O São Domingos Futebol Clube celebrou, este domingo, 100 anos de historial.

Em dois momentos de especial celebração, limitada às condicionantes impostas pela pandemia, a data foi comemorada com orgulho num passado de marca indelével e realçou a dedicação de quem dá o corpo pelo presente de um símbolo de uma cidade que olha para o futuro com a ambição de fazer mais e melhor pelas pessoas e pela prática desportiva.

Inspirado no futebol e inspirador da criação da Associação de Futebol de Setúbal, o São Domingos Futebol Clube arrasta uma História que é escrita há 100 anos, mas não lhe faltam páginas para continuar a registar episódios de um caminho que nos tempos de hoje é sinónimo de “Trabalho+Trabalho=Evolução”, tal como tem vindo a contabilizar, nos últimos anos, o presidente da Direção do emblema setubalense, Miguel Aleixo.

Assente num reconhecido dinamismo associativo, ao atual líder diretivo e aos seus pares pode-se, e deve-se, apontar a influência num renovado São Domingos FC, símbolo histórico que se quer revigorar, encarando o futuro com a certeza de que o compromisso das pessoas para com o clube é um alicerce fundamental.

Foi com esse espírito e envolto num vincado reconhecimento institucional que, este domingo, 28 de março de 2021, se assinalaram as comemorações do centenário do São Domingos FC.

A manhã solene começou por gerar emoções no exterior da engalanada sede social do emblema sadino, com o hastear da bandeira e a apresentação do hino oficial do clube em dois momentos presenciados por um conjunto restrito de destacados convidados, que no cumprimento das devidas regras de segurança, partilharam, com entusiasmo, os primeiros sentimentos libertados no âmbito do evento comemorativo dos 100 anos de vida do São Domingos FC, que havia de ser complementado, minutos mais tarde, com uma distinção ‘prateada’.





Foi numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho que a Câmara Municipal de Setúbal promoveu a entrega, na pessoa do presidente Miguel Aleixo, da Medalha de Prata da Cidade ao São Domingos FC, homenageando e reconhecendo “uma das nossas mais antigas coletividades e todos os que, ao longo destes cem anos, a ajudaram a construir. Um centenário cheio de vigor, de atividade, de trabalho, de novas ideias”, como sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na sua intervenção.

A autarca, lembrando o facto do São Domingos FC ser um dos fundadores da AF Setúbal, não hesitou em sublinhar que o emblema centenário mereceu receber “uma das mais importantes distinções honoríficas que Setúbal atribui aos que se destacam nas suas atividades profissionais ou a instituições que trabalham pelo bem e pelo progresso do nosso concelho”.

Aos aplausos que coroaram o momento solene, Miguel Aleixo, emocionado, não hesitou em dar eco aos sentimentos, num dia tão marcante para o emblema.

Agradecendo a todos os que estiveram ligados à atribuição da medalha municipal e o papel das instituições locais no contributo para a evolução do clube, o presidente do São Domingos FC partilhou o momento com “todos os associados, atletas, treinadores, colaboradores, antigos dirigentes, patrocinadores e, restantes convidados e como não podia deixar de ser, os diretores (que têm tido muita paciência comigo, como também a minha família), aos quais agradeço por me darem toda a liberdade para seguir com este fantástico projeto”.

O centenário motivou a criação do hino oficial do clube e Miguel Aleixo quer, tal diz a letra da música, continuar a liderar um emblema que “recebe de braços abertos quem se junta à nossa festa”.


Nesse sentido, a realidade do São Domingos FC apresenta-se hoje com mais de 600 sócios e uma dinâmica desportiva que envolve perto de centena e meia de futebolistas, sobretudo jovens, e uma equipa de futebol de praia.

“Em 2012 o clube não tinha qualquer atleta federado”, recordou Miguel Aleixo, no âmbito do seu discurso solene, dedicando a Medalha de Prata da Cidade a todos os que estão ligados ao emblema.

No final da intervenção, o presidente do São Domingos FC, que incorpora o lema “Trabalho + Trabalho = Evolução”, assegurou “este ano iremos inaugurar a nova sala de troféus, lançar o livro do centenário”, sem deixar de apontar para que seja atingida a marca de 1000 sócios até ao próximo aniversário e sem esquecer que “um dia ainda havemos de fazer um 1º andar na sede, pois o espaço começa a ficar pequeno para tanta procura”.

A Associação de Futebol de Setúbal, através do presidente da Direção, Francisco Cardoso, esteve representada nos momentos comemorativos do centenário do São Domingos FC, partilhando as felicitações e o entusiasmo institucional numa data de “singular significado para um emblema que está na génese do futebol associativo da nossa região”, começou por registar o líder diretivo da AF Setúbal.




“O São Domingos FC é um dos 13 clubes fundadores da AF Setúbal e a celebração desta data tão especial é motivo de grande orgulho para a instituição, mas igualmente, uma homenagem a todos quantos fundaram a associação”, realçou.

Francisco Cardoso não hesitou em enaltecer o “trabalho de todos os dirigentes que têm contribuído de forma abnegada para que o São Domingos FC seja o clube que é hoje”. “Nesse sentido, o presidente Miguel Aleixo protagoniza a dedicação e o espírito solidário que, desde há uma década, o São Domingos FC exibe e é motivo de destacado reconhecimento, seja no plano da responsabilidade social, seja na promoção da atividade desportiva, onde o futebol formativo e o futebol de praia são cada vez mais uma referência que se projeta pelo país.”

“Parabéns ao centenário São Domingos Futebol Clube e muitos mais anos de vida!” Desejou o presidente da Direção da AF Setúbal.

O São Domingos Futebol Clube foi fundado em 28 de março de 1921.

 

Fotos: AFS, SDFC e CMS