A Associação de Futebol de Setúbal, representada pelo presidente da Direção, Francisco Cardoso, foi reconhecida esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, pela Federação Portuguesa de Futebol com duas distinções, no âmbito da cerimónia “Prémios Mérito e Excelência” 2019, evento promovido pela FPF.

“Maior Crescimento de Árbitras”, no plano quantitativo, e “Mérito na Inovação e Comunicação e Marketing - Aplicação Digital Associação de Futebol de Setúbal, na vertente qualitativa, foram as duas distinções atribuídas à AF Setúbal, no decorrer da edição 2019 do prestigiado evento que reúne anualmente dirigentes federativos, das associações regionais e distritais de futebol e dos demais sócios filiados na FPF.


Confira aqui a lista de distinções atribuídas 

Na cerimónia em que a estrutura federativa premeia o trabalho desenvolvido em nome da prática e do desenvolvimento das atividades e reforça a confraternização institucional, a Associação de Futebol de Setúbal viu reconhecidas duas áreas em que tem vindo a apostar: a arbitragem e a comunicação.

Mais prática no feminino dá força à arbitragem

No que respeita à distinção pelo “Maior Crescimento de Árbitras”, o presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, José Manuel Esteves, ao afsetubal.pt mostrou-se, naturalmente, satisfeito pelo reconhecimento federativo e avaliou a distinção.

“O Conselho de Arbitragem da AF Setúbal e os núcleos de árbitros têm vindo a desenvolver todos os esforços para ter mais árbitros e mais árbitras nas nossas provas e esta distinção vem refletir um pouco desse trabalho, nomeadamente no setor feminino”, começou por registar José Manuel Esteves.


De acordo com os números, em 2018/19, a AF Setúbal contava com um total de 17 árbitras (14 de futebol e três de futsal). Esta época são 20 as árbitras de futebol e três de futsal, num total de 23 juízas em representação dos quadros da nossa arbitragem a nível internacional, nacional e distrital.

“O crescimento da prática do futebol feminino tem sido, igualmente, um factor motivador para que mais raparigas se aproximem do futebol e da arbitragem. Por esta altura, no âmbito dos cursos de candidatos a árbitros que decorrem na nossa região, temos sete candidatas a árbitras de futebol e uma de futsal. Desejamos que esta tendência positiva venha a refletir a entrada, de facto, de mais árbitras para os nossos quadros”, assinalou, esperançado, o presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, José Manuel Esteves.

Prémio para a nossa aplicação pioneira

Na noite de distinções, a AF Setúbal viu premiada a aposta em nome da comunicação institucional. A Aplicação Digital Associação de Futebol de Setúbal foi distinguida pelo “Mérito na Inovação e Comunicação e Marketing”.

“É um reconhecimento que muito deve orgulhar todo o nosso universo associativo, porque foi para os clubes nossos filiados e respetivos representantes que a Direção da AF Setúbal tomou a iniciativa de reforçar o Departamento de Comunicação com a aposta na aplicação digital”, começou por salientar o presidente Francisco Cardoso, que recebeu a placa a simbolizar as distinções das mãos do presidente da FPF, Fernando Gomes.


Apresentada oficialmente a 30 de novembro de 2018, a APP AF Setúbal, pioneira entre as demais associações de futebol do nosso país, regista, por esta altura, dois milhões de visualizações de conteúdos, o que diz bem da sua relevância, reconhecida por mais de seis mil utilizadores, que já promoveram o download, e seguem, com maior comodidade, toda a informação institucional veiculada pela Comunicação da AF Setúbal.

“A aplicação é de todos e para todos. A adesão dos utilizadores é bem representativa da sua importância. Contudo, esta é uma ferramenta que ainda está muito longe de atingir todas as suas potencialidades, quer na vertente da operacionalidade, quer na vertente comercial, uma vez que a aplicação continua aberta a ganhar parcerias no sentido de fortalecer a plataforma, nomeadamente no plano da visibilidade comercial das marcas privadas e/ou entidades públicas”, vincou Francisco Cardoso.

Recorde-se que a APP da AF Setúbal foi a primeira aplicação oficial para smartphones lançada por uma associação distrital do futebol português.

A APP Associação de Futebol de Setúbal, disponível para download, gratuito, na Google Store e APP Store, integra, entre outras funcionalidades, uma área de promoção comercial da região e a localização geográfica com ligação GPS dos campos e pavilhões onde atuam as equipas dos emblemas filiados.

Refira-se que, através da APP Associação de Futebol de Setúbal, pode aceder a notícias, resultados dos jogos e ao canal streaming “AF Setúbal TV”.


“Agradecendo o prestigiado reconhecimento institucional com marca da Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do seu presidente Fernando Gomes, partilhamos estas duas distinções com todos os que constituem o Universo AF Setúbal (clubes, dirigentes, técnicos, atletas e árbitros). Distinções que são motivo de grande orgulho institucional, mas também de responsabilidade acrescida para a Associação de Futebol de Setúbal e para toda a estrutura associativa que segue a trabalhar, afincadamente, num compromisso com os seus filiados, para proporcionar mais e melhores condições à organização e ao desenvolvimento da prática informal e competitiva do nosso futebol, futsal e futebol de praia”, assegurou o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso.