São 51 (33 de futebol e 18 de futsal) os novos árbitros habilitados a integrar o universo das competições da AF Setúbal, e cujos diplomas de aproveitamento, no âmbito de dois cursos levados a efeito, foram entregues, esta terça-feira, numa cerimónia realizada no Auditório da instituição distrital.

No evento, que contou com a presença dos presidentes do Conselho de Arbitragem e da Direção da AF Setúbal, José Manuel Esteves e Francisco Cardoso, Lucílio Baptista, em representação do Conselho Arbitragem da FPF, e Nuno Roque (APAF), entre outros elementos das estruturas diretiva e da arbitragem associativa, bem como representantes de núcleos de árbitros da região, as felicitações e o desejos de sucesso a quem começa a dar os primeiros apitos foram um denominador comum, mas sem esquecer o compromisso e responsabilidade que os novos juízes deverão assumir.

José Manuel Esteves, depois de agradecer o contributo fundamental dos formadores e dos núcleos de árbitros pela envolvência no processo formativo dois dois cursos (futebol e futsal) de candidatos a árbitros, que começaram em outubro de 2018, lembrou que os 51 novos juízes “a partir deste momento tem muita responsabilidade”, a qual começa, desde logo, para com os deveres da arbitragem, destacando o “compromisso”.

“Para se chegar longe na arbitragem, têm de trabalhar. Muito treino físico e teórico, no âmbito das ações previstas no seio dos núcleos e nos Centros de Treinos Regionais”, vincou o presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, perante a plateia.

“Parabéns a todos pelo aproveitamento e sejam bem-vindos à arbitragem setubalense”, felicitou José Manuel Esteves, dirigindo-se aos mais recentes árbitros do nosso futebol e futsal, antes de sublinhar, com palavras de reconhecimento, o apoio da Direção da AF Setúbal, “que tem estado sempre com a arbitragem do nosso distrito, no sentido de fortalecer a sua evolução”.


Presidente da AF Setúbal confiante no futuro

“É com satisfação que vejo este auditório cheio e isso é resultado do meritório trabalho promovido pelos núcleos e pelos formadores, que contribuíram para a entrada deste importante conjunto de novos árbitros no seio da arbitragem distrital”, começou por testemunhar Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, felicitando os recém-diplomados.

O líder diretivo, que não hesitou dar o exemplo de Lucílio Baptista, como um dos muitos árbitros internacionais que fazem parte da relevante história da arbitragem da AF Setúbal, deixou a convicção de que entre a meia centena dos novos juízes “estão mais árbitros que vão atingir patamares de topo”.

Reitrerando que “a Direção da AF Setúbal não gasta dinheiro com a arbitragem, mas investe para ter mais e melhores árbitros que representem a nossa associação no topo da arbitragem”, Francisco Cardoso, recenhecendo que esse é um trabalho partilhado, desejou aos árbitros recém-formados, “que continuem a sua caminhada e não desistam a meio” por forma a reforçar um sector que continua a ter uma quantidade insuficiente de árbitros.

“Agradeço o empenho de todos e desejo boa sorte para a carreira que agora começa no âmbito de uma atividade que é nobre”, registou o presidente da AF Setúbal.

FPF e APAF destacam oportunidade e valorização 

Em representação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Lucílio Baptista, ex-árbitros de futebol internacional dos quadros da AF Setúbal, não deixou de manifestar particular saudação “à continuidade de um bom trabalho que tem sido realizado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal”.

Felicitando os novos árbitros, Lucílio Baptista, lembrou que ao contrário do ‘seu tempo’, “a arbitragem é, hoje, um mundo de oportunidades, que deve ser aproveitada”.

“Desfrutem e divirtam-se, de forma séria, porque os resultados do vosso trabalho virão ao de cima”, declarou o ex-internacional, para quem “vale a pena ser árbitro”.

Por sua vez, Nuno Roque, ex-árbitro assistente, 1.ª Categoria, dos quadros da AF Setúbal, representou a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) na cerimónia associativa, e não deixou de salientar, numa mensagem assente na sua experiência, “que até ao último apito do último jogo da carreira, os árbitros estão sempre a aprender”.

“Esta é uma atividade gratificante, que ajuda a formar homens e mulheres”, destacou sobre o setor da arbitragem, no qual “quem trabalha mais, está mais perto de atingir os objetivos”.

“Parabéns a todos, pela conclusão desta primeira etapa de uma carreira que se deseja de sucessos”, felicitou, Nuno Roque.

Refira-se que entre os 51 novos árbitros da AF Setúbal, contam-se seis mulheres, sendo uma árbitra e uma cronometrista de futsal, e quatro árbitras de futebol.