O União Futebol Comércio e Indústria celebrou, no passado dia 28 de junho, num jantar comemorativo, realizado no Restaurante “O Quintal”, em Setúbal, os seus 102 anos de historial.

Uma noite festiva, que reuniu 115 convidados, entre autarcas, assinalando-se a presença da edil setubalense, Maria das Dores Meira, dirigentes associativos, técnicos, atletas e associados de um dos emblemas de referência do concelho sadino e da nossa região, sendo o UF Comércio e Indústria um dos clubes fundadores da Associação de Futebol de Setúbal.

No evento, revestido de grande fervor alvinegro, o discurso solene do presidente da Direção do clube, Luís Lança, não esqueceu as dificuldades dos tempos mais recentes, o trabalho desenvolvido no seio da estrutura que foram determinantes para ultrapassar obstáculos e o regresso do futebol sénior ao patamar maior do distrito, em nome de um emblema centenário que visa, com renovado otimismo, o futuro.

Enaltecendo o esforço dos dirigentes e demais responsáveis que o acompanham na gestão do clube, Luís Lança, lembrou que “passados pouco mais de dois anos, o UF Comércio e indústria mais que duplicou o número de atletas inscritos na AF Setúbal, nesta época finda conseguiu inscrever 214 atletas” e elencou a reformulação e modernização operacional da estrutura administrativa.

Sublinhando que o UF Comércio e Indústria está equipado com um DEA (Desfibrilhador Externo Automático), “que poucos clubes da cidade possuem”, Luís Lança vincou ainda, com orgulho e elogios aos responsáveis clínicos do departamento, a nova dinâmica do posto médico, cujo apoio dos profissionais é estendido a “todos os atletas, tanto nos jogos em casa como fora, desde os petizes à nossa equipa sénior”, anotando que o mesmo é colocado ao serviço das equipas visitantes, quando estas não conseguem assegurar o seu apoio médico, nomeadamente nos escalões formativos.

Importância da certificação e a subida à I

Notas de um percurso que os dirigentes do emblema têm trilhado visando a garantia de qualidade da atividade desportiva, como é o caso da envolvência no processo de Certificação de Entidades Formadoras FPF, o qual mereceu especial atenção pelo presidente do UF Comércio e Indústria, reconhecendo o “muito trabalho, persistência e teimosia” assumido pelos dirigentes envolvidos, cujo reflexo “de grande importância” será diferenciador na cidade.

No plano competitivo, Luís Lança, depois de agradecer aos dirigentes do Vitória Futebol Clube “pela forma gratuita como disponibilizaram o Campo da Várzea”, no qual a equipa sénior disputou a fase final do campeonato da II divisão, não hesitou em registar elogios a todos os atletas do clube “pela postura como honraram e dignificaram a camisola do UF Comércio e Indústria e a sua história”, bem como aos familiares pelo seu constante apoio.

Contudo, a época finda ganhou destaque pela promoção da equipa sénior à I divisão distrital, facto que Luís Lança sublinhou com particular agradecimento, a todos os que contribuíram para esse feito. “Conseguiu atingir os seus objetivos: a subida para uma divisão de onde nunca deveria ter saído”.

Quanto aos tempos vindouros, e apesar de o clube viver dias difíceis, Luís Lança confia que o futuro do UFCI seja risonho. Um amanhã que o UF Comércio e Indústria deseja olhar com a garantia de ver requalificadas as suas instalações.

Destacando os apoios institucionais das autarquias locais e da AF Setúbal, o presidente do UF Comércio e Indústria não rematou a sua intervenção solene sem apelar a que “mais sócios se juntem ao clube, para ajudar o centenário UF Comércio e Indústria, que faz parte da história da cidade e do país, a ser um clube cada dia mais forte”.

Reconhecimento institucional

Num lote de registos de saudação pelos 102 anos do UF Comércio e Indústria vincados, de viva voz, pelos representantes das instituições presentes, que testemunharam o meritório trabalho desenvolvido pelo clube e as conquistas desportivas festejadas, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, não hesitou em valorizar “o crescimento significativo do número de futebolistas inscritos”, de saudar e sublinhar o empenho no âmbito da adesão ao processo de Certificação de Entidades Formadoras, bem como salientar a necessidade do emblema, fundador da AF Setúbal, ver aumentado e requalificado o seu espaço para o desenvolvimento da atividade desportiva”.

O União Futebol Comércio e Indústria foi fundado a 24 de junho de 1917.