O relvado artificial do Campo da Igreja, em Pegões, Montijo, foi, este sábado, transformado num autêntico parque de diversões, no qual 128 crianças do nosso universo associativo foram as grandes protagonistas da realização da 5.ª ronda do calendário da edição 2019/20 dos Encontros Distritais de Petizes e de Traquinas “JOGA +”.

Ao longo de um dia, repartido pelos períodos da manhã e da tarde, as sete equipas de petizes e as 13 formações do escalão de traquinas refletiram de forma brilhante o papel formativo dos nove emblemas que estiveram representados no evento organizado pela AF Setúbal e que, nesta etapa contou com o apoio e prestimosa colaboração institucional da Sociedade Recreativa do Cruzamento de Pegões, clube que se estreou a acolher a ação informal.


Com três campos delimitados no novo tapete verde da SRC Pegões, entre as 9h30 e as 17 horas, os meninos e meninas petizes e traquinas não refrearam entusiasmo e deram largas ao divertimento, sempre com os olhos postos na bola…

As fintas, os remates e os muitos golos num conjunto de jogos sem conta centraram todas as atenções e todos os aplausos e incentivos por parte dos familiares das crianças que dinamizaram aquela que foi a segunda ação da iniciativa da época organizada pela AF Setúbal em contexto de relvado artificial.

Mais uma jornada de grande alegria, vincada pelo Fair Play entre todos os participantes, em nome do fomento da promoção da prática desportiva nos escalões de base e que continua a recolher elogios.

Um convívio diferente para repetir

Pegões abriu, pela primeira vez, as portas ao “JOGA +”. Ao avaliar aquilo que foi proporcionado no recinto que serve de casa ao futebol da Sociedade Recreativa Cruzamento de Pegões, Paulo Almeida, responsável técnico pelas equipas de traquinas e de petizes do clube anfitrião, não hesitou em reconhecer as virtudes do evento.


“Esta iniciativa, para nós, foi surpreendente. Estávamos habituados a jogar futebol de 5, em duas partes de 20 minutos, mas esta experiência (5 minutos ou dois golos) revelou-se muito interessante e permitiu vivenciar algo diferente e muito positivo”, registou o treinador, enaltecendo “o agradável convívio entre as crianças, técnicos e familiares”.

“Quando todos estamos em sintonia, as coisas correm bem e o resultado é sempre positivo”, assumiu Paulo Almeida, orgulhoso pelo clube poder proporcionar novas condições (relvado) que até há bem pouco tempo não existiam e que deverão ser aproveitadas para reforçar a prática formativa.

É nesse sentido que avança o SRC Pegões, emblema que depois da estreia no “JOGA +” vai querer repetir novas participações, assegurou Paulo Almeida, sem duvidar de que o caminho do incremento da formação é sustentado com este tipo de iniciativas.

Refira-se que a 5.ª ação do “JOGA+” contou com a colaboração de três árbitros jovens nomeados pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, instituição que esteve representada institucionalmente ao longo do dia da atividade pelo presidente e vice-presidente da Direção, Francisco Cardoso e João Aires.

Veja, através dos links, abaixo, os álbuns de fotos registadas no evento (facebook):

Grupo Petizes (manhã)

Grupo Traquinas (manhã)

Grupo Petizes (tarde)

Grupo Traquinas (tarde)

 

Recorde-se que, ao todo, a edição 2020 do “JOGA +” programou a realização de nove ações a dinamizar pela AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, num programa que se estenderá até ao dia 30 de maio.

O JOGA + é um projeto diferenciador, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol de base, com ações dinamizadas em piso relvado (artificial e natural), rua, pavilhão e praia.