Futebol Clube Barreirense, campeão distrital, e Clube Desportivo Cova da Piedade, vencedor da Taça AFS, são os emblemas das duas equipas a quem está reservado, este sábado, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, a partir das 20h30, a medição de forças pela conquista da edição 2018/19 da Supertaça AFS.

Trata-se de um jogo que marca o reencontro entre os dois conjuntos que, ainda no passado dia 11 de maio, assumiram o estatuto de finalistas na Taça AFS 2018/19, a qual foi erguida pelos piedenses (naquela que foi a sua terceira vitória em quatro edições), depois de levarem a melhor sobre o Barreirense, no desempate através da marcação de penáltis.

Os barreirenses, recorde-se, levantaram o troféu de campeões distritais da presente época (o primeiro de sempre do futsal do clube), no último dia 9, num jogo de consagração e que fechou as contas da competição regular associativa, na qual o Cova da Piedade registou o 2.º lugar classificativo.

Perante estes factos, não restam dúvidas de que a Supertaça AFS será disputada num desafio entre as duas equipas que melhores desempenhos competitivos demonstram esta época, pelo que se antevê mais um jogo recheado de emoções e de grande promoção ao futsal distrital.

Elvis Luz e Gonçalo Grácio são, respetivamente, os capitães de equipa do FC Barreirense e do CD Cova da Piedade, e a quem coube, em declarações ao afsetubal.fpf.pt, dar o pontapé de saída, no âmbito das expetativas, para o grande jogo deste sábado.

“Preparados para vencer”

Com a “confiança em alta”, Elvis Luz garante que a equipa do FC Barreirense “está devidamente preparada para vencer o importante troféu”.

O capitão barreirense reconhece que o desafio “será difícil”, como já foi demonstrado pelo facto da sua equipa ainda não ter conseguido levar de vencido o Cova da Piedade nos três jogos oficiais disputados, os dois referentes ao campeonato e o desaire na Taça AFS, “apesar das boas exibições conseguidas”.

Elvis Luz, capitão da equipa do FC Barreirense

“Jogamos sempre para vencer e vamos querer reafirmar a nossa qualidade” naquele que Elvis Luz considera “o melhor jogo para demostrar” essa vontade, perante um adversário que tem “uma excelente equipa”. “Mas estamos preparados e muito motivados”, assegura o capitão barreirense.

A vencer a Supertaça AFS, o FC Barreirense conquista um troféu inédito no seu historial. “Será muito importante para o futsal do clube que está a começar, e para todos os elementos do grupo que, mais uma vez, podem inscrever o seu nome na história de conquistas”, assinalou Elvis Luz, 36 anos, antes de elogiar o apoio efetivo dos dirigentes barreirenses à modalidade.

 

“Confiança sempre no máximo”

“É uma final, um jogo que todos gostamos de disputar e, naturalmente, que o nosso pensamento está na obtenção vitória e na conquista do troféu para o CD Cova da Piedade”, começou por abordar Gonçalo Grácio, sobre o encontro de atribuição da Supertaça AFS 2018/19.  

O histórico dos mais recentes encontros entre ambas as equipas, favorável aos piedenses, não é encarado pelo capitão do Cova da Piedade como um factor que permita libertar facilidades. “Todos os jogos realizados entre as duas equipas foram sempre complicados para os dois lados. Este vai ser mais um, que não fugir desse enquadramento”, reconheceu Gonçalo Grácio, 32 anos.


Gonçalo Grácio, capitão da equipa do CD Cova da Piedade

“Vamos enfrentar o atual campeão distrital, uma formação forte, de muita qualidade competitiva e recheada com jogadores experientes”, observou o capitão piedense, antes de vincar que no seu lado estará “um Cova da Piedade que também tem vai apresentar os seus argumentos, assentes num coletivo motivado e de grande capacidade”.

É, portanto, nesse sentido que os piedenses avançam confiantes para “levar de vencido o jogo e festejar a conquista de mais um troféu para o futsal do clube”. “É um título que está em causa e isso é sempre muito importante e prestigiante para o emblema, para os jogadores e para a estrutura. Vamos querer ser nós a vencer e fechar a época em festa piedense”.

Apelo ao apoio dos adeptos

E, por falar em festa, é isso mesmo que ambos os capitães das equipas que vão medir forças pela Supertaça AFS desejam que aconteça este sábado, na Torre da Marinha, em nome do futsal da região.

Elvis Grácio e Gonçalo Cruz não hesitaram em deixar um apelo à presença significativa de adeptos no jogo, concordando que esse suporte, evidenciando um comportamento de fair play, constituiu “um apoio motivacional, sempre, muito importante”.

Refira-se que o jogo de atribuição da edição 2018/19 da Supertaça AFS, em futsal sénior, conta com transmissão live stream (AQUI) através do Canal AF Setúbal TV.