A Federação Portuguesa de Futebol realizou esta segunda-feira, no Pavilhão Carlos Lopes (Lisboa), com transmissão no Canal 11, a Gala Quinas de Ouro 2019. Evento que premiou e distinguiu, individual e coletivamente, entre outros méritos, quem mais se destacou na última época, e que assinalou o arranque da campanha “Deixa Jogar”.

Na noite de celebração, em que a AF Setúbal foi representada institucionalmente pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso, o desfile das ‘estrelas’ do nosso futebol, futsal e futebol de praia foi abrilhantado por um conjunto de 44 crianças, que representaram as 22 associações distritais e regionais de futebol, as quais assumiram particular evidência ao longo do evento, protagonistas maiores da mais recente campanha de sensibilização idealizada pela FPF “Deixa Jogar”, que tem como principal objetivo combater os episódios de mau comportamento nas bancadas e consciencializar os encarregados de educação e público em geral para os efeitos nocivos dos mesmos e, ao mesmo tempo, promover as boas práticas e os bons exemplos de fair play.

Pais e filhos unidos por uma causa em nome de um futebol com vozes e atitudes positivas

 

Os vencedores da Gala Quinas de Ouro 2019

A convite da FPF, a AF Setúbal, com base num critério que premiou a assiduidade na participação dos encontros JOGA + 2018/19, indicou duas crianças futebolistas do União Futebol Clube Moitense, as quais vivenciaram, a par das respetivas mães, uma noite que jamais será esquecida.

Contato com os ídolos entusiasmou

Maria Perdigão, 7 anos, petiz, e Ricardo Machado, 8 anos, traquina, foram, portanto, os nossos representantes no cenário do prestigiado evento e o envolvimento que tiveram no antes, durante e pós gala foi partilhado ao afsetubal.pt pelas respetivas mães.


“Mãe, está ali o João Félix e o Alex Telles! Onde está o Ronaldo?” Primeiras exclamações do Ricardo Machado, nos bastiadores da gala, tal como nos começou por relatar Sandra Jorge, mãe do Ricardo, o traquina moitense, que foi libertando a alegria contida ao longo da noite.

“Ter estado no mesmo espaço dos ídolos foi uma experiência espetacular”, realça Sandra Jorge, que viu o seu filho “muito entusiasmado e super contente” por participar na experiência.

Semelhante sentimento foi registado pela Maria Perdigão, a petiz natural da Moita, a quem se lhe reconhece um promissor futuro no futebol feminino.

“A oportunidade de ter estado em contato com os jogadores de eleição do nosso futebol foi para ela um momento de enorme alegria e contentamento, sempre espelhado no sorriso”, assegura Nádia Silva, a mãe da pequena Maria Perdigão.

“Foi uma experiência muito positiva. Vai ficar para a vida”, garante Nádia Silva, que a par de Sandra Jorge, também partilharam o palco da festa, no momento que assinalou o lançamento da campanha “Deixa Jogar”.

 

 

“Deixa Jogar” é para partilhar e assumir

O futebol é para ser vivido com emoção e competitividade. No entanto, e acima de tudo, o respeito e o desportivismo para com todos os intervenientes de jogo têm de imperar em todas as circunstâncias.

Com o claro propósito de fomentar o fair-play, quer dentro das quatro linhas, quer fora delas, a FPF lançou o movimento #DeixaJogar e a Maria, a Nádia, o Ricardo e a Sandra foram quatro dos primeiros embaixadores da importante campanha que se deseja chega a todos.

“É uma iniciativa excelente. Está na altura de nós, pais, sermos mais responsáveis e evitar ‘explosões’ desmedidas que são maus exemplos para os nossos filhos”, afirmou Sandra Jorge, que esta terça-feira, já começou a ‘inundar’ as redes sociais com a divulgação do movimento junto de outros encarregados de educação.

“A t-shirt que vestimos, que alude à campanha, podem ter a certeza, vai ser vista muitas vezes nos nossos campos de futebol”.

A partilha massiva do Deixa Jogar também segue a ser evidenciada por Nádia Silva. “Tenho um ATL e já passei o vídeo da campanha. Além de partilhar nas redes sociais, pessoalmente, o grupo dos pais das crianças que estiveram a representar as associações de futebol na gala, criaram um grupo e daí tem sido, igualmente, envida a mensagem em massa”, conta.

“Esta ideia é muito importante e muito verdadeira. Esta campanha serve para mostrar uma realidade que devemos combater e que faz mal às nossas crianças”, sustentou Nádia Silva.

O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, representou a instituição no evento federativo, não hesitou em reforçar a importância da divulgação generalizada do movimento "Deixa Jogar".

O líder diretivo da AF Setúbal destacou igualmente a presença inspiradora das duas crianças que se associaram à apresentação da Gala Quinas de Ouro 2019, "que muito bem representaram todo o universo associativo da AF Setúbal".

A petiz Maria Perdigão com o presidente da AF Setúbal, junto do palco do evento