A realidade e os desafios que se projetam no âmbito da arbitragem do Universo AF Setúbal e a nível federativo foram abordados, esta terça-feira, na sede da Associação de Futebol de Setúbal, numa reunião que sentou à mesa os presidentes da Direção e do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, Francisco Cardoso e José Manuel Esteves, e José Fontelas Gomes e Paulo Costa, presidente e vice-presidente para a Secção Não Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, respetivamente.

Um encontro que viu reforçado o relacionamento institucional de proximidade entre AF Setúbal e FPF, nomeadamente nos últimos três anos, e avaliado pelo presidente do Conselho de Arbitragem federativo como mais um passo no contributo em nome do setor.

“O nosso objetivo é estar o mais próximo possível das associações, poder perceber aquilo que são as respetivas realidades e avançar um trabalho conjunto centrado na formação das bases da arbitragem, no sentido termos melhores árbitros na primeira categoria e nos campeonatos nacionais”, começou por elencar José Fontelas Gomes.

O líder do Conselho de Arbitragem da FPF assumiu que o encontro permitiu “perceber o estado atual da arbitragem distrital e aquilo que a FPF poderá, efetivamente, contribuir para melhorar, tanto nas condições de trabalho, como na própria área da formação dos jovens árbitros, visando garantir mais e melhores árbitros no futuro”.

José Fontelas Gomes, numa avaliação à realidade da arbitragem da AF Setúbal, não hesitou em considerar “muito positivo” o trabalho que tem sido desenvolvido.

“O Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, na pessoa do seu presidente José Manuel Esteves, está a trabalhar no bom sentido. Os resultados das últimas épocas dizem isso: mais árbitros e observadores nos campeonatos nacionais, tanto no futebol como no futsal, representam o fruto do trabalho que está a ser desenvolvido pelo conselho de arbitragem distrital”, elogiou José Fontelas Gomes, garantido renovado contributo federativo para “apoiar o trabalho deste conselho de arbitragem”.

 

 

AF Setúbal destaca encontro muito construtivo

Para os presidentes da Direção e da Arbitragem associativos, a reunião foi, igualmente “muito produtiva”.

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, realçando a honrosa presença institucional dos dirigentes da arbitragem federativa na nossa região, vincou que “os diversos temas abordados na reunião mereceram um debate muito construtivo”.

“Há abertura do Conselho de Arbitragem da FPF para encontrar soluções para as questões levantadas, atendendo à nossa realidade, e confiamos que virão a ser concretizadas em nome da melhoria de condições dos nossos árbitros e da nossa arbitragem distrital”, registou Francisco Cardoso, saudando a salutar iniciativa, cuja colaboração institucional saiu reforçada deste encontro.

Por sua vez, José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, destacando a iniciativa, vincou que “as necessidades do setor no âmbito da nossa associação foram reconhecidas” num “encontro que é sempre muito importante e positivo”, o qual veio cimentar a proximidade institucional entre os conselhos de arbitragem associativo e federativo.