Inaugurado este domingo, na Baixa da Banheira, Moita, tem o nome de Complexo Desportivo UDCB “Avelino da Costa Rodrigues” aquele que é o mais recente equipamento dedicado à prática do futebol na nossa região.

Um recinto desejado há cerca de três décadas pela União Desportiva e Cultural Banheirense e agora de portas abertas para servir de palco à dinamização da atividade desportiva e cuja concretização espelha uma obra que envolve um campo de futebol 11 com piso de relva artificial, iluminação LED, cinco balneários, instalações sanitárias e um bar.

Foi, portanto, neste novo cenário há muito sonhado no seio do emblema da Baixa da Banheira em nome de um espaço próprio, que decorreu a cerimónia de inauguração, evento festivo muito participado que, reuniu presidentes das autarquias locais (CM Moita e UF Baixa da Banheira e Vale da Amoreira), dirigentes de associações desportivas, culturais e parceiros institucionais, além, naturalmente, dos responsáveis e associados do clube que partilharam o momento histórico.  

Refira-se que o projeto está alicerçado numa parceria entre a UDB Banheirense e a Escola de Futebol D. João I, que contou com o apoio das autarquias moitenses.


Pedro Machado, responsável pela EF D. João I, no momento do discurso solene, ladeado pelos representantes das autarquias moitenses e dirigentes associativos

No libertar dos sentimentos pela concretização da obra, Pedro Machado, responsável pela dinamização da referida escola de futebol formativo, cujos jovens atletas passam a utilizar o novo equipamento, fruto da parceria assumida, não escondeu a felicidade.

“Ao fim de tantos anos conseguimos”, começou por manifestar Pedro Machado num discurso que se estendeu em agradecimentos ao UDC Banheirense pela confiança depositada na parceria, às autarquias e a todos os que constribuíram para que o projeto, que tem “uma grande vertente social” visse a luz do dia e que caminhe para um futuro ambicioso, “com a formação da D. João I a ajudar a UDB Banheirense a ser mais forte”.

Presidente da UDC Banheirense com discurso emocionado

Helena Mira, presidente da Direção da UDC Banheirense, depois da dificuldade em conter as lágrimas no arranque da sua intervenção solene, não hesitou em lembrar que ao fim de quase 30 anos, “foi possível a concretização do sonho”, sinónimo de um complexo desportivo próprio para o clube que dirige, “aberto à população local” e destinado ao “desenvolvimento desportivo da vila”.

Agradecendo a parceria estabelecida, os apoios autárquicos e de todos os que ajudaram à concretização da obra, Helena Mira assumiu estar “de coração a transbordar de alegria”.


Helena Mira, presidente da Direção da UDC Banheirense, sorriu à concretização de um sonho antigo

A presidente do UDC Banheirense, de forma particularmente reconhecida, evocou o malogrado associado do clube, Avelino da Costa Rodrigues, o qual dá o nome ao novo complexo, e que havia prometido assegurar a construção da vedação do recinto, caso um dia este viesse a ser concretizado. Uma promessa que veio a ser evidenciada pelos seus familiares.

Mas, a presidente, com “o sentimento de alegria” pelos dias que correm, não refreia a ambição. Um pavilhão será a obra que se segue nos desejos da UDC Banheirense, “que permita alargar a prática desportiva”.

AF Setúbal saúda reforço das condições

“É com grande satisfação que a AF Setúbal está representada na inauguração de mais um espaço desportivo para a prática do futebol, que vem reforçar as infraestruturas na nossa região, nomeadamente no concelho da Moita, que respira futebol”, começou por declarar o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, na sua intervenção institucional.

O dirigente associativo saudou a concretização de uma obra que “vai beneficiar a atividade das camadas jovens” no âmbito de um “espaço que vai alavancar um renovado futuro para o clube”.


O presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, vincou a importância de uma obra que reforça o futebol no distrito

“É, portanto, com regozijo que a AF Setúbal vê este investimento, que contou com uma parceria importante e com o apoio das autarquias locais, na conclusão de uma obra desejada há três décadas”, assinalou Francisco Cardoso, que representou a AF Setúbal, acompanhado pelo vice-presidente diretivo, João Aires.

Autarcas realçam obra meritória

O presidente da União das Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Nuno Cavaco, enalteceu a “luta das pessoas que ultrapassaram os obstáculos para verem a obra feita”, felicitando os dirigentes da UDC Banheirense e valorizando a parceria estabelecida.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, concluiu a sessão de intervenções institucionais, começando por felicitar e reconhecer o mérito à parceria que levou por diante um projeto que resultou na construção de “um equipamento muito importante para a terra e que permite olhar para o futuro com outras condições de desenvolvimento e crescimento da prática desportiva”.


À sessão solene de inauguração, a bola estreou-se a rolar no relvado do Complexo Desportivo UDCB “Avelino da Costa Rodrigues”, com largas dezenas de atletas em campo, num dia memorável para o futebol banheirense, selado com um almoço comemorativo.