A apresentação da realidade da dinâmica associativa, evidenciada de forma transversal a todas as áreas de intervenção, e a projeção das estratégias que a federação visa para o futuro do futebol nacional, estiveram em cima da mesa, esta quinta-feira, na sede da AF Setúbal, num encontro que reuniu o presidente da instituição distrital, Francisco Cardoso, acompanhado pelos vice-presidentes Carlos Sevilha (Administrativo) e João Aires (Desportivo), o Coordenador Técnico Distrital, Tomás Pereira, e de Paulo Casimiro (Gabinete Técnico) e os responsáveis da estrutura federativa, José Couceiro, Diretor Técnico Nacional, e o Diretor da FPF, Rui Manhoso.  

A produtiva reunião, antecedida por uma visita às instalações da AF Setúbal promovida pelo presidente associativo, a primeira de José Couceiro, enquanto Diretor Técnico Nacional, cargo que assumiu em julho último, justificou uma avaliação “muito positiva” por parte de Francisco Cardoso.
“A visita da FPF à AF Setúbal é sempre um motivo de particular reconhecimento e importância para reafirmar os laços institucionais entre as duas entidades”, começou por declarar ao afsetubal.fpf.pt o presidente associativo.

Francisco Cardoso não hesitou em assumir que “o encontro serviu para debater e aprofundar, pormenorizadamente, desafios que marcam a atualidade e que se projetam para concretizar a curto e médio prazo no âmbito do futebol regional e nacional”.

“Demonstramos toda a disponibilidade institucional, alicerçada no fundamental empenho dos nossos clubes filiados, para continuar a trabalhar com a FPF em prol da evolução da prática competitiva e da melhoria das condições de apoio à atividade em todas as modalidades e respetivos escalões etários”, vincou o dirigente da AF Setúbal.

José Couceiro elogiou trabalho associativo

“Foi uma excelente reunião”. “Já tinha algum conhecimento da realidade do futebol da região de Setúbal, como é evidente, mas saio de cá satisfeito com o que ouvi. Há um bom relacionamento  institucional entre a FPF e a AF Setúbal, duas entidades que seguem a trilhar um objetivo comum: criar condições para que possamos, sempre, melhorar a nível da formação dos nossos jogadores e o aparecimento de muito mais praticantes”, começou por avaliar José Couceiro, Diretor Técnico Nacional, ex-treinador de futebol, com passagens pelo plantel profissional do Vitória FC.

Para o responsável federativo “a Direção da AF Setúbal está de parabéns pelo forte empenho no trabalho que tem vindo a desenvolver. Neste momento, o que vamos tentar fazer é reforçar esse percurso, que é comum, para que possamos ter mais e melhores praticantes, quer no futebol, futsal e futebol de praia, em ambos os géneros”.

Instado a destacar alguns dos pontos debatidos, José Couceiro apontou para a evolução formativa. “A AF Setúbal tem uma postura muito idêntica à nossa. Apesar de sabermos que cada uma das associações distritais e regionais têm uma identidade própria, o distrito de Setúbal tem características muito próprias, demonstradas pelas suas equipas”.

“Há aqui vários pontos em comum, mas realço o crescimento dos nossos jovens, no masculino e feminino, como parâmetros fundamentais com reflexo na atividade escolar, na família e no seio do clube”.

“Reitero os parabéns à Direção da AF Setúbal, que reconhecendo as dificuldades dos seus clubes, não desiste de criar um caminho de solução e não um caminho de lamentação sobre os problemas que existem. É dessa forma que vamos conseguir atingir objetivos comuns”, vincou.