Noite de gala para assinalar o tradicional fechar de mais uma época desportiva do nosso futebol, futsal e futebol de praia. Assim foi esta sexta-feira, no Auditório da Casa da Cultura da Baía do Tejo, no Barreiro, palco de excelência que acolheu a cerimónia da Festa de Encerramento das Atividades da AF Setúbal 2018/19, a qual concentrou cerca de 250 convidados, numa plateia que reuniu representantes dos nossos clubes filiados, dirigentes dos órgãos associativos e demais personalidades em representação de autarquias e parceiros institucionais da instituição.

Um momento de renovado entusiasmo, que ao longo de duas horas, celebrou vitórias e a dinâmica do Universo AF Setúbal, no qual foram recordadas as mais de 30 equipas campeãs e vencedoras das provas distritais, as quais já haviam festejado as respetivas conquistas nos recintos de jogo, entregues os troféus que premiaram a disciplina (Taça “Leopoldo Vilarinho” e o fair-play (Cartão Branco), bem como homenageados os emblemas cujos conjuntos ganharam destaque pelas promoções no âmbito nacional, nas diversas variantes.

Barreiro saudou receção do evento

A importância do dinamismo da atividade promovida pela AF Setúbal começou por ser destacada pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, que na intervenção de abertura realçou ser “um prazer” receber a festa da AF Setúbal no concelho.

“É muito importante celebrar as conquistas de quem teve uma época vitoriosa, mas igualmente, todos os participantes, porque não há desporto sem adversários, árbitros, jogadores, técnicos e familiares. É preciso muita gente para se fazer campeões dentro do campo e na vida”, vincou o edil barreirense.


Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro


Nesse sentido, Frederico Rosa deixou mensagem que “o desporto é uma escola de vida. No Barreiro, há cada vez mais rapazes e raparigas a praticarem a atividade desportiva e o futebol, em particular, é um desses exemplos”.

Contudo, o presidente da autarquia lembrou que “o desporto só vai ocupar uma fração da nossa vida. As maiores vitórias serão fora do campo”, destacando que “é com esforço tremendo que o sucesso será atingido”.

Dirigindo-se à plateia, Ferderico Rosa felicitou todos os presentes pela época registada, não hesitando em rematar com o apelo à “entreajuda, factor que contribuiu para que todos sejamos melhores”.

Presidente da AF Setúbal destacou universo associativo a crescer

No discurso institucional, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, saudando, desde logo, com entusiasmo, todos os representantes dos nossos clubes e demais convidados institucionais, não hesitou em reconhecer a Câmara Municipal do Barreiro, na pessoa do edil Frederico Rosa, a parceria institucional desenvolvida, que permitiu realizar o evento associativo no Auditório da Casa da Cultura da Baía do Tejo. Garantindo, assim, o cumprimento da tradição: promover a festa de encerramento das atividades da época no concelho onde está sediado o emblema do novo Campeão Distrital da 1ª Divisão de Futebol de Seniores, que na temporada 2018/19 foi o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro.


Francisco Cardoso reconheceu a Câmara Municipal do Barreiro pela prestimosa colaboração no âmbito da realização do evento, com a entrega de uma lembrança institucional da AF Setúbal ao edil barreirense, Frederico Rosa

No desenrolar da intervenção, Francisco Cardoso lembrou, que em nome do compromisso de proximidade com os clubes, a Direcção continuou a promover as cerimónias oficiais de entrega das taças de campeão distrital nos recintos desportivos, “iniciativa que, mais uma vez, muito nos motivou e ganhou elogios generalizados dos clubes, mas que, acima de tudo, permitiu aos atletas festejarem as suas conquistas nos palcos onde atuam, num momento de partilha com os adeptos e familiares, mas igualmente, com uma efetiva demonstração de fair-play, que destacamos, evidenciada pelos adversários”, anotou, agradecendo toda a disponibilidade dos clubes envolvidos na realização das referidas cerimónias.

Num olhar para a época finda, o presidente da Direção da AF Setúbal, assumindo a ambição avançar “no intuito de trabalharmos, de forma ainda vincada, para melhorar época após época”, enalteceu que esse propósito deverá ser revestido com “o apoio dos clubes, a sua disponibilidade e solidariedade em nome da unidade do Universo AF Setúbal”, com o objetivo de “sermos mais, melhores e mais fortes para enfrentarmos o dia de amanhã e sorrirmos ao futuro e às vitórias”.

Apontando a situação, de âmbito disciplinar, que ocorreu no decurso do último Campeonato Distrital de Futebol Sénior da 2ª Divisão, “que não agradou a ninguém”, Francisco Cardoso realçou que a fase final da referida competição foi tida como “das mais disputadas de sempre” e não deixou de apelar à união de esforços, independentemente dos legítimos e desejados objectivos individuais, em nome da solidariedade institucional e de uma competição positiva.

“É por esse caminho que seguimos a trabalhar e a defender os nossos clubes”, afirmou o líder diretivo da instituição, antes de partilhar uma preocupação, relacionada com o envolvimento de jogadores estrangeiros no seio dos clubes.

“Recordo, que com a legislação em vigor, os clubes são obrigados a informar o SEF sobre a condição de acolhimento dos atletas estrangeiros, o que muitos não fazem, contrariando a Lei. Este é um alerta que deixo, nomeadamente a todos os senhores Presidentes dos nossos clubes filiados, para que na próxima época desportiva, tenham este tema em especial atenção”, frisou.

Francisco Cardoso não deixou de apelar para que os comportamentos menos correctos ocorridos nos recintos desportivos, que sempre nos entristecem enquanto dirigentes da instituição e, estou, certo, aos dirigentes dos clubes envolvidos, sejam erradicados”, dando lugar à desejada evidência dos valores da ética e do respeito, “para bem do nosso Futebol, Futsal e Futebol de Praia”.

Ao valorizar o “enorme trabalho, dedicação e ambição de dirigentes, atletas e associados que refletem as tão desejadas vitórias”, o presidente destacou o nosso futsal, que na nova época estará representado, pela primeira vez, nos campeonatos nacionais de iniciados, juvenis e juniores, “o que muito nos orgulha”.


Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal


Fasquia dos 12 mil praticantes ultrapassada

Na noite de celebração do Universo AF Setúbal, a nota para o registo evolutivo do número de praticantes foi um dos momentos altos.

“Hoje somos mais de 12 mil. Mas, mesmo assim, não estamos satisfeitos, porque sabemos que somos muitos mais, mas que carecem da devida inscrição por parte dos clubes filiados, o que desejamos ser uma realidade, sobretudo, em nome da salvaguarda e segurança dos atletas”, assinalou Francisco Cardoso, antes de salientar que em 2018/19 foram promovidos 6 801 jogos.

Um registo relevante, cuja maior fatia decorre, naturalmente, das provas de patamares etários formativos, onde incide a importância do Processo de Certificação das Entidades Formadoras, o qual o presidente aproveitou para reforçar.

“Saudamos os 23 processos submetidos pelos clubes e SAD da nossa associação, que fruto de um trabalho dedicado marcaram pontos em nome da diferenciação e do respetivo futuro de qualidade na formação. Este é um caminho que está a começar e por isso apelo aos demais clubes que ainda não encetaram este percurso para o que o façam, uma vez que a relevância desta certificação vai ser efetiva nos tempos vindouros”.

Na reta final da intervenção, Francisco Cardoso valorizou a dinâmica da comunicação institucional, que na última época ganhou espaço para a aplicação para telemóveis da AF Setúbal e para o desafio das transmissões em direto on line, que foi estendida aos clubes, e que se deseja ver reforçada, bem como a iniciativa do projeto JOGA +.

“Não hesitamos em reafirmar que a força do Universo AF Setúbal está nos nossos jovens. Nesse sentido, voltamos a realizar os encontros de Petizes e Traquinas, mas num contexto inovador ao qual demos o nome de JOGA + , cujas ações foram realizadas em campos de futebol relvados naturais e sintéticos, pavilhões, literalmente na rua e nas praias”.

“Uma experiência revestida pelos 8 encontros realizados, que contaram com mil crianças, e cujo reconhecimento dos participantes nos motiva a seguir esta aposta, sempre numa perspetiva lúdica e não competitiva em nome do futebol de base e da alegria das crianças”, destacou.

No plano das representações distritais, o presidente da AF Setúbal reconheceu “todo o empenho dos nossos seleccionadores e atletas e todo o apoio que os nossos clubes deram, para que o desempenho das nossas selecções Distritais tivessem um desfecho muito meritório e promotor do talento dos nossos atletas”.

Reflexos de um trabalho concretizado em mais uma época desportiva, que Francisco Cardoso, não deixou de partilhar, com especial agradecimento,  por “toda a disponibilidade dos colegas da Direcção e de todos os Conselhos que fazem parte dos Orgãos Sociais da Associação de Futebol de Setúbal e de todos os funcionários, colaboradores e parceiros institucionais da AF Setúbal pelo apoio manifestado”, concluiu, desejando votos de renovados sucessos, com “Viva o Futebol Distrital, viva a AF Setúbal”.

Homenagens pelas promoções nacionais

Amora Futebol Clube (promoção ao Campeonato Nacional de Juniores ‘A’ da I Divisão, em futebol); Grupo Desportivo da Escola Básica D. João I (promoção ao Campeonato Nacional de Juniores ‘A’ Sub-20, em futsal); Clube Recreativo Piedense (promoção ao Campeonato Nacional de Juniores ‘B’, em futsal); Grupo Musical e Desportivo União e Progresso (promoção ao Campeonato Nacional de Juniores ‘C’ Sub-20, em futsal); Associação Casa do Benfica na Charneca de Caparica (promoção ao Campeonato Nacional de Juniores ‘C’, em futsal); Grupo Desportivo de Alfarim (campeão do Campeonato Nacional 2018 e promoção à Divisão Elite, em futebol de praia) e Grupo Desportivo de Sesimbra (vice-campeão do Campeonato Nacional 2018 e promoção à Divisão Elite, em futebol de praia), foram os homenageados na noite festiva, com um reconhecimento pela AF Setúbal.

Na passagem pelo palco da festa, o apresentador convidado, Vítor Lima, que conduziu o evento com mestria, registou sentimentos pelas distinções.

José Luís Damas, dirigente do Grupo Desportivo da Escola Básica D. João I apelidou de “loucura” o feito conseguido pela equipa, que está envolvida no seio de “um projeto diferenciador”. “Nunca pensámos chegar a este patamar, mas isso deve-se aos adversários que nos fazem trabalhar ainda mais e melhor, com competência no âmbito de uma escola de valores e virtude”.

No futebol de praia, o treinador do Grupo Desportivo de Sesimbra, Durval Pinto, realçou “a importância da conquista para o clube, que decorre de um projeto com cerca de três anos”, o que continua a seguir com ambição para, “jogo a jogo, garantir a permanência da equipa na elite do futebol de praia”.

Por sua vez, o presidente do Grupo Desportivo de Alfarim, José Fernando Dias, recordou o “prestigio da conquista do título nacional para o concelho sesimbrense e para a AF Setúbal, instituição que tem apoiado a modalidade”. “Este é um prémio que reconhece, acima de tudo, todos os que trabalharam e trabalham no GD Alfarim. Vamos lutar pela manutenção”.

As fotos da Festa de Encerramento das Atividades da AF Setúbal 2018/19 podem ser vistas AQUI.