A época 2018/19 assinala um momento histórico para o Futebol Clube Barreirense. A entrada em cena da prática competitiva do futsal está formalmente garantida e apresenta-se no Universo AF Setúbal com uma equipa sénior (Campeonato Distrital e Taça AFS) e cinco escalões formativos (juniores, juvenis e iniciados, traquinas e petizes).

 

“O FC Barreirense é um emblema de reconhecido ecletismo e esta modalidade vem inserir-se na estratégia de aumento da atividade do clube, reforçando a oferta da prática desportiva à comunidade”, começou por declarar ao afsetubal.fpf.pt o presidente da Direção do Futebol Clube Barreirense, João Fernandes.

 

De acordo com o líder diretivo barreirense, consumado o desafio, o objetivo visou constituir uma seção que avança em três frentes, no sentido de “dar corpo a uma academia de futsal infantil, promover a formação numa envolvente de competição e visar a construção de uma equipa sénior competitiva”.

 

“Esta é uma oportunidade para o clube aplicar a metodologia que tem sido seguida nas outras modalidades. Não faria sentido criar uma equipa sénior sem as bases de formação. É uma aposta forte no futsal, à semelhança do que tem acontecido com as práticas de referência do nosso clube, por forma a visar conquistas”, realçou João Fernandes.

 

O presidente do FC Barreirense lembra que a estreia do futsal “era tema que vinha a ser abordado desde há algum tempo”. “Faltava o recinto. Agora, abriu-se a oportunidade de o clube poder utilizar o pavilhão da Escola Álvaro Velho, que servirá de palco à dinâmica formativa, sendo que a equipa sénior irá atuar no pavilhão municipal Luís de Carvalho”, adiantou.

 

Ao todo, deverão vir a vestir a camisola do FC Barreirense, no âmbito do futsal, “cerca de uma centena de atletas”. “Estamos numa fase de arranque absoluto. Desejamos, sobretudo, crescer e confio que essa evolução será muito significativa e reforçada com a entrada da prática do futsal no feminino”

 

João Fernandes admite que os adeptos do FC Barreirense estão motivados com este reforço no ecletismo. “Sentimos essa expetativa. É uma modalidade em clara expansão, que reúne a preferência de muitos adeptos da prática competitiva, pelo que visamos a solidificação do projeto”.