O jogo de atribuição do troféu relativo à 5ª edição da Taça Cidade do Barreiro realiza-se este domingo, a partir das 15 horas, no Estádio Alfredo da Silva, com as equipas seniores do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro e Futebol Clube Barreirense.

 

Um reencontro de emblemas históricos do universo AF Setúbal e do plano futebolístico nacional, sempre gerador de particular entusiasmo e que deixa antever uma significativa presença de adeptos dos clubes no apoio às respetivas equipas.

 

O pontapé de saída do desafio foi dado esta quinta-feira, ao início da noite, nos Paços do Concelho da Câmara do Barreiro, com a apresentação oficial do evento. Momento que reuniu dezenas de convidados, numa sessão presidida pelo edil barreirense, Frederico Rosa, em nome da autarquia local a quem cabe a responsabilidade primeira por levar a cabo a iniciativa.

 

Refira-se que na mesa de honra da apresentação oficial do evento ladearam o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, a vereadora responsável pelo Desporto, Sara Ferreira, os dirigentes do GD Fabril, Carlos Vieira (diretor) e do FC Barreirense, João Fernandes (presidente da Direção), o vice-presidente Desportivo da Associação de Futebol de Setúbal, João Aires, bem como o presidente do Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro, Nuno Roque.



Cerimónia de apresentação do evento decorreu na Câmara do Barreiro


José António Mendonça Ferreira “Conhé” e António Alfredo Costa Bandeira, ‘padrinhos’ da edição deste ano, em representação do GD Fabril do Barreiro e do FC Barreirense, respetivamente, Laurinda Oliveira, presidente da IPSS CATICA, estiveram igualmente presentes na mesa de honra de apresentação do evento, que reuniu mais de três dezenas de pessoas.

 

A cerimónia de apresentação, que arrancou com a exibição de três vídeos promocionais do jogo (ver aqui : VÍDEO 1; VÍDEO 2; VÍDEO 3), não deixou de registar as respetivas declarações institucionais de saudação por parte dos responsáveis e demais elementos ligados à organização do evento, que em comum elogiaram a continuidade de uma iniciativa que prestigia a História do futebol barreirense.

 

“Que seja mais uma grande festa de celebração desportiva no Barreiro, à volta de um jogo de futebol entre dois emblemas com enorme historial e que se deseja ter continuidade”, foi uma declaração proferida pelo presidente da Câmara do Barreiro, cujo conteúdo foi transversal, em todas as intervenções proferidas pelos elementos representantes das instituições, convidados a saudar a iniciativa.


Frederico Rosa vincou o cariz social que envolve o evento, que é competitivo dentro do relvado e de cooperação fora do campo. "Que seja, igualmente, um motivo de referência para os mais jovens", assinalou o edil.

 


João Aires, vice-presidente da AF Setúbal (na foto, à esquerda) 

com o presidente da CM Barreiro, Frederico Rosa, e a vereadora Sara Ferreira


Refira-se que João Aires, vice-presidente da AF Setúbal, em nome da instituição associativa, depois de felicitar a autarquia barreirense por dar sequência à realização do evento a qual a AF Setúbal é parceira institucional desde a primeira edição, bem como os clubes, núcleo de árbitros e demais entidades envolvidas na organização do jogo vincou que “quem vai ganhar este jogo é o CATICA - Centro de Apoio Terceira Idade Coina e Arredores”.

 

“O futebol tem esta vertente. Mobiliza as pessoas e reflete iniciativas por boas causas, como é disso exemplo a Taça Cidade do Barreiro”, destacou o dirigente, depois de lembrar que o concelho barreirense conta atualmente com oito clubes filiados na AF Setúbal, que representam cerca de um milhar de atletas.

 

“Desejamos que aconteça uma grande festa. O Barreiro, as suas gentes, os clubes e o desporto local merecem que assim seja concretizado”, declarou João Aires.  

 

Receita do jogo para o CATICA

 

Tal como nas edições anteriores, a Taça Cidade do Barreiro envolve uma forte componente de responsabilidade social. Este ano, a receita do jogo reverte a favor do Centro de Apoio Terceira Idade Coina e Arredores (CATICA).

 

Os ingressos, com o valor simbólico de “dois golos”, podem ser adquiridos no Posto de Turismo, Auditório Municipal Augusto Cabrita, Balcão Único e na Bilheteira do GD Fabril, no dia do jogo, a partir das 13h30.



 

Arbitragem pelo apito do NCAFB

 

Sérgio Jesus será o árbitro da partida, auxiliado pelos assistentes João Nuno Soares e Miguel Neto. Pedro Afonso é o 4º árbitro.

Um quarteto do Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro, que está igualmente ligado à presente edição do evento através de Ezequiel Feijão, “personalidade de referência da nossa arbitragem”, como evidenciou Nuno Roque, assumindo o estatuto de ‘padrinho’ do jogo, em representação do NCAFB.

Refira-se que a anteceder o jogo, pelas 14h15, haverá um Convívio de Benjamins ‘B’ dos dois clubes, cujas partidas serão arbitradas pelas duplas Silvina Sebastião/Dulce Sores e Ana Paiva/Catarina Mendes.

 

O intervalo do jogo da 5ª edição Taça Cidade do Barreiro contará com a atuação dos Dance Coolture, com coreografia assinada por Eddy Silva.

 

Recorde-se que a equipa do GD Fabril festejou a conquista do troféu na primeira edição (2013/15). Seguiram-se três triunfos consecutivos do FC Barreirense.

 

A 5ª Taça Cidade do Barreiro é organizada pela Câmara Municipal do Barreiro, Associação de Futebol de Setúbal, Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, Futebol Clube Barreirense e Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro. Conta com o apoio das freguesias do concelho brreirense. “Media Partner”: Jornal “Rostos”.