A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 3 – Os jogadores

 

FUTEBOL

 

Sabia que o número mínimo de jogadores para começar um jogo de futebol 11 ou continuá-lo é de 7 jogadores, 6 no futebol de 9 e 5 no futebol de 7?

 

Sabia que o número de substituições limitadas são efectuadas numa paragem de jogo e que as mesmas variam conforme o escalão e que um jogador substituído, não pode voltar ao terreno de jogo?

 

Sabia que o jogador que vai ser substituído tem de sair do terreno de jogo pelo lugar mais próximo de onde se encontra?

 

Sabia que existem substituições ilimitadas no futebol de 9 e de 7 e que as substituições podem ser feitas com o jogo a decorrer, mas apenas na área de substituição? E que nestes escalões a substituição do guarda-redes terá de ser feita apenas com o jogo interrompido?

 

Sabia que se um jogador suplente entrar em terreno de jogo e tiver interferência no jogo a sua equipa será punida com um pontapé-livre direto ou com um pontapé de penálti, independentemente da sanção disciplinar que lhe será aplicada?

 

Sabia que se uma equipa tiver 12 jogadores em campo e sofrer um golo esse golo será considerado como válido. Mas se essa equipa marcar um golo na baliza adversária o mesmo não será considerado?

 

Sabia que o capitão de equipa não tem qualquer estatuto ou privilégios especiais, mas tem um certo grau de responsabilidade pelo comportamento da sua equipa? E que no futebol de 7 e 9 o capitão não precisa de ser titular?

 

FUTSAL

 

Sabia que os jogos são disputados por duas equipas compostas por um máximo de cinco jogadores, um dos quais é o guarda-redes?

 

Sabia que um jogo não pode ter o seu início se qualquer das equipas for composta por menos de três jogadores? E termina se, na superfície de jogo, uma ou ambas as equipas tiver(em) menos de três jogadores?

 

Sabia que as substituições são ilimitadas e que poderão efetuar-se em qualquer momento, estando a bola em jogo ou não?

 

Sabia que sendo realizada uma substituição durante o intervalo ou antes de qualquer dos períodos do prolongamento, o substituto deve entrar na superfície de jogo pela sua zona de substituições, após avisar o terceiro árbitro ou o árbitro, no caso de não existir terceiro árbitro?

 

Sabia que se um período for prorrogado para permitir a execução de um pontapé de grande-penalidade, um pontapé da segunda marca de grande-penalidade ou um pontapé-livre direto sem barreira, não serão permitidas substituições, com exceção do guarda-redes defensor?

 

Sabia que um substituto apenas poderá substituir um jogador expulso e entrar na superfície de jogo dois minutos completos após a expulsão que lhe corresponde, desde que tenha a autorização de um árbitro assistente?

 

Sabia que, em relação à questão anterior, um substituto pode entrar antes de terem sido decorridos esses dois minutos se a sua equipa sofrer um golo e esteja nesse momento a jogar em inferioridade numérica em relação à equipa adversária?

 

Sabia que o capitão de equipa pode exercer essa função estando sentado no banco dos Técnicos e Substitutos?

 

Sabia que um jogador inscrito na ficha de jogo pode substituir a qualquer momento o guarda-redes da sua equipa nessas funções?

 

Sabia que no momento da saudação inicial ao público todos os jogadores inscritos na ficha de jogo participam nessa cerimónia?

 

FUTEBOL de PRAIA

 

Sabia que todas as questões colocadas para a variante do Futsal também se aplicam ao Futebol de Praia?