O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, liderou a representação institucional da associação na reunião com a Federação Portuguesa de Futebol, realizada esta terça-feira, à tarde nas instalações da entidade que gere a organização do futebol na nossa região, em Setúbal.

 

Muitos foram os temas abordados relacionados com o desenvolvimento do futebol, numa reunião longa e que de acordo com os responsáveis das duas instituições foi “amplamente produtiva”.

 

No final do encontro, Rui Manhoso, Diretor da FPF, não hesitou em fazer o balanço e revelar algumas das temáticas que estiveram em cima da mesa, numa reunião que decorreu no âmbito da iniciativa da federação e que visa debater o projeto “Crescer 20/20”, com todas as associais distritais de futebol e de classe.

 

“Esta reunião serviu para transmitir as nossas ideias, mas também para ouvir aquilo que as associações pensam sobre diversos temas, nomeadamente o aumento de atletas para o futebol. E nesse campo, em particular, avaliamos aquilo que cada associação tem estado a fazer e onde é que a federação pode contribuir para um maior desenvolvimento do futebol”, começou por explicar o dirigente federativo, que se fez acompanhar por Júlio Vieira (Diretor da FPF), André Seabra (Diretor da Portugal Football School) e de Catarina Martins (Assessora do Departamento de Apoio às Associações).

 

“A AF Setúbal é uma associação que tem dirigentes que gostam de participar e de colaborar de forma bem vincada, o que contribui para que esta reunião de trabalho tivesse sido muito proveitosa. Agora compete-nos a nós, federação, extrair todos os dados que daqui levamos para fazer elaborar um programa nacional, uma vez que estamos a ouvir todas as associações. A finalidade é criar um programa onde os objectivos a inscrever possam vir a ser cumpridos”, apontou o diretor da FPF.

 

Rui Manhoso admitiu que “é no futebol feminino que podemos crescer mais, mas esta vontade depara-se com a dificuldade da falta de campos e de outras condições inerentes a esta prática desportiva”. “Mas temos de lutar para contraria esta realidade”, sustentou o responsável, que não hesitou em afirmar que o debate “decorreu com grande elevação e responsabilidade institucional, na defesa do futebol”.

 

 

Dirigentes da AF Setúbal elogiados

 

“A AF Setúbal é uma associação reivindicativa, como deve ser, e que tem vindo a cimentar o seu lugar num plano de destaque a nível nacional, no que respeita ao desenvolvimento desportivo”, considerou Rui Manhoso.

 

A observação do diretor federativo é reforçada quando não hesita em elogiar a dinâmica de compromisso que tem sido estabelecida pelos dirigentes da AF Setúbal, “uma associação de labor e de dedicação ao trabalho, que sobressai. Há a disponibilidade do presidente da Direção em acompanhar a sua dinâmica diária com uma proximidade efetiva, bem como dos dirigentes que o acompanham, pelo que tenho a certeza de que a AF Setúbal está no bom caminho”, assumiu.

 

Rui Manhoso lembrou ainda que a AF Setúbal “tem exibido uma evolução significativa ao nível dos atletas e uma preocupação constante em aumentar o número de árbitros”, rematou o diretor da FPF, antes de lembrar que a FPF continua a fomentar a unidade institucional entre a federação e associações.

 

Presidente da AF Setúbal reconhece importância da reunião

 

“Termos a oportunidade de receber a visita da FPF é sempre agradável e motivo de reconhecimento institucional”, começou por manifestar Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, que representou a instituição na reunião, a par dos vice-presidentes Administrativo e Desportivo, Carlos Sevilha e João Aires, respetivamente.

 

Os diretores Carlos Carmelo e Rui de Carvalho participaram igualmente no encontro de trabalho, em nome da AF Setúbal.

 

Francisco Cardoso avaliou o encontro de forma muito positiva. “De acordo com a informação prestada pela FPF, tivemos a oportunidade de discutir algumas preocupações sentidas pela associação em função das necessidades da estrutura e dos seus clubes filiados e de acordo com a nossa realidade”.

 

O presidente da AF Setúbal identificou no leque de assuntos debatidos, questões relacionadas com seguros, regulamentos de segurança, seleções distritais, formação de dirigentes e treinadores e ética desportiva, além de uma abordagem sobre o trabalho que a instituição tem promovido em nome do setor da arbitragem, entre outros temas de interesse relacionado com o futebol da nossa região.

 

“Avançamos sugestões no âmbito do que nos foi solicitado, por forma a fortalecermos as modalidades que desenvolvemos em nome dos clubes e dos seus agentes”, libertou Francisco Cardoso, que elogiou o fato de ser “muito importante a federação vir ao terreno e ouvir de viva voz as nossas preocupações e motivações”.

 

“Saímos deste reunião com a convicção de que muitas situações merecem a concordância da federação e que podem vir a ser implementadas”.

 

“O nosso objetivo é termos uma maior dinâmica desportiva e competitiva cada vez mais sustentada. Temos trabalhado nesse sentido, sempre com o sentido de responsabilidade institucional em nome dos clubes nossos filiados”, concluiu o presidente da Direção da AF Setúbal.