Praia do Ouro, em Sesimbra. Este foi o local onde largos milhares de adeptos do futebol de praia viveram as emoções de uma modalidade que jamais ficará dissociada da ‘vila piscosa’.

 

Ao longo do fim-semana foram disputadas, envoltas num clima de grande animação competitiva, as fases finais das divisões Nacional e Elite, das quais resultaram os respectivos vencedores, promovidos e despromovidos.

 

Dois dias de grande projecção do futebol de praia, que a AF Setúbal em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra conseguiram trazer para a nossa região depois do reconhecimento avalizado pela Federação Portuguesa de Futebol, entidade promotora da competição.

 

Vitória feliz

em Sesimbra

 

A equipa do Vitória de Setúbal assegurou, no domingo, a manutenção na Divisão de Elite, ao bater, por 5-4, o conjunto nazareno de “O Sotão”, num jogo decidido após prolongamento.

 

Os sadinos entraram bem no jogo e ao cabo do 1º período já venciam por 3-0. Contudo, o adversário aproximou-se para o 3-2, no final do segundo tempo e foi com um 4-4, que ambas as equipas terminaram os três períodos regulamentares.

 

Nos três minutos de prolongamento, os vitorianos arregaçaram as mangas e, a 25 segundos do apito final, festejaram o 5.º e decisivo golo que valeu a manutenção no patamar competitivo mais alto do futebol de praia.

 

Fichas de jogo

Play-out da Divisão de Elite

ACD “O SÓTÃO”, 4 – VITÓRIA FC, 5 (a.p.)

Árbitros: Hélder Pardal, Fernando Serras e Pedro Peixoto.

Cronometrista: Paulo Jorge Rodrigues.

 

ACD “O Sótão”: Edi Milhazes, Bruno Vidinha, Rui Hilário (c), Henrique Piló e Fabinho; Bruno Estrelinha, Álvaro Murraças, Pedro Eustáquio, João Ricardo, Pirii, Luís Batista e Ricardo Loja.

Treinador: Rogério Serrador.

 

Golos: Bruno Vidinha (9’, 2.º P); Piri (11’, 2.º P); Ricardo Loja (6’, 3.º P); Fabinho (8’, 3.º P).

Disciplina: Cartão amarelo a Fabinho (1’, prolongamento).

 

Vitória FC: Álvaro, Luís Santos, Nuno Tavares, Monteiro (c) e David Rodrigues; Carlos Miguel, Miguel Ângelo, Luís Marques, Gonçalo, Durval, Formiga e Bruno Gonçalves.

Treinador: Paulo Graça.

 

Golos: Nuno Tavares, (8’, 1.º P); Gonçalo Cruz (9’, 1.º P); David Rodrigues (9’, 1.º P); Luís Santos (3’, 3.º P); Luís Santos (1’, prolongamento).

Disciplina: Cartão amarelo a Nuno tavares (3’, 2.º P); David Rodrigues (1’, 2.º P).

 

Entretanto, refira-se que o Braga venceu, por 4-3, no prolongamento, o Sporting e conquistou o título de campeão da Divisão de Elite 2015.

 

Na próxima temporada, a divisão principal será disputada pelas seguintes equipas: Braga, Sporting, Belenenses, Vitória de Setúbal, Amigos da Paz, Leixões, Varzim e Casa do Benfica de Loures, estas duas últimas promovidas da Divisão Nacional, com o Varzim a sagra-se campeão da Divisão Nacional.  

 

Alfarim afastado

de forma inglória

 

Depois de vencer a Zona Sul de qualificação do Nacional, cujas rondas foram disputadas na Praia do Ouro, todas as atenções e expectativas dos adeptos do concelho de Sesimbra estavam centradas na equipa do Grupo Desportivo de Alfarim, que tinha pela frente a ambição de ganhar uma das duas vagas de acesso à Divisão de Elite.

 

No sábado, e com o apoio de largas dezenas de adeptos, o Alfarim enfrentou o Varzim (Zona Norte) e esteve a pouco mais de um minuto de conseguir a proeza.

 

O conjunto sesimbrense teve as melhores oportunidades para ‘matar’ um jogo que só começou a contar golos no 3º período. O Alfarim adiantou-se no marcador e assumiu a vantagem até ao derradeiro minuto do último tempo, altura em que os nortenhos restabeleceram a igualdade.

 

Um golo que levou o jogo para prolongamento, situação que, com grande dose de possibilidade, podia ter sido evitada caso o Alfarim não desaproveitasse a marcação de um penálti (a bola bateu na barra) segundos antes do Varzim igualar.

 

No prolongamento, um erro na reposição de um livre favorável aos de Alfarim deixou a baliza ficou deserta e os varzinistas aproveitaram para passar para a frente e acabar por vencer o jogo.

 

Ficha do jogo

Meia-final da Divisão Nacional

 

GD ALFARIM, 1 – VARZIM SC, 2 (a.p.)

 

1.º Árbitro: José Figueiredo.

Auxiliares: Mário Figueiredo e Maurício Couto.

Cronometrista: Luís Ribeiro.

 

GD Alfarim: Daniel Marcelino, Eduardo Veríssimo, Paulo Vítor, Bruno Correia e Ivo; David, Élson Marques, André Pinto e Luís Carlos.

Treinador: Ricardo Dias.

 

Golos: Ivo (5’, 3.º P).

Disciplina: Nada a assinalar.

 

Varzim SC: Ricardo Silva, Vero, Salvador, Rúben Feiteira e Jonas; Castiço, Trajano, Zé Henrique, Palhinha e Baptista.

Treinador: Pedro Sousa.

 

Golos: Rúben Feiteira (11’, 3.º P); Zé Henrique (1’, prolongamento).

Disciplina: Cartão amarelo a Ricardo Silva (11’, 3.º P); Rúben Feiteira (11’, 3.º P); Zé Henrique (12’, 3.º P).