Por isso, o técnico de 43 anos, que comanda os alvirrubros pela segunda temporada, rejeita assumir quaisquer tipo de favoritismos, até porque lembra que a equipa do União SC já impôs um desaire esta época.

 

Contudo, Pedro Amora garante que o seu plantel espelha um conjunto de muita qualidade, e é no coletivo que reside o argumento maior para visar o triunfo final de uma época “fantástica” e que, no plano pessoal, pode premiá-lo com o facto de tornar-se o primeiro treinador a erguer a Taça associativa pela segunda vez.

 

O treinador barreirense elogia a opção pelo emblemático Estádio do Bonfim para a realização do jogo, este sábado, a partir das 16 horas, recinto que deseja ver bem preenchido com adeptos alvirrubros no apoio à sua equipa a quem vai pedir para estarem totalmente focados na partida para todos terem “uma tarde feliz”.

 

afesetubal.fpf.pt -  O que significa para si chegar à final da Taça AFS?

Pedro Amora – Um facto, naturalmente, muito agradável, que é culminar de uma época muito complicada, de muitas dificuldades, mas que demonstra o excelente percurso que a equipa fez na prova. Por isso, a conquista da Taça AFS seria a cereja no topo do bolo de uma época fantástica.

 

Como avalia a caminhada da equipa até à final?

Tivemos um calendário muito adverso. Depois da sempre complicada fase de grupos, tivemos pela frente o FC Setúbal, nos quartos-de-final, e o dérbi com GD Fabril, na meia-final. Dois adversários de grande valor, que conseguimos eliminar na condição de visitante.

Chegamos à final como a equipa com o melhor ataque da prova. Somos justos finalistas.

 

Como é que a sua equipa vai encarar esta final jogo e que que tipo de jogo espera?

Vamos entrar em campo e focados em dar tudo por conquistar o troféu. Essa é ambição coletiva e nem podia ser de outra forma.

Mas estamos conscientes de que será um jogo muito complicado. Sendo o União SC uma das equipas que nos venceu esta época, no único jogo em que não marcamos golos, redobra a atenção.

Creio que vai ser uma partida equilibrada, porque nós sabemos que vamos dar tudo e manter o foco, com certeza, eles também.



 

Como avalia o adversário e que tipo de cuidados tem de ter a equipa do FC Barreirense para vencer este jogo?

A equipa do União SC apresenta um conjunto que privilegia atuar com um bloco baixo, mas exibindo um meio-campo de grande qualidade, que permite gerar transições ofensivas muito rápidas. As situações de bola parada são igualmente momentos em que criam muito perigo. Mas, o União SC é um conjunto no seu todo muito valoroso com individualidades de qualidade.

Portanto, todos os cuidados serão poucos.

 

O Barreirense é favorito?

Não diria. Creio, que por tudo o que já foi abordado, e porque estamos a falar de uma final, o favoritismo é repartido de igual forma pelas duas equipas.

Podem olhar para a diferença pontual entre as duas equipas que ficou registada no campeonato e pensar que o FC Barreirense é favorito, mas não.

Na Taça, a equipa do União SC eliminou equipas de muita qualidade, entre as quais o Vasco da Gama AC e o detentor do troféu, o Amora FC. Temos estes registos em muita atenção, estamos precavidos e não queremos ser surpreendidos.

 

Quais os pontos fortes do seu plantel?

O coletivo é o principal. Um grupo de jogadores de grande qualidade que forma uma equipa com muita alma e que privilegia a entreajuda.

Os nossos processos estão bem definidos. Gostamos de ter muita posse de bola.

Mas, fundamentalmente, a força da equipa do FC Barreirense está na mais-valia do grupo.

 

Qual a receita para vencer?

É sermos nós mesmos. Ter compromisso e apresentarmo-nos tal como temos feito até aqui. Se assim for, como desejo, acho que vamos ter uma tarde feliz.

 

A importância do jogo ser no Estádio do Bonfim…

É sempre motivante para os jogadores terem esta oportunidade, a maioria que nunca pisou esse relvado de um estádio histórico do nosso futebol.

Num recinto de menor dimensão, talvez houvesse um ambiente de maior aproximação dos jogadores aos adeptos, mas reconheço que é uma boa opção e que os jogadores vão desfrutar da oportunidade.

 

Se o FC Barreirense ganhar, conquista a segunda Taça AFS…

É importante para o clube, naturalmente, ver aumentado o seu palmarés com mais um troféu prestigiante. A nível pessoal, há igualmente a particularidade de poder ser o primeiro treinador a duas Taça AFS [n.d.r: a primeira conseguida por Pedro Amora, foi na época 2013/14, ao serviço do Amora FC].  

Todavia, a conquista deste troféu viria reforçar a época fantástica conseguida por todos quantos integraram a equipa do FC Barreirense, na qual o 2.º lugar no campeonato e o consequente acesso à Taça de Portugal é igualmente muito importante.

Esta conquista, reitero, seria o colocar da cereja no topo do bolo.  

 

Espera muito apoio dos adeptos barreirenses no estádio?

Naturalmente. O clube promoveu em larga escala o evento e creio que os resultados vão estar à vista. É sempre muito importante contar com a presença dos nossos adeptos. Antevejo um jogo de muito entusiasmo, com os meus jogadores muito focados, sobretudo, em vencer.