A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 7 – A duração do jogo

 

FUTEBOL

 

Sabia que o jogo se compõe de duas partes de 45 minutos cada uma, a menos que o regulamento da competição determine outro tempo?

 

Sabia que os jogadores têm direito a um descanso entre as duas partes e que não deve exceder os 15 minutos?

 

Sabia que para segurança dos jogadores o regulamento da competição pode permitir paragens médicas (ex. paragens para hidratação e paragens para arrefecimento)?

 

Sabia que as paragens para arrefecimento servem para permitir a redução da temperatura corporal dos jogadores (entre 90 segundos e 3 minutos) e que as paragens para hidratação são destinadas à hidratação dos jogadores (não devem exceder 1 minuto)?

 

Sabia que o árbitro é obrigado no final de cada parte, a recuperar o tempo perdido, ocasionado por substituições, avaliação das lesões dos jogadores, perdas de tempo, sanções disciplinares, paragens médicas ou qualquer outra causa que justifique essa recuperação?

 

Sabia que o tempo adicional exibido no final do 2.º tempo pelo árbitro assistente, pode ser aumentado pelo árbitro, mas não reduzido?

 

Sabia que a única situação em que a duração de cada parte deve ser prolongada é para ser executado um pontapé de penálti?

 

 

FUTSAL

 

Sabia que o AA-Cronometrista nomeado será o responsável pelo cumprimento do tempo de jogo, de acordo com o regulamentado, tendo a responsabilidade de parar o cronómetro sempre que a bola ultrapasse as linhas de baliza ou laterais para fora ou que o árbitro interrompa o jogo?

 

Sabia que nos jogos em que o AA-Cronometrista não compareça ou seja dispensado pelo árbitro, a cronometragem do jogo é da responsabilidade do árbitro?

 

Sabia que o AA-Cronometrista indica o fim de cada período de jogo com um sinal acústico, mas se a bola tiver sido pontapeada em direção de uma das balizas antes do sinal acústico, o árbitro deve aguardar que o pontapé surta o seu efeito e só após isso é que confirma com o seu apito o final de jogo?

 

Sabia que pode ser obtido um golo após o AA-Cronometrista fazer soar o buzinão a indicar o fim do período do jogo ou que pode ser assinalado um pontapé de grande penalidade, um pontapé-livre direto sem barreira, um pontapé-livre direto ou um pontapé-livre indireto durante esse período de tempo?

 

Sabia que o AA-Cronometrista tem a obrigação de fazer soar o sinal acústico a indicar o pedido de Pausa Técnica quando uma equipa o solicitar e tenha direito a ela, uma em cada parte do jogo do tempo regulamentar (exclui-se prolongamento), e a reposição de bola seja posse dessa equipa?

 

Sabia que caso não exista painel eletrónico ou o mesmo não se encontre em condições de ser utilizado, a sua função será executada com recurso a um marcador manual colocado em cima da mesa do AA-Cronometrista?

 

Sabia que nas nossas competições distritais de Benjamins, Infantis e Iniciados, visto o AA-Cronometrista não fazer parte integrante da constituição da equipa de arbitragem nestes escalões, deverá existir um auxiliar de mesa, afeto à equipa visitada, cujas funções se resumem unicamente ao registo de faltas técnicas e golos no painel eletrónico?

 

Sabia que o tempo de jogo, por cada parte regulamentar, nos escalões de Séniores a Juvenis é de 20 minutos ao cronómetro, de Iniciados é 30 minutos de tempo corrido, de Infantis e Benjamins é de 20 minutos de tempo corrido, e o tempo de intervalo em todos os escalões é de 10 minutos?

 

 

FUTEBOL DE PRAIA

 

Sabia que o jogo é dividido em 3 partes regulamentares de 12 minutos e os intervalos são de 3 minutos?

 

Sabia que no final do tempo regulamentar, 3.º período, os jogos não podem terminar empatados, caso isso aconteça será jogado um prolongamento com uma única parte de 3 minutos?

 

Sabia que se aplica o mesmo princípio do Futsal no caso de a bola ser pontapeada na direção de uma das balizas, antes do sinal acústico do cronometrista, devendo os árbitros aguardar que o efeito do pontapé termine para considerarem o final do período ou do jogo com o seu apito?