Na certeza de que vamos todos voltar a sentir de perto as emoções do futebol, futsal e futebol de praia, na sequência da derrota que todos queremos impor à COVID-19, a competição mais recomendada neste momento é mesmo a que desperta festejos no campo da realidade virtual.

É, portanto, de comando na mão e com os olhos postos nos écrans que o talento individual de muitos dos jogadores da nossa região atuam em nome de clubes do universo associativo AF Setúbal nas competições oficiais promovidas pela organização ESports da Federação Portuguesa de Futebol.

Por esta altura decorrem as três provas, porventura as mais relevantes do panorama nacional do futebol virtual com marca FPF, nomeadamente as Ligas 1 e 2 e o Campeonato de Portugal, todas no âmbito do calendário da denominada Liga Portuguesa Pro Clubs.

A formação do Vitória FC eSports é a única do nosso universo associativo que atua na divisão superior, a Liga 1.

Numa competição que integra as 16 melhores equipas da atualidade, os vitorianos aproximam-se do final de uma prova que reserva um total de 30 jornadas, numa posição classificativa de destaque.

No patamar competitivo da Liga 2, cabe ao Botafogo FC eSports a representatividade do futebol virtual do nosso distrito.

A equipa cabanense, que segue por esta altura a meio da tabela da classificação, mede forças num campeonato que conta com 20 emblemas, os quais terão de completar um total de 38 jornadas.

Na base da hierarquia da estrutura competitiva do futebol português jogado na consola encontramos o Campeonato de Portugal, divisão na qual competem cinco emblemas representantes do nosso distrito.

A referida competição, por ser a que mais equipas envolve (42), está repartida, geograficamente, em quatro séries.

No que respeita aos nossos emblemas as atenções centram-se nas Séries 3 e 4, ambas com uma dezena de concorrentes, respetivamente.

Com o Amada AC eSports a assumir, nesta altura, a liderança da classificação, a Série 3 é a que mais faz notar a representatividade dos nossos emblemas do futebol virtual, já que conta, igualmente, com a participação das equipas do UF Comércio e Indústria, Barreiro Stara Zagora FC eSports e ainda do UFC Moitense eSports.

Uma mão-cheia de equipas que atuam no mesmo patamar do conjunto competitivo do Vasco da Gama AC, que avança em nome do futebol virtual do nosso distrito, mas na Série 4, onde vai ocupando por esta altura um dos lugares cimeiros da classificação.

Refira-se que as três provas referidas (Liga 1, Liga 2 e Campeonato de Portugal) são dinamizadas através da consola PlayStation 4, sendo o jogo o FIFA 20.

Consulte AQUI toda a informação calendários/resultados/classificações das provas