Em nome da promoção dos valores e da ética desportiva, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), já certificou 11 emblemas filiados na Associação de Futebol de Setúbal no âmbito da distinção Bandeira da Ética.

De acordo com dados disponibilizados pelo PNED, até ao momento, Amora FC, ADIJ Bairro Miranda, CCD Brejos de Azeitão, CD Cova da Piedade, CD Pinhalnovense, Charneca de Caparica FC, GD Alfarim, GD Pescadores da Costa de Caparica, Palmelense FC, Sonho XXI FC, UF Comércio e Indústria e Vasco da Gama AC formam o conjunto de emblemas do Universo AF Setúbal que estão reconhecidos com a prestigiada e diferenciadora distinção, entretanto aprovada na sequência da submissão do processo de candidatura.

O reconhecimento da Bandeira da Ética é sinónimo de compromisso das entidades para com a promoção, incremento e divulgação das boas práticas no desporto, sustentado na dinamização de uma ou mais iniciativas de acordo com os pressupostos, objetivos e destinatários definidos em regulamento.

Nesse sentido, a Comunidade Bandeira da Ética designa o espaço onde estão identificadas as entidades nacionais registadas na plataforma dedicada - quer com certificação aprovada ou em processo de candidatura, sendo que no âmbito da AF Setúbal contam-se mais de meia centena de filiados representados por iniciativas ligadas ao futebol e futsal.

Assim, a somar aos 11 emblemas já certificados, acima referidos, o PNED tem registado na Comunidade Bandeira da Ética, até ao dia 1 de abril, as seguintes entidades filiadas na AF Setúbal: AMODIN – ADN, A. Casa do Benfica na Charneca de Caparica, ACRUT Zambujalense, AC Alcacerense, AD Almada 2015, Beira Mar AC Almada, Casa do Benfica na Quinta do Conde, CFDA - C Futsal Almada, CF Trafaria, CD Colégio Minerva, CD “Os Pelezinhos”, CDR Águias Unidas, C Olímpico Montijo, CRD Miratejo, CR “O Grandolense”, CR Sobredense, CR Instrução, Dream Talents FC, Escola FF Setúbal, FC Alvaladense, FC Barreirense, FC São Francisco, Futsal Feijó- ADLF, Galitos FC, GC Corroios, GD Alcochetense, GD Fabril do Barreiro, GD “Os Amarelos”, GDR “O Sindicato”, GMD União e Progresso, Liberdade FC, NRD “Ídolos da Praça”, Oriental Dragon FC, Os Independentes FA, Quintajense FC, Seixal C 1925, SR Cruzamento de Pegões, SC Vinhense, UFC Moitense, União SC, Vitória FC SAD.

Refira-se que a submissão de uma iniciativa a avaliar pela Bandeira da Ética é requisito para as entidades que estão envolvidas no âmbito do Processo de Certificação de Entidades Formadoras FPF.

Entretanto, recorde-se que o IPDJ, através do PNED, tem aberto, até dia 30 de abril, novo período de candidaturas à certificação Bandeira da Ética.

Para saber como participar aceda ao Guia Orientador e Regulamento da Bandeira.

(artigo atualizado)