O triunfo, por 6-2, obtido este sábado à tarde, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, Seixal, frente à equipa da União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde, garantiu ao conjunto do Clube Desportivo da Cova da Piedade a conquista da edição 2017/18 da Taça AFS, em futsal sénior masculino.

 

Recorde-se que, tal como na época anterior, a discussão pela conquista do troféu colocou frente a frente piedenses e quintacondenses. Há um ano, o Cova da Piedade venceu, por 3-1.




 

União marcou primeiro

 

Os cerca de 300 espetadores que coloriram de entusiasmo as bancadas do Pavilhão Municipal da Torre da Marinha para assistir ao embate entre as duas equipas que melhores registos conseguiram na Fase de Grupo, começaram por ver a equipa da União da Quinta do Conde ganhar vantagem no marcador.

 

O 0-1 estava feito e reforçada a esperança dos quintacondenses em vencer o troféu para contrariar o desfecho da edição anterior. Mas, ainda havia muito tempo pela frente até ao apito final e a reação eficaz do adversário acabou por chegar, mesmo antes do intervalo.

Com a obtenção dois golos, numa primeira parte recheada de bons momentos de futsal proporcionados por ambas as equipas, o Cova da Piedade passou a comandar o marcador (2-1), parcial com que os dois conjuntos saíram para o período de descanso.

 

Quatro minutos finais decisivos

 

A ambição da turma da Quinta do Conde em conquistar a Taça AFS voltou a ganhar força, fruto da chegada ao empate (2-2) poucos instantes após o recomeço do jogo. Atitude que continuou a ser demonstrada dentro do recinto, mesmo depois do Cova da Piedade voltar a marcar o 3-2, parcial que viria a arrastar-se até aos derradeiros quatro minutos do jogo.

 

Foi por essa altura, que a União apostou tudo na reviravolta do resultado – assumiu deliberadamente o 5 para 4 -, mas a estratégia tática acabou por não ser feliz.

 

O Cova da Piedade aproveitou o balanceamento ofensivo do adversário e, nesse curto espaço de tempo, conseguiu aumentar a vantagem para o 6-2, com que terminou o jogo.

 

Uma partida emotiva, com golos de belo efeito, pautada pelo fair play e que escreveu mais uma página positiva para o futsal da nossa região.




No final do encontro, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, que presenciou a final acompanhado por elementos da estrutura diretiva da instituição, dirigentes dos clubes e representantes das autarquias locais, saudou as duas equipas finalistas, bem como a de arbitragem, e entregou a Taça AFS 2017/18 ao capitão do Cova da Piedade, Francisco Silva, jogador que seguiu a celebrar a conquista com os colegas, demais elementos da estrutura da equipa e adeptos piedenses.





 

Ficha de jogo

 

CD Cova da Piedade – União DR Quinta do Conde

 

Final da Taça AFS 2017/18– Futsal Sénior Masculino

 

Local: Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, Seixal

Horário: 16h30

Assistência: Cerca de 300 espetadores

Resultado final: 6-2 (2-1, ao intervalo)

 

Árbitros: Hugo Grilo (1.º); Ricardo Rocha (2.º); Hélio Abrantes (3.º) e André Marques (cronometrista).

 

Clube Desportivo da Cova da Piedade: Fábio Filipe (g.r), Francisco Silva, Miguel Passos (1 golo), Tiago Dionísio, Ivan Fernandes, Pedro Pereira (g.r), João Guerrinha (1), Américo Feliciano (1), José Fernandes (1), Rui Borges, Diogo Ramos (1) e Bruno Pires (1).

 

Treinador – Bruno Pereira

 

 

União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde: José Pinto (g.r), Tiago Alves (1 golo), Tiago Santos (1), Carlos Conceição, Heldinha, Luís Barradas (g.r), João Mizalaque, Samuel Noronha, Carlos Cruz, Diogo Figueira, Rodrigo Bessa, Paulo Angélica.  

 

Treinador – Pedro Pinhal

 

 

 

Declarações dos treinadores

 

Bruno Pereira, treinador do Cova da Piedade:

 

“Creio que foi um jogo, sem desprimor para os demais adversários, entre as duas melhores equipas da nossa região, neste momento. Um desafio marcado pelo equilíbrio, que acabou por ser decidido nos pormenores. Fomos mais felizes, mas acabamos por justificar inteiramente a conquista do troféu e, por isso, estamos todos de parabéns”.

 

“A União da Quinta do Conde, orientada por um bom treinador, mostrou muita qualidade do seu coletivo o que valorizou ainda mais a nossa vitória num bom jogo de futsal”.

 

“A conquista desta taça, que é muito prestigiante, é o reflexo do trabalho de todos quantos estão ligados, desde os dirigentes aos adeptos, ao futsal do Cova da Piedade, um clube que visa sempre conquistas e assim quer continuar a seguir…   

 

“A festa da final da Taça AFS foi muito bonita e um evento que contribuiu para a promoção do futsal regional. A AF Setúbal está de parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver pelo engrandecimento da modalidade”.

 

 

Pedro Pinhal, treinador da União da Quinta do Conde:

 

“Foi um jogo pautado pelo equilíbrio, praticamente até ao fim. A nossa ambição pela conquista do troféu, traduzida pela entrega competitiva dos jogadores, ficou demonstrada até ao último segundo de um jogo que acabou por ser interessante de seguir. O mérito da conquista pendeu para o Cova da Piedade que acabou por ser a equipa que cometeu menos erros”.

 

“A presença numa final é sempre importante. O nome da União da Quinta do Conde saiu prestigiado, reforçou a sua projeção e isso é sempre positivo para cativar o interesse de mais praticantes a ingressarem na prática da modalidade no seio do clube”.

 

“Registo com agrado a realização do evento bem organizado pela AF Setúbal. Estão de parabéns.”

 

A AF Setúbal reitera o agradecimento pelo apoio institucional da Câmara Municipal do Seixal pela cedência do Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, palco desportivo de excelência da nossa região.