“É uma honra e motivo de especial satisfação para a AF Setúbal ter a oportunidade de poder dinamizar no nosso distrito este projeto, que vem contribuir de forma relevante para a evolução do futebol feminino formativo”, destacou o presidente da Direção da AF Setúbal, esta segunda-feira, ao início da noite, no âmbito de uma cerimónia promovida pela instituição, a qual marcou a inauguração do Centro de Treinos de Futebol Feminino - Academia FIFA/FPF/AF Setúbal, que vai funcionar, preferencialmente, às segundas-feiras, nas instalações do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, até ao final da presente época.

 

Um evento que reuniu responsáveis da estrutura diretiva e técnica da instituição regional, representantes do Departamento de Desporto da autarquia setubalense e dirigentes e técnicos de clubes filiados no Universo AF Setúbal que envolvem a prática competitiva e formativa do futebol no feminino.

 

Na ocasião, o presidente associativo não hesitou em começar por agradecer, vincadamente, à Câmara Municipal de Setúbal pela parceria institucional que permitiu a cedência da infraestrutura desportiva, “espaço de reconhecida qualidade”, que dá corpo à concretização deste “importante projeto”.



 

Uma realidade que chega à nossa região, apoiada pela FPF e impulsionada pela FIFA, que Francisco Cardoso confia ser “um reforço determinante para a incrementação da prática do futebol feminino num distrito que, fruto do reconhecido trabalho dinamizado no seio dos clubes e do reflexo através das seleções distritais, tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade e a projetar jovens atletas para as seleções nacionais, o que muito prestigia os emblemas formadores e o Universo AF Setúbal”, realçou o presidente associativo.

 

O Centro de Treinos de Futebol Feminino - Academia FIFA/FPF/AF Setúbal representa um espaço aberto ao desenvolvimento da atividade futebolística no feminino e envolve a realização das Unidades de Treino das seleções distritais de sub-17 e sub-14.

 

O presidente da AF Setúbal, que lembrou a realização de um campeonato distrital de futebol feminino de juvenis, o que acontece esta época e pela primeira vez na história da associação, reiterou que o Centro de Treinos é “um projeto, cujo sucesso, requer o natural envolvimento dos clubes”.

 

Para Luís Liberato, Diretor do Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, em representação da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, “é um orgulho para o município acolher o Centro de Treinos e ter a oportunidade de poder colaborar institucionalmente com este projeto”.

 

Luís Liberato, reconhecendo a importância da iniciativa, desejou, em nome da edil setubalense, que os objetivos pretendidos no âmbito do projeto dedicado ao futebol no feminino sejam atingidos, deixando em aberto a possibilidade da Câmara Municipal de Setúbal assumir novas parcerias com a AF Setúbal.

 

Refira-se que além do presidente, a AF Setúbal esteve igualmente representada pelo vice-presidente Desportivo, João Aires, e pelo Coordenador Técnico Distrital, Tomás Pereira, num evento que reuniu ainda o Chefe de Divisão de Desporto da CM Setúbal, José Pereira e dirigentes e técnicos do CD Pescadores da Costa da Caparica, Escola FF Setúbal e Quintajense FC.

 

À saudação pela inauguração do Centro de Treinos de Futebol Feminino - Academia FIFA/FPF/AF Setúbal, a bola começou a rolar no relvado natural do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, sinónimo de renovada motivação das jovens futebolistas.



 







A marcar a estreia das Unidades de Treino reservadas às seleções distritais no âmbito do Centro de Treinos, estiveram em ação três dezenas de atletas sub-17, em representação de oito emblemas do Universo AF Setúbal, que sob a orientação do selecionado de futebol, João Valente, reforçaram a preparação da equipa regional para a presença na 1.ª Fase do Torneio Nacional Interassociações de futebol de 9, a decorrer entre 4 e 6 de janeiro de 2019, a realizar na nossa região, com a organização da AF Setúbal.