A Seleção Nacional Sub-19 vai jogar no próximo dia 14 (terça-feira), no Estádio do Bonfim, frente à congénere espanhola, num encontro de preparação, mas as emoções já começaram a sentir-se, fora do relvado.

 

Numa iniciativa dinamizada pela AF Setúbal, todos os elementos que compõem a Equipa das Quinas, que tem no setubalense Hélio Sousa, o Treinador Nacional, não hesitaram em aceder ao convite e proporcionaram uma tarde inédita e preenchida de entusiasmo junto dos utentes e responsáveis da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), de Setúbal, no Centro Sócio-Educativo, Escola de Ensino Especial, uma das valências da IPSS, que desenvolve vários projetos de parceria com escolas de todos os ciclos do Ensino Básico dos concelhos de Setúbal e Palmela.

 

Ninguém ficou indiferente a uma tarde de partilha e interação social, sem reservas, que abriu rasgados sorrisos e muita felicidade, bem estampada nos rostos dos elementos da comitiva da Equipa das Quinas, mas sobretudo nos cerca de 100 utentes da instituição setubalense.

 

Veja no vídeo, abaixo, a receção dos utentes da APPACDM – Setúbal à Seleção Nacional Sub-19


 

No final, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, o presidente da Direção da APPACDM - Setúbal, José Salazar, o Treinador Nacional da Seleção Sub-19, Hélio Sousa, e o capitão da Equipa das Quinas, Diogo Queirós, não hesitaram em assumir a importância do evento.

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal:

 

 “A importância desta iniciativa, que vinca o compromisso da responsabilidade social que a AF Setúbal não hesita em assumir, ficou bem patente naquilo que foi sentido por todos, quantos tiveram a oportunidade de partilhar este momento de grande emoção.

 

Agradecemos à FPF pelo fato de aceitar o nosso convite e, através da comitiva da Seleção Nacional Sub-19, possibilitar uma tarde inesquecível, onde a representação do futebol da nossa região e nacional uniu-se, mais uma vez, em nome de uma ação social de enorme relevo”.

 

“Este foi o melhor pontapé de saída para aquilo que será o espetáculo do futebol, a realizar no dia 14, e para o qual contamos com o máximo de adeptos possível no Estádio do Bonfim, que vai ter as portas abertas para receber o apoio incondicional a esta nossa Seleção”.

 

José Salazar, presidente da Direção da APPACDM- Setúbal

 

“Foi com enorme agrado que recebemos a notícia desta visita, que resultou num encontro vivido pelos nossos utentes de forma vibrante.

 

Para eles, estes momentos de contato com os símbolos nacionais, com alguém que representa o país, é sempre importante. Quer em termos da construção de referências, como também ao recebe-los, sentem que estão a partilhar das referências maiores da própria sociedade em que se inserem. É, também uma forma de inclusão”.

 

“Esta é uma forma do futebol poder estar com as pessoas e mostrar que não existe apenas dentro dos estádios. Que possibilita esta vibração com os jovens e uma proximidade com quem, às vezes, mais necessita deste tipo de encontros”.

 

“Este é um dia, seguramente, marcante para a instituição, porque é marcante para os cerca de 100 utentes que tiveram a oportunidade de viver estes momentos, dos mais significativos das suas vidas”.

 

Hélio Sousa, Treinador Nacional da Seleção Sub-19:

 

“Esta iniciativa reforça a responsabilidade que temos para com a nossa sociedade. Este nosso singelo contributo foi sentido com enorme satisfação por eles, mas também por nós”.  

 

“Foi um momento de partilha fantástico e que proporcionou um dia muito especial para todos os que comungaram desta iniciativa, que, em boa-hora, foi idealizada pela AF Setúbal e que nos deixou muito satisfeitos”.

 

“Para o jogo de terça-feira, desejo que o estádio possa ter uma boa moldura humana para os nossos jogadores sentirem o apoio e retribuírem com o melhor que podem dar, porque vai ser um desafio muito importante para nós contra uma, tal como a nossa, grande seleção europeia.

 

“O sentimento pessoal de regressar ao Estádio do Bonfim é ótimo. É o estádio do clube do meu coração e é bom poder voltar a pisar um relvado, agora noutras funções”.

 

Diogo Queirós, capitão da Seleção Nacional Sub-19:

 

“Ficamos, agradavelmente, surpreendidos com esta visita, mas sobretudo muito contentes e satisfeitos por constatar que a nossa presença trouxe uma enorme alegria a todos os utentes da instituição”.

 

“Espero que o Estádio do Bonfim possa ter as bancadas com o maior número de adeptos possíveis para nos apoiar, porque é muito importante para nós sentir esse suporte e, a ser assim, ficaremos mais perto de poder vencer”.