“A representação significativa dos nossos emblemas filiados demonstrada nesta sessão é sinónimo do interesse e da importância que esta temática envolve. A Direção da AF Setúbal agradece, reconhecidamente, a todos os clubes que tiveram a oportunidade de estar presentes, desejando, desde, já, a continuação de um bom trabalho no âmbito do processo de certificação”, saudou Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, líder associativo a quem coube abrir a sessão de esclarecimento sobre o Processo de Certificação das Entidades Formadoras, promovida pela instituição.


A Direção da AF Setúbal esteve igualmente representada pelos vice-presidentes Carlos Sevilha (Administrativo) e João Aires (Desportivo). 



 

Na presença de 32 clubes e SAD’s filiados no Universo AF Setúbal, o Diretor da FPF, Júlio Vieira, e Pedro Luz, responsável federativo ligado ao Processo de Certificação das Entidades Formadoras (PCEF), para clubes de futebol e de futsal, assumiram as ‘despesas do desafio’ e detalharam o enquadramento e respetivos procedimentos de um tema “que é para continuar bem presente”, vincou Júlio Vieira, depois de agradecer o convite da Direção da AF Setúbal e saudar a vasta plateia que lotou o Auditório da sede da instituição.

 

Ao longo de cerca de duas horas, os responsáveis federativos apresentaram a estrutura do documento federativo sobre o qual todos os clubes devem trabalhar, tendo em conta a sua realidade e objetivos.

 

Os motivos pelos quais a adesão ao PCEF deve ser imperativa, nomeadamente por ser: “factor de excelência e diferenciação dos clubes; garantir a certificação da área desportiva, condição para que as equipas possam disputar provas nacionais a partir da época 2020/21, e assegurar proveitos ao abrigo do mecanismo de compensação” foram evidenciados durante a apresentação.


Argumentos que Júlio Vieira somou igualmente à defesa dos atletas “face à obrigatoriedade de competirem sustentados num exame médico e seguro desportivos”.




Consulte AQUI o documento apresentado

 

“Os clubes que não acompanharem este processo vão ter muitas dificuldades no futuro”, garantiu o dirigente da FPF, a propósito de um documento que apresenta um modelo com cinco níveis de certificação (de uma a cinco estrelas).

 

A sessão, na qual foram elencados todos os passos a efetuar no âmbito do trabalho a desenvolver pelos clubes, os responsáveis dos emblemas presentes na sede da AF Setúbal viram todas as dúvidas que levantaram, devidamente esclarecidas.

 

Refira-se que a AF Setúbal, num total de 102 filiados já regista 91 clubes/SAD’s recenseados (89,22 por cento) dos quais 70 (68,63 por cento) com registo efetivado na plataforma do PCEF da FPF.

 

Tal como tem vindo a fazer, a Associação de Futebol de Setúbal encontra-se disponível para colaborar com os clubes nestes procedimentos e no esclarecimento de eventuais dúvidas existentes.

 

Para o efeito deverão contactar a AF Setúbal através do e-mail: [email protected]