A AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, em colaboração com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol e a Federação Portuguesa de Futebol, promoveu este sábado, entre as 9h30 e as 14h30, no Pavilhão do Luso Futebol Clube, no Barreiro, uma ação de formação específica subordinada ao tema “Princípios e Fundamentos do Jogo de Futsal”, a qual envolveu 46 treinadores.

A convite da AF Setúbal, coube ao professor Jorge Braz, Selecionador Nacional “A”, assumir a condução da preleção de um evento que reuniu no recinto desportivo, gentilmente cedido pelo emblema barreirense, um relevante número de técnicos de clubes da nossa região e não só, os quais viram reforçadas as suas competências numa iniciativa integrada no âmbito do Plano Nacional da Formação de Treinadores.

Uma sessão marcada pela interatividade, que privilegiou a componente prática, em que todos os presentes estiveram sempre envolvidos no compromisso formativo, e da qual resultou a garantia de registo de uma Unidade de Crédito aos técnicos participantes.

Nota positiva

No final da ação, Jorge Braz não hesitou em declarar ao afsetubal.pt que “o balanço desta ação foi muito positivo”.

“Gostei imenso de estar presente nesta iniciativa, todos foram muito participativos e interessados. Foram cinco horas de partilha muito interessantes”, assumiu o treinador nacional, campeão da Europa, num elogio generalizado.

“Este foi um evento de verdadeira formação contínua. Contribuiu para a ajudar a melhorar comportamentos nos clubes de liderança, organização, treino e de metodologias, numa jornada que vincou os conteúdos essenciais para as etapas iniciais de formação. Discutimos aqui uma série de questões e parece-me que foi muito interessante”, avaliou Jorge Braz, que sentiu a paixão dos treinadores da nossa região pelo futsal.




“A forma atenta e apaixonada como encaram a modalidade é visível. Sempre foi. Esta é uma região que sempre teve referências de clubes e jogadores”, sugerindo: “agora é canalizar esta paixão adequadamente e aproveitar, porque podem desenvolver projetos muito interessantes”.

Num remate final, Jorge Braz deixou a certeza de que estas iniciativas fortalecem, claramente, a modalidade. “Reforçam, melhoram e, sobretudo, qualificam, que é o principal objetivo”.

Recorde-se que esta ação de formação contínua para treinadores promovida pela AF Setúbal foi realizada cerca de um mês depois de semelhante iniciativa ter decorrido no Campo N.º 2 do Bonfim, então reservada a técnicos de futebol, a qual contou com a preleção do professor Jorge Castelo.