O último fim de semana culminou uma intensa jornada de particulares atenções sobre a atividade da arbitragem representativa do Universo AF Setúbal.

Entre presenças na final da Taça da Liga e na Fase Final da Taça das Regiões, numa Liga Europeia, uma distinção concelhia e a realização de ações de formação, no futebol e no futsal, os dias mais recentes espelharam um forte dinamismo com os árbitros representantes da AF Setúbal a assumirem especial evidência.

O dia de sábado foi o que concentrou maiores atenções ao longo de 24 horas bem recheadas de atividade, dentro e fora da região.

Assim, naquela que foi a concentração mais expressiva, a realização da 3.ª ação de avaliação dos árbitros de futebol dos quadros distritais da AF Setúbal, na presente época, numa iniciativa promovida pelo Conselho de Arbitragem, estiveram reunidos 159 árbitros e candidatos no relvado do Campo da Bela Vista (UFC Comércio e Indústria), - a foto de abertura ilustra um dos momentos das provas físicas - e nas instalações da Escola Sebastião da Gama, em Setúbal, onde realizaram, entre os períodos da manhã e da tarde, respetivamente, provas físicas e escritas.

Todavia, a envolvência do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal não se ficou pelo futebol e, nas instalações da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, o futsal viu arrancar mais um curso destinado a candidatos a árbitros e cronometristas.


Ao todo, são 28 os formandos que estão a frequentar esta ação formativa que visa reforçar o quadro da arbitragem do nosso futsal.

Braga, Castelo Branco, Setúbal e… Vigevano

No plano das atenções individuais, a presença do árbitro assistente internacional, Rui Teixeira (Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro), no sábado, à noite, na final da mais recente edição da Taça da Liga (Allianz Cup), cujo título foi disputado no Estádio Municipal de Braga, entre o SC Braga e o FC Porto, vincou a qualidade da nossa arbitragem e, por certo, inspirou os mais jovens a visar estas meritórias oportunidades.


O árbitro assistente Rui Teixeira depois da presença na Supertaça voltou a estar nomeado para uma final nacional, agora no palco da Taça da Liga

 

A equipa de arbitragem na final da Taça da Liga com Rui Teixeira, na foto, à direita

Recorde-se que Rui Teixeira, 38 anos, havia integrado, em 2017, a equipa de arbitragem nomeada para a Supertaça Cândido de Oliveira, numa partida realizada, em Aveiro, entre as equipas do Benfica e do Guimarães.

A anteceder a destacada atuação no futebol profissional, mais dois dos nossos árbitros haviam estado em atividade, mas no plano da competição não profissional.

David Salvador (Núcleo de Árbitros de Futebol de Pinhal Novo) e Sérgio Jesus (Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro), ambos com estatuto C3 avançado, estiveram entre quinta-feira e domingo, integrados no restrito grupo de árbitros nomeados pela FPF para os jogos relativos à Fase Final da Taça das Regiões da UEFA, que teve lugar na Zona de Lazer de Castelo Branco.


David Salvador liderou a equipa de arbitragem num dos jogos da fase Final da Taça das Regiões

Sérgio Jesus foi um dos árbitros assistentes no jogo inaugural do torneio, na quinta-feira, entre as seleções distritais de Viana do Castelo e de Viseu.

David Salvador foi o chefe da equipa de arbitragem da partida, realizada na sexta-feira, entre as representações de futebol sénior das associações de Viana do Castelo e da Madeira.


Sérgio Jesus (na foto, à direita) assumiu a função de árbitro assistente no jogo de abertura da prova

Entretanto, e de regresso ao dia de sábado, André Narciso, o árbitro C1 da AF Setúbal (Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal) foi distinguido pela câmara municipal setubalense com o prémio “Árbitro do Ano”, na IV Gala do Desporto de Setúbal, evento, realizado no Fórum Municipal Luísa Todi.


O árbitro André Narciso foi alvo de distinção pela autarquia sadina 

Esta mão cheia de destaques da nossa arbitragem havia começado na terça-feira, dia em que o árbitro de futsal Gonçalo Coelho (Academia de Árbitros de Futsal da Margem Sul) aterrou em Itália, país onde permaneceu durante cinco dias, mais precisamente na localidade de Vigevano, a qual acolheu a edição 2020 da Liga dos Campeões Europeus para Surdos (DEAF European Champions League).

O árbitro dos quadros de futsal da AF Setúbal, portador de deficiência auditiva desde tenra idade, participou diretamente em 13 partidas realizadas na presente edição prova inclusiva de âmbito europeu, que reuniu equipas masculinas e femininas.

Nota para o fato da arbitragem portuguesa estar representada neste evento por um árbitro da AF Setúbal e outro da AF Lisboa, no caso David Santos.


Os árbitros Gonçalo Coelho (na foto, à esquerda) e David Santos


Momento inicial de um dos jogos arbitrados por Gonçalo Coelho

Refira-se que depois em 2017, em Sevilha, Espanha, ter sido nomeado para apitar uma das finais da competição, Gonçalo Coelho voltou a ter a oportunidade de marcar presença no prestigiado evento, para o qual contou, mais uma vez, com o importante apoio da AF Setúbal.

Entretanto, recorde-se que a AF Setúbal e os núcleos de arbitragem da nossa região estão a promover uma ação formativa reservada a candidatos a novos árbitros e cronometristas de futebol de praia, sendo que as inscrições devem ser registadas através do email: arbitragem@afsetubal.pt , até ao próximo dia 21 de fevereiro.

A edição 2020 do curso dedicado ao futebol de praia, que está limitada apenas a árbitros que pertençam aos quadros da AF Setúbal de futebol e de futsal, será dinamizada nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 21 às 23 horas, bem como no dia 29, das 9 às 12 horas, no Auditório do Centro Recursos Movimento Associativo do Seixal.