Centena e meia de alunos almadenses do ensino básico viram de perto, e contribuíram de forma destacada e muito animada, o jogo desta terça-feira, realizado no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade, entre as seleções nacionais ‘A’ de Portugal e do País de Gales, em futebol feminino.

Entusiasmadas à chegada e incansáveis no apoio às jogadoras durante todo o jogo, as cerca de 150 crianças, alunos do 1.º ao 4.º ano do ensino básico da Escola EB Cataventos da Paz, Cacilhas, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada, foram quem mais brilhou e contribuiu para a festa nas bancadas do estádio piedense, por ocasião da mais recente presença de uma Seleção Nacional na nossa região.

No meio da entusiástica agitação da destacada jovem claque, Manuela Borges, coordenadora da EB Cataventos de Paz, expressou ao afsetubal.fpf.pt o contentamento generalizado das crianças.

“É sempre um motivo gerador de particular animação. Sempre que surgem estas oportunidades é com agrado que aderimos e a alegria está à vista”, começou por abordar a responsável do estabelecimento de ensino do concelho de Amada.

O jogo centrava atenções na variante competitiva do futebol no feminino. Prática que a Direção da AF Setúbal tem vindo a promover e incentivar e que tem no seio da Cataventos da Paz potenciais atletas.


A jovem claque da EB Cataventos da Paz preencheu parte da bancada

“Estas presenças reforçam a motivação das crianças pela prática do desporto, neste caso, o futebol, e com um incentivo particular junto das meninas, o qual fomentamos”, afirmou Manuela Borges, antes de lembrar, com particular reprovação, um episódio contrastante.

“Já tivemos uma menina que mostrou muito jeito para o futebol. Promovemos o incentivo à sua continuidade de uma forma mais regular mas, apesar da nossa motivação, o pai não mostrou abertura”, apontou.

Todavia, o exemplo referido acaba por ser exceção e o futebol jogado pelas meninas na escola de Cacilhas é significativo e segue a bom ritmo, sustentado por uma iniciativa encetada recentemente.

Torneio nos intervalos

Começou no dia 5 e deve terminar no final do mês. Trata-se da I edição de um torneio de futebol de recreação interno, que junta equipas mistas (7x7), realizado no rinque contíguo às instalações da escola, cedido pela junta de freguesia local, e que decorre nos períodos da manhã, durante a meia hora reservada ao intervalo das aulas.

“A iniciativa, idealizada por um aluno e concretizada com a colaboração do encarregado de educação, veio impulsionar uma dinâmica de ocupação do tempo livre com a promoção da salutar atividade física através do futebol, ao mesmo tempo que tem contribuído para fazer decrescer episódios de comportamentos incorretos”, caraterizou a coordenadora escolar, revelando, com agrado, que o torneio regista uma grande adesão “com muitas meninas participantes”.

“A motivação delas é fantástica. Houve quem receasse ao início, mas depois de verem outras colegas envolvidas não hesitaram em manifestar: “afinal, também quero jogar!” Destacou a responsável.

Manuela Borges não hesitou em avaliar, desde já, a experiência como “muito positiva e para continuar”, acrescentado que “este ano, ainda não foram registados quaisquer casos de indisciplina nos intervalos”.

O torneio escolar encerrará com uma festa, na qual serão distribuídos prémios e diplomas individuais e coletivos.

Ah! O jogo entre as seleções nacionais ‘A’ de Portugal e do País de Gales, organizado pela FPF, em colaboração com a AF Setúbal, e com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Almada e do CD Cova da Piedade, terminou sem golos, mas nem por isso, os sorrisos de satisfação e a alegria das meninas e dos meninos da Escola Cataventos da Paz deixaram de transparecer, em resultado de um dia especial e para o qual contribuíram para a festa que é o futebol.   

Recorde-se que a AF Setúbal organiza esta época, pela primeira vez, um campeonato e uma taça distrital de futebol feminino juvenil.