha bem a importância e a confiança que a nossa arbitragem tem no seio do setor”, elogiou.

 

Para o líder máximo da Direção da AF Setúbal, “a nossa associação continua a investir fortemente na arbitragem regional e isso deve ser motivo de entusiasmo para que todos os árbitros sigam a trabalham arduamente pela concretização dos seus objetivos e que isso venha a resultar numa representatividade cada vez mais forte da arbitragem com marca AF Setúbal”.

 

 

 

 AF Setúbal c/FPF