A expetativa da atribuição do troféu de campeão de iniciados de futsal estendeu-se até à última jornada do Campeonato Distrital da AF Setúbal da 2.ª Divisão, realizada este sábado.

 

A equipa do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso entrou em campo com a certeza de que um derradeiro triunfo, frente à Academia de Futsal Estrelas de Setúbal, evitava outras contas e foi assim que acabou por acontecer.





No jogo que encerrou a prova, e perante os cerca de 250 entusiastas adeptos que preencheram as bancadas do pavilhão do clube, os jovens azeitonenses receberam e venceram, por 5-0, a formação da Academia de Futsal Estrelas de Setúbal e libertaram os festejos. Cenário de comemoração pelo título e pela subida de patamar competitivo, já antes assegurada.



 

O troféu de campeão distrital foi entregue pelo presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, ao capitão da equipa azeitonense, Gonçalo Cruz.

Refira-se que o líder associativo presenciou a partida a par do diretor da AF Setúbal, Amadeu Mota, 

 

Instantes antes, Francisco Cardoso havia distinguido a equipa de Vendas de Azeitão com o troféu relativo à conquista do Torneio de Abertura.

 

Uma cerimónia que contou com a elogiável atitude de fair play dos atletas e responsáveis da equipa do Estrelas de Setúbal, que não dispensaram aplausos de saudação aos novos campeões.









Época de eleição

 

Na verdade, foi uma época de domínio absoluto para as cores do GMD União e Progresso. A equipa de Vendas de Azeitão começou por vencer o Torneio de Abertura e acabou a celebrar, numa festa partilhada com a estrutura diretiva, familiares e demais adeptos, o triunfo no campeonato.

 

Dois registos competitivos selados sem que os futsalistas de Vendas de Azeitão averbassem qualquer derrota nos 20 jogos disputados nas duas provas organizadas pela AF Setúbal.

 


Declarações do presidente e treinador campeões

 

João Carpelho, presidente da Direção do GMD União e Progresso:

 

“Este triunfo é corolário de mais uma grande temporada, onde ficou bem patente todo o trabalho, dedicação, honestidade e humildade dos atletas e de todas as pessoas que representam a estrutura técnica e diretiva. Uma época onde, mais uma vez, foi determinante o apoio constante dos familiares dos atletas ao longo desta bonita caminhada”.

 

“Tenho um grande orgulho pelo comportamento disciplinar exemplar que os jovens atletas exibiram ao longo da época. Estou, naturalmente, muito satisfeito por tudo o que a equipa mostrou e conquistou”.

 

“A Direção procura atender a todas as necessidades que nos são solicitadas. Temos conseguido, dentro dos possíveis, encontrar soluções e este é o reflexo de um percurso de consolidação e crescimento do futsal e da sua vertente formativa”.

 

“Não posso deixar de agradecer o apoio fundamental de todos os nossos patrocinadores, que nos têm acompanhado ao longo desta evolução e que continuam a reforçar o projeto do clube”.

 

 

Carlos Agra, treinador da equipa de iniciados de futsal, do GMD União e Progresso:

 

“Esta foi uma época com sabor muito especial. Porque foi o segundo ano do grupo junto e porque desde o começo que visamos a conquista do título. O maior destaque desta conquista vai para os atletas”.

 

“A união de todos esteve na base das nossas conquistas. Formamos um grupo fantástico, sempre muito unido. Foi um grande orgulho ter a oportunidade de treinar estes miúdos”.

 

“Uma palavra de reconhecimento para os nossos adversários, que foram dignos concorrentes na luta competitiva, com particular ressalva para as excelentes prestações do GD Alegria e Trabalho e da AD Quinta do Conde. Duas equipas que exibiram um grande trabalho do futsal formativo”.

 

“Louvo a iniciativa da AF Setúbal em promover a cerimónia da entrega do troféu de campeão no recinto do jogo. Que seja para continuar por muitos e bons anos. Faz todo o sentido”.

 

Alegria e Trabalho assegurou promoção

 

À mesma hora em que se festejava o título distrital em Vendas de Azeitão, na Quinta do Conde, a equipa do Grupo Desportivo Alegria e Trabalho celebrava um emocionante triunfo, por 5-4, no recinto da Associação Desenvolvimento da Quinta do Conde, o que valeu ao jovem conjunto alcochetense a tomada do 2.º lugar na classificação final da prova, precisamente por troca com a formação quintacondense, e a consequente subida de divisão.

 

Na próxima época, portanto, o futsal distrital de primeira reservado ao escalão de iniciados contará com a presença das equipas do GMD União e Progresso, Vendas de Azeitão, e do GD Alegria e Trabalho, Barroca d’Alva.