A edição 2018 dos cursos de treinadores de futebol e de futsal constitui mais um registo de referência no que respeita às ações formativas da AF Setúbal. São 222 os formandos que apontam à certificação nos níveis UEFA ‘C’ – Raízes – Grau I e UEFA ‘Basic’ – Grau II, em futebol, e UEFA ‘C’ – Raízes – Grau I, em futsal, o que constituiu um novo máximo.

 

Perante a esmagadora maioria dos alunos que marcaram presença na cerimónia de apresentação dos cursos, realizada no Anfiteatro ESSE/IPS, da Escola Superior de Educação de Setúbal-IPS, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, saudou a abertura de mais uma ação formativa “que muito honra a instituição”.

 

“Sejam bem-vindos. É muito gratificante registar a adesão significativa a mais esta ação. Estamos certos de que este será mais uma etapa para reforçar, efetivamente, a qualidade dos nossos treinadores e, com isso, da nossa prática competitiva”.

 

“Desejamos a todos os melhores sucessos neste percurso e que no final possam ver premiado o vosso esforço”, declarou, perante a plateia, Francisco Cardoso, que não deixou de agradecer, com particular sublinhado, ao Instituto Politécnico de Setúbal, pela cedência das instalações, que acolheram o evento, que contou igualmente com a presença de João Aires, vice-presidente Desportivo da AF Setúbal, e de António Aparício, vice-presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

 

Primeiras sensações

 

Alexandre Santana, coordenador dos cursos organizados pela AF Setúbal, a quem coube apresentar as linhas mestras que vão nortear as ações que serão repartidas por uma componente geral, específica e um estágio - três vertentes sujeitas a uma conclusão em quatro anos – lembrou que “ser treinador habilitado é uma necessidade, mas também uma obrigatoriedade”.

 

O responsável, que promoveu neste primeiro contato com os formandos a exibição de um pequeno filme com um testemunho a vincar alguns aspetos no âmbito da personalidade e da liderança, reforçou, por isso, que “todos devem aproveitar esta oportunidade, de forma séria e envolvida”.   

 

Refira-se que a presente edição dos cursos de treinadores da AF Setúbal, que serão dinamizados nas instalações da AF Setúbal, do Colégio Atlântico, no Seixal, e em Santiago do Cacém, contam com 148 alunos candidatos à certificação de Grau I e 46 de Grau II, em futebol, e mais 28 na ação reservada ao Grau I, em futsal, distribuídos num total de nove turmas.

 

Recorde-se que a AF Setúbal é uma referência na formação técnica e, desde há dois anos, a associação líder no número de formandos inscritos no âmbito dos cursos de treinadores de futebol e de futsal.