A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.

 

Lei 6 - Os outros elementos da equipa de arbitragem

 

FUTEBOL

  

Sabia que além do árbitro existem os árbitros assistentes, quarto árbitro, árbitros assistentes adicionais, árbitro assistente de reserva, vídeo árbitro (VAR) e assistente de vídeo árbitro (AVAR)?

 

Sabia que todos eles assistem o árbitro a controlar o jogo, mas a decisão final será sempre tomada pelo árbitro?

 

Sabia que com exceção do VAR e do AVAR todos os outros são os elementos da equipa de arbitragem no terreno de jogo?

 

Sabia que o árbitro tem autoridade para em caso de interferência indevida ou conduta imprópria, demiti-los das suas funções?

 

Sabia que os árbitros assistentes ajudam o árbitro a inspeccionar o terreno de jogo, as bolas, o equipamento dos jogadores, fazer o registo do tempo, golos, comportamentos incorrectos, etc.?

 

Sabia que os árbitros assistentes prestam assistência ao árbitro nas situações de falta ou infracção, nos casos em que têm uma melhor visão do que o árbitro?

 

Sabia que os árbitros assistentes apenas devem indicar quando um jogador está na posição de fora de jogo quando este deva ser sancionado por tal posição? 

 

 

FUTSAL 

(Os Árbitros Assistentes)

 

Sabia que podem ser nomeados dois árbitros assistentes (um terceiro árbitro e um cronometrista), os quais devem cumprir as suas funções de acordo com as Leis do jogo de Futsal?

 

Sabia que o terceiro árbitro indica aos árbitros um erro manifesto na advertência ou expulsão de um jogador ou no caso de ter existido uma conduta violenta fora do seu campo de visão? E que, não obstante, os árbitros decidirão sobre todos os factos relacionados com o jogo?

 

Sabia que o terceiro árbitro substitui o segundo árbitro no caso de lesão ou indisposição do árbitro ou do segundo árbitro?

 

Sabia que nos jogos do Campeonato Distrital, o cronómetro utilizado deve dispor de todas as funções necessárias ao registo de tempo de jogo, golos, faltas acumuladas e indicação do respetivo período de jogo?

 

Sabia que caso ambas as equipas solicitem uma pausa técnica e a mesma tenha sido concedida à equipa adversária, o terceiro árbitro está encarregue de questionar o oficial responsável pela solicitação sobre se ainda pretende fazer o uso da mesma? E que caso não pretenda está autorizado a recolher o documento próprio?

 

Sabia que no caso de atraso de um cronometrista, este deverá após autorização do árbitro, assumir as suas funções apenas quando não estejam a ser exercidas por um árbitro oficial?

 

Sabia que no pontapé de saída o terceiro árbitro posiciona-se junto à mesa do cronometrista e verifica se substitutos, elementos oficiais e outras pessoas estão posicionados corretamente? E o cronometrista posicionado na mesa do cronometrista verifica se o pontapé de saída é efetuado corretamente?

 

 

FUTEBOL DE PRAIA 

(Os Árbitros Assistentes)

 

Sabia que os árbitros assistentes são o 3.º árbitro e o cronometrista?

 

Sabia que cabe ao 3.º árbitro verificar os equipamentos dos jogadores substitutos antes destes entrarem no terreno de jogo?

 

Sabia que cabe ao 3.º árbitro assegurar que as substituições são efetuadas corretamente e, usando um apito ou um sinal acústico diferente do usado pelos árbitros assinala qualquer infração que tenha ocorrido durante a substituição caso a vantagem não possa ser aplicada?

 

Sabia que cabe ao 3.º árbitro informar os árbitros quando um erro evidente foi cometido numa advertência ou expulsão ou se um ato de conduta violenta foi cometido fora do seu campo de visão?

 

Sabia que o cronometrista deve parar o cronómetro após um golo ter sido marcado, após um pontapé livre ou grande penalidade ter sido assinalado ou sempre que os árbitros o solicitem?

 

Sabia que cabe ao cronometrista indicar o final dos períodos de jogo ou prolongamento, com um apito ou um sinal acústico diferente por aquele usado pelos árbitros?