A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 12 – Faltas e incorreções

(PARTE I)


             FUTEBOL

Sabia que só podem ser assinalados pontapés-livres indiretos ou diretos quando a bola está em jogo?

Sabia que para ser assinalado um pontapé-livre direto um jogador tem de cometer uma infracção contra um adversário de forma a que o árbitro considere imprudente, negligente ou com força excessiva?

Sabia que essas infracções são carregar, saltar sobre, dar ou tentar dar um pontapé, empurrar, agredir ou tentar agredir, entrar em tackle ou entrar sobre, rasteirar ou tentar rasteirar?

Sabia que também uma equipa é punida com pontapé-livre direto se fizer uma infracção de mão na bola, agarrar um adversário, impedir o movimento de um adversário com contacto, morder ou cuspir sobre alguém e/ou atirar um objecto a bola, adversário ou elemento oficial?

Sabia que se um jogador executar um pontapé-livre direto e a bola entrar directamente na sua baliza não é golo, será apenas executado um pontapé de canto contra a equipa desse jogador?

Sabia que existem pontapés-livres indirectos para outras causas como por exemplo, jogar de maneira perigosa, ou manifestar desacordo usando linguagem ou gestos ofensivos? 

Sabia que se um jogador impedir o guarda-redes de soltar a bola das mãos ou pontapeie ou tente pontapear a bola quando o este está a soltá-la das mãos a sua equipa será punida com pontapé-livre indireto?

Sabia que o árbitro pode aplicar a vantagem por uma falta que teria implicado uma advertência ou expulsão e fazê-lo quando a bola deixar de estar em jogo?

Sabia que esta Lei contempla também a parte disciplinar (advertências e expulsões) e que a mesma será abordada na publicação da Parte II desta Lei?

 

FUTSAL

Sabia que as faltas são sancionadas com pontapé-livre direto, pontapé de grande penalidade ou pontapé- livre indireto?

Sabia que uma equipa pode ser punida tecnicamente, estando o jogo interrompido, quando infrinja a regra dos 4 segundos?

Sabia que as infrações para pontapé livre direto ou grande penalidade que um jogador de Futsal pode cometer são as mesmas do Futebol?

Sabia que só as faltas para pontapé livre direto ou grande penalidade são acumuladas para a equipa que as comete, num limite de 5 faltas por período de tempo regulamentar, caso contrário será punida com pontapé livre direto sem barreira por cada falta a mais cometida?

Sabia que o guarda-redes no seu meio campo, seja com os pés ou as mãos, só pode ter a bola em seu poder durante 4 segundos?

Sabia que nenhum adversário pode disputar a bola quando o guarda-redes está na sua posse e a controla com as mãos, bem como se a tem entre as suas mãos ou entre a sua mão e qualquer superfície (por exemplo, o solo, o seu próprio corpo) ou a segura com a mão aberta estendida ou a faz ressaltar no solo ou a lança ao ar?

Sabia que são permitidos “pontapés de tesoura” ou “pontapés de bicicleta”, sempre que, no entender dos árbitros, não constituam qualquer perigo para o adversário?

Sabia que não poderá ser validado golo ao adversário se uma equipa introduzir a bola diretamente na sua baliza resultante de um recomeço de jogo a seu favor?

 

FUTEBOL DE PRAIA

Sabia que as infrações para pontapé livre direto ou pontapé de penálti que um jogador de Futebol de Praia pode cometer são as mesmas do Futebol e Futsal?

Sabia que uma equipa punida com um pontapé livre não pode formar barreira?

Sabia que as faltas cometidas pela equipa defensora, dentro do seu meio campo, não previstas para pontapé livre direto, são executadas a partir do ponto imaginário no centro da linha imaginária de meio-campo?

Sabia que a equipa defensora, dentro da sua área de grande penalidade, onde se incluí o guarda-redes, só pode ter a bola em seu poder durante 4 segundos, quer um adversário a dispute ou não?

Sabia que o guarda-redes não pode, com o jogo a decorrer, soltar a bola das mãos e pontapear a bola no ar antes que esta toque na areia?

Sabia que o guarda-redes depois de jogar a bola no exterior da sua própria área de penalti, se regressa à mesma e toca ou joga a bola com qualquer parte do seu corpo, será a sua equipa punida com um pontapé livre a partir do ponto imaginário no centro da linha imaginária de meio-campo?

Sabia que se a bola está em poder do jogador que está a executar ou vai executar um pontapé de tesoura ou um pontapé de bicicleta e um adversário tocar no executante e/ou tocar / jogar a bola, um pontapé-livre ou um pontapé de penálti deverá ser assinalado contra a equipa do adversário?

Sabia que, quanto à questão anterior, um jogador pode, para defender um pontapé de tesoura ou um pontapé de bicicleta, saltar na vertical desde que não toque no jogador que executa o pontapé?