Vítor de Sousa, líder da equipa técnica distrital de futsal da AF Setúbal, vai comandar um lote de 12 jovens futsalistas em representação do nosso universo associativo na edição 2020 do Torneio Nacional Interassociações de Futsal Feminino Sub-17, prova que decorre entre este sábado e terça-feira, na região de Viseu.

Um torneio que motivou, no que respeita à nossa seleção distrital, a realização de dez treinos preparatórios e a envolvência de dezenas de atletas na caminhada rumo à participação naquele que é o único evento da época promovido pela FPF no âmbito do futsal feminino.


E, num destacado reconhecimento, Vítor de Sousa não se adiantou em outras declarações sem direcionar as primeiras palavras de “incentivo e de apoio” às jogadoras que não foram convocadas para o torneio, mas que “com o seu valor, muito contribuíram para o fortalecimento da seleção”. “Que continuem a trabalhar em prol da modalidade para poderem reforçar a sua evolução”, sublinhou.

Ainda numa manifestação de particular agradecimento, o treinador distrital evidenciou a “disponibilidade e trabalho dos nossos clubes formadores que viram as atletas integradas nas convocatórias e das equipas convidadas para a realização de jogos-treino”, tal como das entidades e autarquias pelo “apoio e colaboração institucional, determinantes, na cedência de instalações desportivas” no âmbito de mais esta jornada preparatória em nome da representatividade desportiva do nosso distrito.

Confira aqui as jogadoras eleitas para representar a AF Setúbal

Quatro jogos para mostrar talento

A seleção sub-17 feminina da AF Setúbal vai realizar quatro desafios, nomeadamente, com as congéneres de Braga, Madeira, Algarve e Santarém.

Quatro jogos que integram um torneio em que a vertente classificativa não assume qualquer relevância, atendendo ao carater de observação técnica pela estrutura federativa, mas que não significa a falta de competitividade.

Nesse sentido, Vítor de Sousa, assumindo que “o grande objetivo é projetar o talento individual e qualidades competitivas das jogadoras num contexto coletivo, desejando a sua eleição para os trabalhos no seio da FPF”, olha para o desempenho em campo com ambição.

“Sabemos que vamos ter quatro jogos muito complicados pela frente, mas iremos visar a conquista de triunfos em todos eles, com determinação e sentido de responsabilidade em nome da nossa região”, realçou o responsável técnico, antes de lembrar que essa atitude será revestida de um comportamento desportivo e social “sempre no respeito pela ética e fair-play, compatibilizando a defesa dos valores e boas práticas em contexto competitivo com a discussão de resultados”.

Quatro clubes representados numa seleção equilibrada

“A nossa seleção integra jogadoras com maior dose de experiência na modalidade e neste tipo de torneios e algumas que têm menos tempo de prática de futsal e que vão estrear-se nestas andanças, numa oportunidade que poderá reforçar a motivação para seguirem a construir uma carreira”, caraterizou Vítor de Sousa sobre o grupo que vai vestir a camisola da AF Setúbal.


Um conjunto associativo assente na representação de atletas oriundas de quatro clubes. “É positivo e deverá servir de incentivo a que mais clubes possam apostar no futsal feminino, porque a nossa modalidade na região precisa. Mais clubes a formar é fundamental para garantirmos mais competição no âmbito da AF Setúbal e evitar a realização de provas interassociativas”, assinalou Vítor de Sousa.

Refira-se que os quatros jogos da nossa seleção distrital de futsal feminino sub-17 podem ser acompanhados, em direto (streaming), na plataforma Mycujoo, sendo que três partidas podem ser vistas através do Canal AF Setúbal TV.