Este domingo, com o fechar de porta à Liga NOS ficaram concluídas as participações das sete equipas representantes da AF Setúbal nas competições nacionais seniores masculinos de futebol e de futsal, em 2017/18.

 

No que respeita ao futebol, a equipa do Vitória Futebol Clube assegurou a continuidade no patamar competitivo mais alto do futebol profissional, depois do 14.º lugar obtido na classificação. 

 

Um registo que confirma o peso histórico dos vitorianos entre a elite do futebol luso, numa época em que somaram o estatuto de finalistas da Taça CTT.

 

O peso do futebol da nossa região, no plano profissional, manteve o equilíbrio conseguido desde 2016/17, altura em que o Clube Desportivo Cova da Piedade, através da respetiva SAD, entrou no mapa da Liga Ledman Pro.

 

Depois de uma estreia com o 16.º posto, os piedenses reforçaram, esta época, o seu lugar entre os concorrentes envolvidos na prova de antecâmara da liga principal, com um relevante 9.º lugar na classificação final.

 

No âmbito das provas não profissionais organizadas pela FPF, Clube Desportivo Pinhalnovense e Clube Olímpico do Montijo vincaram a sua qualidade no Campeonato de Portugal e garantiram a continuidade na prova.

 

Entre os dois representantes da AF Setúbal, os pinhalnovenses foram quem amealhou mais pontos e isso refletiu o 5.º lugar, enquanto os montijenses, em época de estreia na prova, fixaram-se no tranquilo 9.º posto classificativo.

 

Futsal menos feliz

 

A temporada futsalística nacional que agora terminou deixou um amargo de boca para os três emblemas representantes da AF Setúbal.

 

No ano de regresso à I divisão (Liga SportZone),a equipa do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro/Auto Kuatrus viveu uma época qual montanha russa de emoções.

 

Na prova regular, os fabrilistas não conseguiram evitar a despromoção para o campeonato do segundo escalão, terminando em 13.º lugar, mas não fecharam a época sem evidenciarem a qualidade na Taça de Portugal, onde assumiram o estatuto de finalistas.

 

Pela primeira vez na história do futsal do clube, a equipa conquistou a presença no jogo da final da prova rainha, numa versão competitiva (Final Eight) em que apenas cedeu para o Sporting.

 

No que respeita ao patamar secundário federativo, a sorte não acompanhou as formações do Clube Recreativo Piedense e do Futebol Clube S. Francisco.

 

Na fase de manutenção, entre os oito clubes que mediram forças pela permanência nacional, os piedenses registaram o 7. Lugar, enquanto os alcochetenses, na sua época de estreia na prova, foram oitavos.

 

Perante este desfecho, na próxima época, a segunda divisão do futsal nacional reserva lugar às equipas do GD Fabril do Barreiro/Auto Kustrus e União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde, esta última na condição de campeão distrital da AF Setúbal.

 

A Direção da AF Setúbal, reconhecendo todo o meritório trabalho, dedicação e determinação de todos quantos estiveram ligados às estruturas dos emblemas citados, que souberam dignificar o nosso universo associativo, saúda as equipas que garantiram a continuidade nos respetivos patamares competitivos e deseja, com forte incentivo, àquelas que não conseguiram evitar as despromoções o rápido regresso.