A seleção distrital da AF Setúbal de futsal feminino sub-17 cumpriu a participação competitiva no mais recente torneio nacional interassociações, realizado entre os dias 22 e 25, na região de Viseu, com nota amplamente positiva.

No balanço dos cinco dias de concentração, quatro dos quais focados nos compromissos da competição promovida pela FPF, que privilegiou a observação técnica, o treinador distrital de futsal da AF Setúbal, Vítor de Sousa, não hesitou em avaliar a campanha do jovem selecionado distrital feminino como “muito positiva”.


No plano dos resultados, a AF Setúbal registou três vitórias (6-2, diante a AF Braga; 3-2, frente à AF Madeira; 5-1, no jogo com a AF Santarém) e um desaire (2-1, na partida com a AF Algarve), saldo que espelha, no que ao futsal feminino respeita, “uma das melhores prestações competitivas dos últimos anos”, assinalou Vítor de Sousa.

“Defrontamos duas seleções (Madeira e Algarve) constituídas por atletas com média de idades superior à nossa”, evidenciou o técnico distrital da AF Setúbal, lamentando a falta de eficácia ofensiva que ficou a dever alguns golos às muitas oportunidades criadas ao longo do torneio e as condicionantes de ordem física que a seleção enfrentou, de forma mais vincada, no embate diante da congénere algarvia, as quais afetaram, praticamente, metade do grupo.


Todavia, o bom futsal praticado pelas nossas jovens representantes, em quatro jogos, cada um com duração de 40 minutos, ao cronómetro, exigência à qual não estão familiarizadas, mereceu aplausos e Vítor de Sousa, técnico que se mostrou esperançado em ver atletas da nossa região convocadas para os trabalhos da seleção nacional, assegurando, que “o futsal feminino do nosso distrito, sustentado no bom trabalho desenvolvido pelos clubes, saiu, mais uma vez, destacado”.

Recorde, através dos links, abaixo, os golos registados nos quatro jogos em que atuou a seleção da AF Setúbal:

Jogo 1

AF Setúbal x AF Braga

Jogo 2

AF Setúbal x AF Madeira

Jogo 3

AF Algarve x AF Setúbal

Jogo 4

AF Santarém x AF Setúbal

E, não foi só dentro da quadra, porque “no plano do comportamento, as atletas estiveram irrepreensíveis na promoção do fair-play, na união do grupo e na responsabilidade, aliás como tem vindo a ser apanágio das nossas seleções”, sublinhou.

Vítor de Sousa não rematou a avaliação, sem deixar um agradecimento muito particular pelo apoio demonstrado presencialmente pelos familiares das jogadoras ao longo dos quatro jogos e, por outro lado, à estrutura do departamento médico da FPF (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) presente no torneio pelo “profissionalismo de excelência evidenciado” no âmbito do apoio e tratamento às nossas atletas.

Refira-se que a equipa técnica distrital de futsal, além de Vítor de Sousa, integrou os treinadores adjuntos Pedro Rodrigues e Hugo Coutinho.

Capitã recorda “experiência enriquecedora”

Margarida Carvalho assumiu a braçadeira de capitã das nossas sub-17 e deu voz ao sentimento vivido pelo grupo que representou as cores da AF Setúbal no interassociações de Viseu.

“Creio que tudo fizemos para dignificar o futsal feminino do nosso distrito, num torneio que se revestiu de uma experiência muito enriquecedora e que nos permitiu mostrar o nosso talento individual e o valor competitivo enquanto seleção”, analisou a jovem futsalista, lembrando a importância de ter atuado numa prova interassociativa, que centra atenções dos técnicos da FPF.


Sobre a prestação competitiva, Margarida Carvalho não hesita em afirmar que “três vitórias em quatro jogos foram sinónimo de um bom desempenho, conseguido por um grupo de jogadoras que estiveram sempre muito unidas”.

“Por certo, todas vamos guardar de forma especial os momentos de convívio e de partilha, tal como os jogos que fizemos”, acrescentou.

Num remate final, Margarida Carvalho, que pratica o futsal há cerca de quatro anos, deixou o apelo para que mais meninas adiram a uma “modalidade positiva e que é geradora do espírito de grupo”.

“Não hesitem em experimentar. O futsal feminino na nossa região continua a evoluir e quantas mais atletas aderirem mais fortalecidos ficam os nossos clubes no sentido de termos mais equipas e melhor competição no nosso distrito”.

Nota de agradecimento institucional para a Associação de Futebol de Viseu, que proporcionou, reconhecidamente, as melhores condições possíveis às comitivas distritais e regionais que estiveram presentes no evento, cuja competição decorreu em pavilhões desportivos dos concelhos de S. Pedro do Sul, Oliveira de Frades e de Vouzela.