A sede do Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro acolheu esta sexta-feira, à noite, a cerimónia festiva que assinalou a celebração dos 53 anos de história da associação de classe filiada na AF Setúbal.

 

A importância do primeiro ano de atividade do Centro de Treinos do Barreiro e elogios à recente ação formativa levada a cabo pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal foram notas de destaque da intervenção solene de Nuno Roque, presidente do NCAFB, num evento que reuniu cerca de meia centena de árbitros e demais convidados.


A representação institucional da AF Setúbal foi liderada pelo presidente da Direção e do Conselho de Arbitragem, Francisco Cardoso e José Manuel Esteves, respetivamente. João Aires, vice-presidente Desportivo e Rui Macau, elemento do CA da AF Setúbal, estiveram igualmente presentes.



Presidente do NCAFB, Nuno Roque, destacou importância 

da implementação do Centro de Treinos do Barreiro


“Este aniversário simboliza mais um momento de uma longa caminhada. Uma data importante que vinca a vitalidade do núcleo”, assinalou Nuno Roque na sua intervenção solene, depois de agradecer a presença dos associados e demais convidados no evento, realçando a “importante assiduidade” do presidente da Direção da AF Setúbal neste género de eventos protagonizados pelos filiados no universo associativo distrital.

 

Desde 12 de outubro de 2017, data da inauguração, que o NCAFB passou a dinamizar o Centro de Treinos Regional do Barreiro. Uma ferramenta, traduzida na utilização do Campo Quinta da Carvalheira, em Alhos Vedros, que veio garantir mais e melhores condições de trabalho de preparação para os árbitros daquela região do distrito.

 

“É importante para a arbitragem distrital dispor de vários centros de treino”, sublinhou Nuno Roque, a propósito daquele que é o segundo centro de treinos regional, a par do sediado em Setúbal, no Complexo Desportivo Municipal de Vale da Rosa.

 

Refira-se que no Seixal, a Pista de Atletismo Municipal Carla Sacramento, serve de palco ao Centro de Treinos de Árbitros Nacional.

 

Destacando o trabalho evolutivo que os árbitros barreirenses têm vindo a espelhar, Nuno Roque não hesitou em elogiar a recente ação formativa de âmbito distrital promovida, no fim-de-semana de 8 e 9 deste mês, em Rio Maior, pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.

 

“Iniciativa da AF Setúbal que se saúda e que, com certeza, é mais um contributo de grande relevo para a evolução qualitativa dos nossos árbitros”, afirmou.

 

Presidente da Direção da AF Setúbal sublinhou união de esforços

 

Ao agradecimento pelo convite, à felicitação pelos 53 anos de historial do NCAFB e a uma referência de particular saudação à presença dos Sócios Honorários do núcleo, Augusto Marques Pires, Joaquim Inácio de Almeida e Joaquim Sousa Marques, Francisco Cardoso enalteceu o “fundamental trabalho que o NCAFB tem vindo a desenvolver em nome da arbitragem distrital”.

 

Na declaração solene, o presidente da AF Setúbal recordou que as duas ações de formação que o CA organizou neste par de anos, que marcam o arranque da nova época, “são um investimento com vista à valorização da arbitragem do universo associativo e à respetiva projeção para os patamares de topo no plano nacional”.



Presidente da AF Setúbal vincou valorização dos árbitros da região


“Esse é um desejo e um objetivo que deve unir todos os árbitros e núcleos, porque dessa forma a arbitragem da nossa região sairá, com certeza, reforçada”, destacou.

 

O líder associativo não hesitou, igualmente, em salientar o “papel determinante e de grande contributo” que o CA da AF Setúbal tem dado em prol da arbitragem, desejando a todos os árbitros “o melhor desempenho na época que agora está a começar”.



A lembrança institucional da AF Setúbal por ocasião do 53.º aniversário 

do NCAFB entregue por Francisco Cardoso a Nuno Roque



“O CA está sempre com os núcleos”

 

José Manuel Esteves, presidente do Conselho do Arbitragem da AF Setúbal, sublinhou “o historial relevante do NCAFB”, núcleo de árbitros a quem felicitou pelos seus 53 anos de vida.

 

O dirigente da arbitragem distrital enalteceu a atividade que o núcleo do Barreiro tem registado, elogiando a dinâmica empreendida, entretanto reforçada com o centro de treinos.



Presidente do CA da AF Setúbal relevou historial do núcleo barreirense


José Manuel Esteves reiterou que o “CA está, como sempre esteve, disponível para apoiar todos os núcleos e os árbitros que representam”.

 

Refira-se que na sessão solene comemorativa do NCAFB, fundado a 1 de setembro de 1965, o presidente da União de Freguesias de Alto Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Artur dos Santos lembrou “que a arbitragem é uma atividade de grande mérito, mas nada fácil”.

 

Luís Ramos, em representação dos núcleos/academia de árbitros de futebol e de futsal do distrito, desejou a “continuidade do bom trabalho que o NCAFB tem vindo a fazer”.

 

Declarações manifestadas, depois de ambos os convidados referidos, felicitarem o núcleo de árbitros barreirense pelo seu 53.º aniversário.    


Fotos: NCAFB