A Federação Portuguesa de Futebol organizou, este fim de semana (3 e 4 de março), em Albufeira, as Jornadas Técnicas de Futebol Feminino 2017/2018. Um evento que reuniu, além dos elementos federativos, um debate alargado a 30 pessoas, entre treinadores e dirigentes dos clubes da Liga Allianz e técnicos das associações regionais e distritais de futebol.

 

Dois dias de enriquecedora partilha que saiu a fortalecer o futebol feminino e que foram testemunhados e elogiados pelo Treinador Distrital de Futebol da AF Setúbal, Rúben Conceição.

 

“Foi um privilégio, enquanto selecionador, estar presente e representar a AF Setúbal num evento de eleição com convidados de excelência, os quais partilharam situações vivenciadas em realidades distintas, fazendo com que a família do futebol continue a evoluir”, começou por avaliar o nosso Treinador Distrital, depois de agradecer ao presidente da Direção e ao vice-presidente Desportivo, Francisco Cardoso e João Aires, respetivamente, pelo convite endereçado para representar a instituição.



Rúben Conceição (na foto, à esquerda) representou a AFS no evento federativo


Depois de tudo o que foi debatido e projetado no âmbito das jornadas nacionais, Rúben Conceição não hesitou em assumir que a “estratégia definida pela FPF para o crescimento do futebol jogado por mulheres caminha no rumo certo”.

 

Um percurso que segue a fortalecer-se e para o qual o trabalho da AF Setúbal e dos clubes filiados têm vindo a contribuir diariamente.




“Já começa a ser uma realidade o aparecimento de atletas cada vez mais novas na nossa região. Com as ideias que a FPF está a implementar, e que são acompanhadas pela nossa Associação, há, naturalmente, a convicção de que o processo será consolidado e que o aumento do número de praticantes será uma garantia, o que permitirá, consequentemente, alcançar os objetivos propostos”, vincou Rúben Conceição.

 

Uma envolvente global

 

Entre os temas abordados no evento, falou-se de liderança, comunicação, formação, marketing ou do percurso da Liga Allianz (prova em que a AF Setúbal está representada pela equipa do Quintajense FC), contando com as participações de vários nomes ilustres da modalidade, entre os quais Ebru Koksal, Consultora da FIFA e UEFA, e Gavin Makel, Diretor de Futebol Feminino do Manchester City, ou Francisco Neto, Selecionador Nacional Feminino.

 

Uma partilha enriquecedora de conhecimento e experiência que só vem ajudar a fomentar ainda mais o crescimento do futebol praticado por mulheres e raparigas.

 

Ebru Koksal, Consultora FIFA e UEFA, Secretária Geral da Federação Turca, e Gavin Makel, Diretor de Futebol Feminino do Manchester City, salientaram a importância do evento e destacarem o crescimento do futebol feminino em Portugal.

O evento, recorde-se, reuniu clubes, FPF e associações distritais e regionais de futebol, num ambiente de harmoniosa discussão. No final a satisfação era geral.


c/FPF