A Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, Palmela, abriu as portas ao universo da AF Setúbal e aos cerca de 300 convidados que, naquele emblemático espaço da produção vinícola da nossa região, celebraram os 90 anos de História da Associação de Futebol de Setúbal.

 

Mais do que a celebração de um dia festivo subordinado à temática futebolística, a Direção da AF Setúbal proporcionou um evento promotor das reconhecidas qualidades que brotam da terra da nossa região, no caso: o vinho.

 

E, foi, pela mão de Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas, que as centenas de dirigentes de clubes e núcleos de árbitros filiados na AF Setúbal e demais personalidades ligadas ao mundo do futebol associativo e federativo, autarcas e demais honrosos convidados, que começou a jornada comemorativa da nossa instituição.

 

Um pontapé de saída, que levou os convidados numa visita guiada às instalações da adega da Casa Ermelinda Freitas, onde ficaram a conhecer de perto a realidade da produção dos vinhos e toda a história que alavancou a vida de um dos rótulos mais conceituadas e premiados do nosso país, cuja projeção ganha pontos no estrangeiro a cada dia que passa.



Os convidados efetuaram uma visita guiada às instalações da adega da Casa Ermelinda Freitas

 

As boas-vindas, de excelência, assumiram desde logo rasgados elogios e o que se seguiu, não refreou o entusiasmo de todos aqueles que vincaram a relevância da nossa instituição, agora na reta final rumo ao centenário.

 

Octávio Machado destacou a importância das bases

 

Foi no grandioso salão de festas da Casa Ermelinda Freitas que decorreu o jantar de celebração dos 90 anos da AF Setúbal, palco de uma cerimónia solene recheada de distinções e emoções à volta de quem, todos os dias, e das mais variadas formas, se dedica em prol dos engrandecimento do universo AF Setúbal, o mesmo quer dizer do dirigismo no seio associativo ou dos clubes que representam.

 

Octávio Machado, presidente da AG da AF Setúbal



O presidente da Assembleia Geral da AF Setúbal, Octávio Machado, a quem coube a tarefa de abrir as intervenções, saudou todos os presentes na cerimónia e não hesitou em destacar a importância que o futebol nascido no seio dos clubes, tidos como mais ‘pequenos’.

 

Começando por admitir ser “um privilégio” assumir as funções de líder da AG da AF Setúbal, Octávio Machado, lembrou todos os 13 clubes fundadores da instituição e, na pessoa de Fernando Pedrosa, antigo presidente da Direção da AF Setúbal, a quem teceu rasgados elogios, homenagear todos aqueles que fizeram e fazem parte da história da nossa instituição, “uma das principais associações do país”.  

 

Tal como já havia declarado na tomada de posse, Octávio Machado sublinhou que estar na AF Setúbal é um “regressar às origens”, ou seja o começo pelo “enriquecedor futebol distrital”, apelidando-o de “irmandade”.

 

“Enquanto todos percebermos que é aqui que tudo começa, que começa na base, temos de manter acesa a chama dos compromissos e respeitar todos aqueles que se dedicam ao futebol de base”.

 

“Todos temos de contribuir para manter de pé esta associação e seguir a homenagear esse meritório trabalho”, declarou Octávio Machado.

 

Presidente da Direção vincou importância do fair play

 

Foi no grandioso salão de festas da Casa Ermelinda Freitas que decorreu o jantar de celebração dos 90 anos da AF Setúbal, palco de uma cerimónia solene recheada de distinções e emoções à volta de quem, todos os dias, e das mais variadas formas, se dedica em prol dos engrandecimento do universo AF Setúbal, o mesmo quer dizer do dirigismo no seio associativo ou dos clubes que representam.

 

O privilégio de realizar o evento solene num espaço de excelência, o trazer à memória os nomes dos emblemas que fundaram a nossa instituição e o vincar da importância de todos os agentes do futebol assumirem e praticarem o fair play foram notas de destaque do discurso do presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso:

 

Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal


“Excelentíssimos senhores representantes dos Clubes e Núcleos de Árbitros filiados na Associação de Futebol de Setúbal, nesta data festiva, tão especial, saúdo e cumprimento, através da vossa distinta representatividade, e com particular agradecimento, a honrosa presença de todos os digníssimos convidados que nos dão o grato prazer de celebrar connosco o 90.º Aniversário da nossa instituição.

 

Permitam-me, antes de mais, enaltecer o fato de estarmos reunidos neste admirável espaço da Casa Ermelinda Freitas, erguido com a força e a determinação de uma família que tão bem tem sabido representar a nossa região e muito contribuído para a projeção e promoção, a vários níveis, do nosso distrito no país e além-fronteiras.

 

Drª Leonor Freitas, a Associação de Futebol de Setúbal agradece-lhe, com marcado reconhecimento, a oportunidade que nos dá em abrir as portas destas magnificas instalações, gentilmente cedidas, para celebrarmos esta data histórica, e que estamos certos prestigiará as duas instituições.

 

Nesse sentido, gostaria de agradecer à casa Ermelinda Freitas, na pessoa da Dr.ª Leonor Freitas, a sua disponibilidade e amabilidade para esta realização, e nesse sentido gostaria de lhe oferecer uma pequena lembrança.

 

Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas, no momento do devido agradecimento promovido pela AF Setúbal 

 

Hoje, celebramos, com renovado entusiasmo, o universo do futebol associativo.


Recordamos e homenageamos a origem da AF Setúbal, fundada a 5 de maio de 1927 pela feliz iniciativa de treze emblemas:


Luso Futebol Clube,

Palmelense Futebol Clube,

União Futebol Comércio e Indústria,

Vitória Futebol Clube,

Bonfim Futebol Clube,

Estrela Sporting Clube,

Grupo Desportivo dos Empregados do Comércio,

Grupo Desportivo Setubalense “Os Treze”,

Racing Clube Setubalense,

Sporting Clube de Setúbal “Os Miúdos”,

Sporting Clube Setubalense “Os Frades”,

São Domingos Futebol Clube,

União Futebol Avenida.

 

A eles devemos a responsabilidade de manter acesa a ambição de promover a prática do futebol, e mais recentemente do futsal e do futebol de praia, dentro do espírito da competição saudável, o mesmo quer dizer, dentro das regras e do respeito entre todos, e sublinho, TODOS, os agentes que fazem parte deste universo.

 

Hoje, a AF Setúbal faz 90 anos e é para mim, um motivo de enorme orgulho, presidir à Direção, lugar que já foi ocupado por dirigentes que serviram a instituição e a quem devo homenagear.

 

Gostaria, portanto, de refirmar, nesta ocasião solene, que pela minha parte e em nome de todos os elementos que integram os Órgãos Sociais, que honramos o passado da instituição e tudo continuaremos a fazer para engrandecer o espírito do associativismo e os seus fundamentos.

 

O fair play é expressão que se deve cultivar e praticar todos os dias.


Só desta forma, é que o trabalho, a dedicação e a ambição de todos quantos fazem parte do universo do futebol pode gerar as vitórias que tanto enchem de orgulho e refletem o empenho.  

 

Senhoras e senhores convidados,

 

é por reconhecer que as vitórias coletivas resultam da abnegação de quem muito contribuiu individualmente para esse momentos, que hoje reconhecemos, através de uma pequena e singela homenagem, algumas pessoas que ao longo dos Anos têm desempenhado funções de grande respeito e dignidade nos seus Clubes e que não quisemos deixar passar em claro no âmbito das comemorações do aniversário da AF Setúbal.

 

Uma homenagem, refira-se, que assentou num critério, devidamente partilhado com todos os Clubes filiados, a quem agradecemos pela colaboração prestada, e do qual, após a devida e cuidada análise pela Direcção da AFS, resultou na nomeação de mais de duas dezenas de pessoas que mais a frente, nesta cerimónia, serão distinguidas.

 

Muito obrigado a todos pela vossa honrosa presença no 90.º Aniversário da Associação de Futebol de Setúbal.

 

Vivam os Clubes e todos os filiados na Associação de Futebol de Setúbal!"

 

Música de excelência pautada por distinções de mérito

 

Ao logo da fervilhante cerimónia festiva, os convidados foram brindados por apontamentos musicais interpretados pelo Ensemble de Violoncelos do Conservatório Regional de Palmela.

 

Momentos que muito contribuíram para o enriquecimento de um evento no qual foram distinguidos 22 pessoas com uma ligação de referência aos clubes filiados na AF Setúbal.

 

A maioria dos homenageados pela dedicação aos clubes que representam numa foto de união


Eis os nomes dos homenageados:

 

Jorge Manuel Serra e Hermínio Carvalho Vicente (AC Alcacerense);

José Manuel Santos (Charneca de Caparica FC);

Carlos Alberto Lopes Godinho e Eugénio Rosário Alexandre (Galitos FC);

Leopoldino Machado (Luso FC);

António Manuel Marques Gomes (CR “O Grandolense”)

Cândido Hermenegildo Carreira Dias Pereira e Orlando Santos Carmo Júlio (CR Instrução);

João Fernando da Silva Soeiro (UFC Moitense);

João Carlos Pereira Almeida (Palmelense FC);

Luís José Beijinha (União Sport Club);

José Fernando Cristão Dias e Júlio Manuel Neto Joaquim (GD Alfarim);

Sebastião Manuel Patrício Simões e Carlos Manuel Marquês Sousa Faneca (GD Sesimbra);

Nuno Paulo Rosa Guerreiro Soares e Júlio António Conceição Adrião (GD “Os Amarelos”);

Henrique José Martins (UDR Casal Figueiras);

João Luís Catalão Pereira (UF Comércio e Indústria);

Mário Mestre (CD “Os Pelezinhos”);

Manuel Jesus Coutinho Santana (GDR “O Sindicato”).

 

Refira-se que esta homenagem assentou num critério definido pela Direção da AF Setúbal, devidamente partilhado com todos os clubes filiados.

 

 

Nota: Esta é uma primeira parte da reportagem sobre a celebração do 90.º Aniversário de AF Setúbal, que contamos estender em próximas notícias.

Recordamos que a cerimónia festiva reservou, entre outros destaques, homenagens a duas funcionárias da AF Setúbal e ao ex-presidente da Direção, Joaquim Sousa Marques, o mais recente Sócio Honorário da instituição.


J.G./afsetubal.fpf.pt