O Futebol Clube Barreirense celebrou, na passada sexta-feira (6), 111 anos de uma História marcante na atividade desportiva da nossa região e não só, na qual o futebol assume particular destaque.

No Ginásio-Sede do emblema barreirense, largas dezenas de convidados, entre autarcas locais, dirigentes associativos e representantes de forças vivas do concelho, a par de elementos dos órgãos sociais, técnicos, atletas e associados, presenciaram um desfilar de entusiásticos momentos no âmbito da cerimónia solene que assinalou o 111.º aniversário do FC Barreirense.

Numa realidade associativa em que o ecletismo é marca distinta e a prática do futebol e do futsal assume especial relevo, o FC Barreirense é um emblema que se continua a projetar por mais envolvimento na dinâmica da atividade formativa e competitiva.

Esta ambição foi vincada no discurso solene da presidente da Direção do FC Barreirense, Maria João de Figueiredo, intervenção na qual a dirigente agradeceu, com particular realce, todo o trabalho, dedicação e paixão demonstrados por dirigentes, técnicos, atletas, associados, adeptos e encarregados de educação ligados ao clube alvirrubro, nomeadamente nos tempos complicados de pandemia, num claro sinal de resiliência, vitalidade e unidade em torno do emblema.

Maria João de Figueiredo não deixou, contudo, de olhar para o futuro com renovada confiança. A presidente do clube que continua a evidenciar um crescimento assinalável salientou que o FC Barreirense, honrando o seu historial de referência, cimentará um trajeto por mais e melhor em nome dos seus representantes.

A convite da Direção do FC Barreirense, a Associação de Futebol de Setúbal esteve representada no evento solene pelo presidente Francisco Cardoso.

O líder diretivo da instituição distrital, ao felicitar o clube alvirrubro pelos seus 111 anos de um percurso centenário de particular destaque no que respeita ao futebol da nossa região, sublinhou o envolvimento do clube no processo dedicado à Certificação de Entidades Formadoras e a aposta que tem vindo a ser fortalecida no futebol feminino e no futsal masculino, deixando o desafio ao impulso desta prática no feminino.

O Futebol Clube Barreirense foi fundado em 11 de abril de 1911.