A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 8

 

FUTEBOL

O começo e o recomeço do jogo

 

Sabia que o jogo começa com um pontapé de saída em ambas as partes do jogo e do prolongamento e recomeça após a marcação de um golo?

 

Sabia que também é recomeçado um jogo quando é executado um pontapé-livre, um pontapé de penálti, um lançamento de linha lateral, um pontapé de baliza e um pontapé de canto?

 

Sabia que um jogo também pode ser recomeçado com uma bola ao solo quando o árbitro interrompe o jogo e a Lei não exija que o jogo seja recomeçado de uma das formas acima indicadas?

 

Sabia que a equipa cujo capitão vença o sorteio efectuado por meio de uma moeda pode escolher a baliza em direcção para a qual ataca na primeira parte ou se faz o pontapé de saída?

 

Sabia que pode ser marcado um golo à equipa adversária directamente a partir do pontapé de saída. Mas se for na baliza do executante é concedido um pontapé de canto a favor da equipa adversária?

 

Sabia que um lançamento de bola ao solo é executado para o guarda-redes da equipa defensora na respectiva área de penálti quando o jogo ao ser interrompido a bola se encontrava na área de penálti ou o último toque na bola tenha acontecido no interior dessa área? 

 

Sabia que nos restantes casos a bola ao solo é executado para um jogador da equipa que tenha tocado a bola pela última vez no local onde esta foi tocada por um jogador, um elemento estranho ou num elemento da equipa de arbitragem?

 

Sabia que todos os jogadores (de ambas as equipas) têm de permanecer a pelo menos 4 metros da bola até esta entrar em jogo e ela só entra em jogo quando toca no solo?

 

 

FUTSAL

O início e reinício do Jogo

 

Sabia que para o jogo ter o seu início é necessário primeiro existir um sorteio com as duas equipas através de moeda ao ar e quem vencer o sorteio escolhe a baliza em direção à qual atacará durante a primeira parte?

 

Sabia que um jogo pode ser transferido para outro local, por motivos de força maior, p.ex. pela superfície estar impraticável ou por falta de luz artificial?

 

Sabia que o novo local encontrado não pode estar a numa distância superior a 20 km do pavilhão inicialmente marcado e o jogo tem de iniciar ou reiniciar de forma a não haverem transcorrido mais de 180 minutos após a hora inicialmente prevista ou a hora da interrupção?

 

Sabia que um jogo não se pode iniciar sem a presença da força de segurança ou do agente responsável pela mesma e que perante a inexistência dos mesmos a equipa de arbitragem deverá aguardar no seu balneário até 30 minutos após a hora marcada para o seu início?

 

Sabia que se o árbitro interromper o jogo por uma situação não prevista nas Leis do Jogo, o mesmo recomeçará com um lançamento de bola ao solo?

 

Sabia que num lançamento de bola ao solo não existe distância obrigatória entre jogadores e que estes apenas não podem estorvar a ação do árbitro neste procedimento? E que a bola só está em jogo quando toque no solo, logo só nesse momento pode ser disputada, caso contrário o recomeço será repetido?

 

Sabia que o pontapé de saída é o procedimento para iniciar ou reiniciar o jogo: no início do jogo, após ser marcado um golo, no começo da segunda parte do jogo, no começo de cada período do prolongamento?

 

Sabia que cabe ao AA-Cronometrista verificar se o pontapé de saída é bem executado e que não se pode obter golo diretamente na sua execução, devendo os jogadores adversários da equipa que beneficia deste pontapé estarem a uma distância mínima de 3 metros da bola na sua metade da superfície de jogo?

 

Sabia que se a bola se encaminha para a baliza e um espetador entra na superfície de jogo tocando na bola, o árbitro tem, obrigatoriamente, de interromper o jogo e recomeçar com um lançamento de bola ao solo?

 

 

FUTEBOL DE PRAIA

O começo e o recomeço de jogo

 

 

Sabia que a regra do sorteio inicial é idêntica à do Futsal mas como o Futebol de Praia tem 3 períodos de jogo, neste último é efetuado novo sorteio e quem vencer o mesmo tem a possibilidade de escolha da baliza em direção à qual vai atacar ou de beneficiar do pontapé de saída?

 

Sabia que no pontapé de saída os jogadores adversários devem encontrar-se no seu meio campo a uma distância mínima da bola de 5 metros e que a equipa que beneficia deste recomeço de jogo não pode obter golo diretamente na baliza adversária?

 

Sabia que quando o árbitro interrompe o jogo por qualquer razão não prevista nas leis de jogo o mesmo recomeça com um lançamento de bola ao solo a ser efetuado no ponto central da linha imaginária de meio-campo?

 

Sabia que não se pode obter golo diretamente na sequência de um lançamento de bola ao solo?

 

Sabia que o procedimento correto para a execução do pontapé de saída passa por a bola estar em jogo logo que seja pontapeada e se mova para a frente ou se for jogada para trás logo que seja pontapeada para a frente no ar por um colega de equipa do jogador que executou o pontapé de saída antes da bola tocar na areia?