É um sonho representar a Seleção! Libertam os praticantes, numa entusiasmada manifestação generalizada, desde os primeiros pontapés na bola. Certo é que muitos se esforçam para o alcançar, mas são menos aqueles que, mais tarde ou mais cedo, o concretizam.

 

Só nos últimos dias, o histórico de futebolistas em representação dos clubes do universo AF Setúbal acrescentou mais cinco, ao muitos que em nome da nossa região já o conseguiram.

 

Nomes no masculino e no feminino que, primeiro pelo seu talento e dedicação e depois pelo apoio técnico diário garantido pelas estruturas dos clubes que representam, dão mais força ao nosso futebol no plano nacional e são sinónimo de esperança para quem segue a sonhar pela concretização de vestir a camisola de Portugal, seja no futebol, futsal ou futebol de praia.

 

Dupla amorense a sorrir no Algarve

 

As jovens futebolistas que alinham na equipa júnior do Amora FC, Ana Assucena, defesa, 14 anos, e a avançada Mariana Alberto, 15 anos, cumpriram o seu sonho nacional ao longo desta semana.



 

Chamadas, pela primeira vez, a representar a Seleção lusa de futebol feminino sub-16 (elas que integram com regularidade o lote de atletas que têm dado nas vistas ao serviço da seleção distrital da AF Setúbal), ambas saíram da participação na edição 2018 do Torneio de desenvolvimento da UEFA, realizado entre 15 e 19 de fevereiro, realizado em Vila Real de Santo António, com muitos motivos para sorrir. Afinal, registaram as primeiras internacionalizações em nome de Portugal.

 

Ana Assucena fez o pleno. Foi titular e cumpriu todos os 240 minutos jogados nos três encontros, frente à Alemanha (1-4), Itália (1-2) e Holanda (0-0, com triunfo de Portugal por 4-3, no desempate por pontapés de penálti), assegurando outras tantas internacionalizações.

 

Aliás, refira-se que Assucena marcou o golo luso no embate frente às transalpinas e foi a capitã da equipa nacional na partida diante das holandesas.



ANA ASSUCENA

 

Mariana Alberto viu igualmente reconhecido o seu valor pelo Treinador Nacional Ricardo Tavares, que lhe concedeu os últimos 8 minutos na primeira partida e a titularidade no derradeiro desafio, onde acabou por somar mais 54 minutos de jogo, naquela que foi a sua segunda internacionalização.



 MARIANA ALBERTO


Nas contas finais, a Holanda acabou por vencer a competição com 6 pontos, ao passo que Alemanha e Itália terminaram com 5 pontos. Portugal ficou em 4.º lugar, com 2 pontos.

 

Trio vitoriano estreia-se pelos sub-18

 

O guarda-redes João Valido, o médio defensivo Tomás Azevedo e o médio ofensivo Dani Silva, que alinham na equipa júnior do Vitória FC, viveram, nos dias 12 e 14 de fevereiro, as primeiras emoções competitivas com o símbolo das Quinas ao peito.



  

Os três, de 17 anos, ao serviço da Seleção sub-18, numa dupla jornada de caráter particular diante da congénere da Hungria, registaram, cada um, as suas duas primeiras internacionalizações.

 

Foi em Braga, no Estádio 1.º de Maio, que o Treinador Nacional Filipe Ramos abriu as portas do sonho ao trio vitoriano. João Valido (cumpriu os 90 minutos), enquanto Daniel Silva, igualmente titular, alinhou durante 61 minutos.


Tomás Azevedo foi suplente utilizado, entrando aos 76’.

 

Portugal venceu, por 1-0.

 


 JOÃO VALIDO



A utilização dos três jovens futebolistas do Vitória FC voltou a ser uma realidade na segunda partida frente aos húngaros.



 DANIEL SILVA



Desta vez em Fão, João Valido voltou a merecer a titularidade (substituído ao intervalo), Tomás Azevedo, que começou igualmente no onze inicial, saiu aos 60’, enquanto Dani Silva começou no banco de suplentes, mas foi a jogo a partir do minuto 30.



TOMÁS AZEVEDO


Os três vitorianos contribuíram para novo triunfo da Seleção Nacional, por 2-0.

 

“Trabalho de todos a dar frutos”

 

Naturalmente satisfeito por ver o nome de jovens futebolistas em representação de clubes da nossa região a despontarem no plano das seleções nacionais, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, não hesita em começar por felicitar os atletas “pela concretização deste importante objetivo, que reflete o respetivo talento e empenho”, e que muito orgulha a nossa associação.

 

Francisco Cardoso, não deixa, contudo, de evidenciar que este é o “atingir de um patamar que deve ser partilhado com todos aqueles que diariamente, no seio dos clubes, trabalham afincadamente para que a nossa região tenha cada vez mais momentos destes”. “Este é o trabalho de todos a dar frutos”, elogiou.

 

O presidente da AF Setúbal lembrou que o caminho dos atletas até à representação das seleções nacionais tem, numa percentagem muito elevada, passagens pelas seleções distritais. “A importância de vestir a camisola da seleção da AF Setúbal é cada vez mais uma oportunidade de reconhecimento e de impulso para a concretização de renovados objetivos”, vincou. 


Que todos sigam a concretizar os sonhos!