O Conselho de Arbitragem da AF Setúbal organizou, esta sexta-feira (18), no Auditório da Câmara Municipal do Seixal, uma sessão integrada no plano formativo do órgão associativo para a época 2019/2020, destinada aos árbitros distritais das vertentes de futebol e de futsal.

Subordinado ao tema “Ética e Cartão Branco”, o evento que reuniu mais de uma centena de agentes da arbitragem setubalense, contou com a participação do ex-árbitro internacional João Capela, orador convidado pela organização, ele que é embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), entidade que o distinguiu recentemente como “Personalidade Cartão Branco 2019”.

A relevante adesão dos árbitros do nosso universo associativo e a excelente abordagem à temática por João Capela constituíram-se como fatores de destaque de mais uma jornada para reforçar a importância da promoção das boas práticas no plano da atividade desportiva de competição, tal como a AF Setúbal tem vindo a evidenciar desde 2015, ano de implementação do Cartão Branco nas provas organizadas pela nossa instituição, pioneira no projeto que resulta de uma parceria entre o PNED, a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.


Recorde-se que a arbitragem da AF Setúbal está associada à mostragem dos primeiros cartões brancos, no que aos jogos de futebol oficial respeita, nomeadamente, em março de 2015, na vertente futebol de 7, em que num fim de semana foram exibidos três cartões em dois jogos de infantis e num de benjamins.

O impacto que o cartão branco traz para o futebol, ao premiar os comportamentos positivos, permite realçar junto dos intervenientes que o importante é competir, sempre com lealdade e respeito por todos.

O Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, que esteve representado pelo seu presidente, José Manuel Esteves, entre outros elementos do órgão, “deseja que esta sessão permita alertar ainda mais os árbitros para a necessidade de valorizar, com a exibição do cartão branco, os comportamentos de jogadores, técnicos e adeptos que respeitam e se preocupam com o próximo, valores defendidos pelo PNED.

Refira-se que a Direção da AF Setúbal esteve representada no relevante evento pelo vice-presidente, Carlos Sevilha.

O Conselho de Arbitragem da AF Setúbal agradece, reconhecidamente, à Câmara do Seixal pela cedência do auditório municipal, espaço de excelência que serviu de palco à realização da iniciativa.