A FPF decidiu, esta terça-feira, que a candidatura apresentada pela AF Setúbal a receber a edição 2018 da Fase Final da Taça da Liga, em futsal sénior, a realizar no Pavilhão Multiusos de Sines, entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2018.

 

“É mais um momento de grande satisfação para o futsal da nossa região e, em particular, para o concelho de Sines, que tem a oportunidade de acolher e celebrar um grande evento competitivo de âmbito nacional”, começou por destacar o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso.

 

Para o líder associativo, esta atribuição é encarada como “um reforço no incremento da modalidade no sul do distrito, uma área que tem reconhecida tradição na modalidade, mas que tem perdido algum fulgor. Desejamos que este evento possa contribuir para reanimar o futsal no Litoral Alentejano, mas que seja, igualmente, potenciador de uma dinâmica maior em todo o distrito”, vincou.

 

Francisco Cardoso não hesitou em sublinhar a parceria que a AF Setúbal tem vindo a fortalecer coma Câmara Municipal de Sines, entidade que tem promovido um melhoramento significativo nos que respeita a equipamentos desportivos, entre os quais o Pavilhão Multiusos é exemplo.

 

“A autarquia sineense desde há muito que tem assumido uma ligação institucional com a AF Setúbal que é muito meritória em nome da atividade desportiva na nossa região. Conquistar mais um evento de monta para o sul do distrito é sempre gratificante, mas não devemos esquecer que a Direção da AF Setúbal olha para a região como um todo. Há mais eventos que desejamos ver contemplados para a nossa região, não só de futsal, como de futebol, em ambos os géneros”, salientou Francisco Cardoso.

 

Nesta partilha institucional de elogios, o presidente da AF Setúbal não esqueceu a FPF. “Estamos gratos à Federação por mais esta atribuição. É o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver e uma prova de confiança na capacidade de todos aqueles que estão ligados à estrutura associativa, autarquias locais e todo o universo AF Setúbal”, vincou o dirigente, desejando, desde já, que a competição seja “mais um grande sucesso”.

 

Dirigente federativo elogia qualidade

 

Pedro Dias, Diretor da FPF para o futsal e o futebol de praia, antevê uma grande de promoção para o futsal e liberta os argumentos que estiveram na base de atribuir à nossa região a prova nacional: "Sines tem infraestruturas de grande qualidade, que já receberam eventos importantes da FPF, como as 'final four' das Taças de Portugal de futsal masculina e feminina”.

 

Esta opção insere-se também na política de descentralização que tem vindo a ser adotada pela Federação: Setúbal é um distrito onde está identificada a necessidade de alavancar o futsal."

 

Futsal de excelência regressa a Sines

 

O concelho de Sines vai receber a terceira edição da mais prova mais recente do futsal nacional, quase três anos depois de ter sido o palco das "final four" das Taças de Portugal de futsal masculino e feminino (em maio de 2015).

 

O palco da competição será o Pavilhão Multiusos de Sines, um infraestrutura de excelência, inaugurado no dia 14 de setembro de 2013.

 

“É o primeiro elemento da futura Cidade Desportiva de Sines, a construir por fases, com localização à entrada de Sines, junto à nova avenida panorâmica da zona norte da cidade.

 

Foi um investimento de cerca de 4 milhões e meio de euros, com financiamento assegurado no âmbito de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Sines e a Galp Energia.

 

É constituído por uma nave desportiva dotada de instalações de apoio, com uma polivalência que lhe permite acolher competições desportivas de nível nacional e internacional, mas também eventos culturais e sociais, para uma capacidade máxima de 2200 pessoas”, assim está descrito no site da autarquia sineense.