Três dias (14, 15 e 16 de junho) marcaram a primeira edição de “A Semana do Treinador”, um evento de caráter formativo para treinadores de futebol e público em geral, que se assumiu como uma aposta ganha e que foi pioneira no âmbito deste género de iniciativas no nosso país.

Nas instalações do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal do Campo Municipal da Várzea, em Setúbal, a iniciativa levada a cabo pela coordenação do Gabinete Técnico da AF Setúbal revestiu-se de um enorme dinamismo, impulsionado por um conjunto de 14 treinadores, sendo três selecionadores nacionais, e outros tantos emblemas do futebol da nossa região, que colaboraram, através de respetivas equipas, no âmbito de uma ação que privilegiou as demonstrações práticas e uma interatividade ímpar - o que, desde logo, constituiu uma reconhecida diferenciação, numa jornada que envolveu o relevante número de 87 participantes.



Treinadores/formadores presentes: Filipe Machado, João Santos, Filipe Pereira, Carlos Sacadura, Francisco Neto, Nuno Campos, Tomás Pereira, Fernando Valente, António Fonte Santa, Bruno Pereira, Vasco Seabra, Hugo Falcão, João Santos, José Guilherme Oliveira.

“O balanço é excelente! Foram mais de 25 horas de formação, com quase uma centena de treinadores presentes, divididos pelos três dias, 14 clubes filiados envolvidos e 14 formadores de muita qualidade que vieram inspirar os nossos treinadores e os atletas do nosso distrito”, avaliou, com satisfação, Tomás Pereira, Coordenador Técnico Distrital da AF Setúbal, responsável que esteve a cargo da organização do evento, para o qual também contribuiu com a partilha das suas experiências, integrado num prestigiado leque de treinadores/formadores, que em cada ação de 60 minutos protagonizada, somaram mais 20 de interação com os participantes, momentos de particular importância e onde foram feitas perguntas e dadas respostas, contribuindo assim para o aprofundar de conhecimentos.


Tomás Pereira enalteceu o envolvimento de formadores, formandos e clubes na edição de estreia da Semana do Treinador 

Clubes/equipas presentes: Vitória Futebol Clube, Charneca de Caparica Futebol Clube, Clube Desportivo "Os Pelezinhos", Escola de Futebol Feminino de Setúbal, Quintajense Futebol Clube, União Futebol Comercio Indústria, Clube Desportivo da Cova da Piedade, Futebol Clube Barreirense, Grupo Desportivo da Escola Báscica D. João I, Sonho XXI Futebol Clube, Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, Palmelense Futebol Clube, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, União Futebol Clube Moitense.

“Trabalharemos sempre em prol dos nossos treinadores e dos nossos clubes, promovendo ações de formação e vivências relevantes e ricas para todos, porque são essas experiências e partilha constante que farão com que os treinadores desenvolvam o seu sentido crítico, construindo eles também, vivências ricas e contextos adequados ao crescimento dos atletas do nosso distrito”.

“Todos ganhamos com este tipo de acções, e a Associação de Futebol de Setúbal será sempre promotora e catalizadora na promoção e desenvolvimento do futebol no distrito, seja ao nível da formação de treinadores, atletas e demais agentes desportivos”, realçou, confiante, Tomás Pereira, que agradeceu, reconhecidamente, a presença dos treinadores/formadores e dos clubes/equipas pelo significativo contributo na dinamização do evento.

Refira-se que a participação em cada ação formativa garantiu aos treinadores certificados entre 0,8 e 1,6 unidades de crédito, relativas a componente geral e específica, consoante a frequência.

A primeira edição de “A Semana do Treinador”, organizada pela AF Setúbal, contou com a parceria da Federação Portuguesa de Futebol e com a prestimosa colaboração institucional da Câmara Municipal de Setúbal.

Mais algumas das imagens registadas nos três dias do evento podem ser vistas no álbum  "A Semana do Treinador", na página do facebook da AF Setúbal.