A Escola de Futebol Feminino de Setúbal – Associação celebrou, esta sexta-feira (15), no Parque Urbano de Albarquel, à beira-Sado, o 20.º aniversário.  Momento de especial simbolismo partilhado numa cerimónia solene que reuniu dirigentes, técnicos e atletas do emblema aniversariante e representantes da autarquia local, AF Setúbal, FPF e de clubes setubalenses.

“A Escola de Futebol Feminino de Setúbal é um projeto pioneiro, desde a sua génese, e talvez dos primeiros clubes nacionais que se dedica em exclusivo ao futebol feminino, com o foco na formação”, começou por identificar a presidente da Direção do emblema, Sara Nunes, no seu discuro solene, depois de agradecer a presença de todos no evento festivo.

Mónica Jorge (FPF), Pedro Pina (CMS), Sara Nunes (EFFS) e Francisco Cardoso (AFS), na foto, da esquerda para direita, na Mesa de Honra do 20.º aniversário do emblema setubalense 

A dirigente, que nomeou um conjunto de futebolistas formadas no seio do clube que têm vindo a despontar em equipas de topo e na seleção nacional, lembrou que “a participação da equipa sénior na II Divisão do Campeonato Nacional é algo que muito nos orgulha”, salientando que são cerca de 50 as atletas, nos vários escalões, que hoje dinamizam a prática regular num clube que se assume como “motor da formação feminina no distrito”.

Ao garantir que é grande a determinação do clube em continuar a proporcionar as melhores condições para a prática do futebol a todas as jovens, Sara Nunes não hesitou em elogiar o “caminho de excelência” que a Federação Portuguesa de Futebol tem trilhado nos últimos cinco anos com reflexos no crescimento da prática no feminino, lembrando, contudo, a necessidade de se apoiar com maior equidade os clubes no âmbito competitivo nacional no sentido de se reduzir assimetrias.

A líder diretiva da Escola FF Setúbal realçou a necessidade de se reativar os planos de desenvolvimento regional com as seleções distritais por forma a identificar novos talentos e da promoção, além do Dia do Futebol Feminino, de ações de observação técnica sob a égide federativa.

Ao libertar o orgulho que sente por fazer parte do projeto desportivo que forma atletas e visa contribuir para o seu crescimento, Sara Nunes afirmou que este tem sido um caminho realizado com “a enorme ajuda da Câmara Municipal de Setúbal e da Associação de Futebol de Setúbal”.

A presidente da Direção da Escola FF Setúbal, reconhecendo os clubes setubalenses com quem deseja “continuar a cooperar de forma positiva e a desenvolver o futebol na cidade e no distrito”, realçando que “todos temos a responsabilidade de colocal o futebol no rumo do respeito, do Fair-Play, da transparência e da honestidade”, homenageou todos os elementos dos órgãos sociais que se dedicam ao projeto, os técnicos e, de forma especial, agradeceu às atletas, que ao longo de 20 anos já foram mais de 500 que contribuíram e têm contribuído para existência da Escola FF Setúbal”.

Presidente da AF Setúbal felicitou percurso de eleição

“A Escola de Futebol Feminino de Setúbal é um dos clubes de referência da nossa região por tudo aquilo que tem vindo a dinamizar nestas duas décadas em prol do futebol feminino”, enalteceu Francisco Cardoso, depois de agradecer o convite institucional, felicitar o clube pela celebração dos seus 20 anos de historial e saudar os presentes.

O presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal destacou o percurso evolutivo que a Escola FF Setúbal tem trilhado. “Um caminho de reconhecido trabalho e dedicação que muito tem contribuído para a projeção do clube e das altetas que forma”, assinalou, evidenciando o pioneirismo do projeto.

Francisco Cardoso lembrou que a Direção da AF Setúbal tem vindo a apostar no fomento da prática no feminino e revelou que “em breve será anunciado um renovado projeto associativo que visa incentivar mais clubes a impulsionar a atividade feminina”.

Sara Nunes e Francisco Cardoso exibem a lembrança institucional ofertada pela AF Setúbal por ocasião do 20.º aniversário da Escola FF Setúbal

No âmbito das intervenções solenes, refira-se que a FPF esteve representada por Mónica Jorge, diretora para o futebol feminino, que vincou o facto da Escola FF Setúbal assentar num “projeto que desempenha um papel muito ativo junto da população e que é muito diferenciado”.

“São 20 anos magníficos de valorização da atividade social e desportiva através do futebol no feminino”, reconheceu a dirigente federativa.

O município sadino, através do veredador Pedro Pina, elogiou o trabalho dinamizado no seio do emblema e desejou renovados sucessos para o futuro do clube e das atletas que representam as cores da Escola FF Feminino.

A Escola de Futebol Feminino de Setúbal - Associação foi fundada em 15 de outubro de 2001.