Quatro meses depois da presença inédita na final da Taça de Portugal, a equipa de futsal do GD Desportivo Fabril do Barreiro volta a assumir protagonismo nacional.

 

Este sábado, a partir das 14h20, no Pavilhão Municipal Desportivo de Loulé, fabrilistas (finalistas vencidos) e sportinguistas (vencedores da prova-rainha) reencontram-se para disputar a 22.ª edição da Supertaça.

 

A formação do GD Fabril do Barreiro, que esta época vai militar na 2.ª divisão nacional, terá pela frente um opositor dominante no plano competitivo interno, que dispensa muitas apresentações.

 

Cenário que, por parte dos responsáveis do GD Fabril, não deixa muita margem de manobra, sobre em quem recai o favoritismo à vitória no jogo. Mas…

 

O presidente da Direção do GD Fabril do Barreiro, Faustino Mestre, começa por assegurar ao afsetubal.fpf.pt que “não há equipas derrotadas antes dos jogos”. “Mas, temos noção da nossa realidade”…  

  

Em maio último, em Gondomar, a equipa fabrilista fez história ao chegar à final da Taça (perdeu, por 6-2).

 

“A disputa da Supertaça é um prémio para uma equipa muito jovem, que vai bater-se e fazer o melhor que puder. Vamos aprender e, mais uma vez, dignificar a camisola do GD Fabril, num jogo de grande prestígio e contribuir para o clima festivo no âmbito da envolvente competitiva. Mas, não vamos para ser o bombo da festa”, garantiu Faustino Mestre.

 

Do Lavradio segue uma excursão que “deverá contra com cerca de meia centena de adeptos”. “Gostaríamos, naturalmente, que fossem mais, mas estamos num período pós-férias, a viagem é longa e dispendiosa”, reconhece o dirigente, que “tendo em conta que são duas equipas da região de Lisboa”, preferiria que o jogo fosse realizado nessa área geográfica.   

 

Contudo, Faustino Mestre deseja que seja um bom jogo e que, no final todos os intervenientes possam estar conscientes de que contribuíram positivamente em nome da competição e da modalidade.

 

Treinador realça as realidades díspares

 

José Soares, treinador da equipa de futsal sénior do GD Fabril, não esconde as dificuldades que o seu conjunto vai ter pela frente diante do Sporting.

 

“Estamos perante equipas totalmente distintas. Com orçamentos amplamente diferentes. O Sporting é uma estrutura profissional e mais experiente, nós temos um plantel quase todo renovado em relação à equipa que militou na I divisão”.

 

“O Sporting já leva mais de um mês de preparação, enquanto nós começamos a trabalhar há 15 dias”.

 

Comparações avançadas, sem complexos, por José Soares, que conta com João Reis na equipa técnica fabrilista.

 

Mas, apesar de todas as diferenças, há um mesmo jogo para disputar. “Vamos tentar fazer a vida do nosso adversário o mais difícil possível, suando a nossa camisola até ao último instante. Queremos representar bem o GD Fabril e motivação não vai faltar aos nossos atletas para encarar e desfrutar de um jogo que será um momento único”, registou José Soares.

 

“A presença dos adeptos fabrilistas será importante para todos nós, contribuindo com o seu entusiasmo para que nos sintamos mais confortáveis durante o desafio”, admitiu, em gesto de agradecimento o treinador.

 

José Soares não rematou a sua antevisão ao embate da Supertaça sem reiterar que “a participação do GD Fabril assinala mais um momento prestigiante para o futsal da nossa região que é partilhado com todas as equipas da AF Setúbal. Conseguimos ter este privilégio e desejamos que no futuro outros emblemas possam alcançar estes patamares”.

 

Recorde-se que o jogo de atribuição da Supertaça está marcado para este sábado, a partir das 14h20, no Pavilhão Municipal Desportivo de Loulé e terá honras de transmissão televisiva, através da RTP 1.

 

CONHEÇA AQUI O PROGRAMA OFICIAL DA COMPETIÇÃO