A AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, vai levar a efeito uma ação formativa pioneira no âmbito do futebol nacional dedicada a treinadores e ao público em geral.

“A Semana do treinador”, cuja componente prática assume particular destaque, contando com a colaboração de equipas de futebol representantes do nosso universo associativo, está agendada para os dias 14,15 e 16 de junho, predominantemente, nas instalações do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal e com uma ação no Campo Municipal da Várzea.

“É o maior evento a nível nacional de formação prática para treinadores de futebol, mas que está, igualmente, aberta à participação do público em geral. Algo que nunca foi feito no país.”, começou por destacar Tomás Pereira, coordenador técnico distrital da AF Setúbal, sobre a iniciativa que envolve um conjunto de 14 ações, a serem ministradas por outros tantos treinadores convidados.


“Pretendemos inovar no âmbito da formação de treinadores e o conjunto de ações planeadas deixa antever uma jornada fantástica, sustentada na qualidade de excelência dos técnicos convidados que vão partilhar conhecimentos e reforçar um evento, que à partida, é muito importante”.

Tomás Pereira vincou, igualmente, a participação de 14 equipas de escalões formativos no decorrer do evento. “Cada momento, com duração de 60 minutos, envolve a colaboração, que desde já agradecemos, de conjuntos representantes de emblemas do nosso distrito, o que garante, ainda, mais dinamismo e envolvimento prático dos técnicos.”

Não menos importante, será o período de 20 minutos, a dinamizar logo após cada ação. “Será uma altura de interação entre os treinadores preletores e os participantes, com perguntas e respostas, o que é sempre relevante para aprofundar fundamentos”.

“Vamos tentar fazer deste evento, um acontecimento de referência a nível nacional e que possa crescer, de ano para ano”, assumiu, confiante, Tomás Pereira.


Refira-se que a participação em cada ação formativa garante aos treinadores certificados entre 0,8 e 1,6 unidades de crédito, relativas a componente geral e específica, consoante a frequência.

As inscrições decorrem até ao dia 12 de junho e podem ser registadas AQUI    

A primeira edição de “A Semana do Treinador”, organizada pela AF Setúbal, tem a parceria da Federação Portuguesa de Futebol e conta com a prestimosa colaboração institucional da Câmara Municipal de Setúbal.