Já arrancou o primeiro estágio de 2021. A Seleção Nacional de Futebol de Praia realizou, esta segunda-feira, uma dupla sessão de treinos no campo desportivo da Praia do Ouro, em Sesimbra.

Em ano de Mundial de Futebol de Praia, Portugal prepara assim os primeiros jogos de qualificação para a competição, cuja fase final se realiza na Rússia. Os encontros de apuramento estão previstos decorrer entre maio e junho. 

Depois do treino matinal, o Selecionador Nacional e o capitão de equipa mostraram-se muito satisfeitos pelo regresso ao trabalho.

Mário Narciso traçou os objetivos para estes dias: "Vamos trabalhar tudo aquilo que uma equipa de futebol de praia precisa ter. Trabalho de resistência, força, velocidade, sistemas táticos. Tudo isso vai ser preparado e vamos ter tempo, isto porque a FPF proporcionou-nos vários estágios antes de começarmos a competir. Este ano vamos ter a qualificação para o Mundial, mas também o Campeonato da Europa. Temos grande responsabilidade, somos os atuais campeões da Europa e do Mundo. Vamos com tudo para conseguirmos mais algumas vitórias".

Ao olhar para o ano competitivo, o Selecionador Nacional realçou a insaciabilidade da equipa no que diz respeito aos títulos: "Existe uma grande vontade de vencer como se nunca tivéssemos ganho nada. Como se fosse a primeira vez que estivéssemos a competir. Com o mesmo entusiasmo e vontade de vencer", disse ao Canal 11.

Belchior, capitão de equipa, destacou a importância do espírito positivo que reina na equipa: "O ambiente é sempre muito bom. O nosso grupo é uma autêntica família e isso ajuda muito, em todos os aspetos. O facto de nos darmos tão bem, dentro e fora de campo, é realmente importante", referiu.

Sobre a paragem dos trabalhos, face às restrições sanitárias impostas, o internacional português mostra-se satisfeito pelo regresso: "Não vale a pena pensar no tempo perdido. Supostamente, a nossa preparação começaria em janeiro, mas a pandemia não permitiu, infelizmente. Temos de respeitar as indicações e ainda bem que agora recebemos a permissão para começarmos a estagiar. Agora é recuperar o que temos para recuperar em termos físicos. A nossa mentalidade é sempre a mesma e tenho a certeza de que quando chegar a qualificação vamos estar a altura", disse.

Sobre a integração de alguns jovens na equipa, Belchior vincou a importância de um ambiente acolhedor: "Todos os elementos novos sentem-se em casa. Todos sabemos que a exigência de estar na Seleção Nacional é diferente. Tentamos com que se sintam como se estivessem em casa, até para que tenham o melhor rendimento possível", finalizou.

Quem acompanhou de perto o arranque dos trabalhos da Equipa das Quinas no areal sesimbrense foi o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso. O dirigente associativo, à semelhança de ocasiões anteriores, fez questão de saudar a presença da comitiva federativa na nossa região e desejou a realização de um bom estágio e sucessos desportivos para o que aí vem de competição internacional.

Madjer, diretor da FPF para o futebol de praia, e Francisco Cardoso, presidente da AF Setúbal, no início dos trabalhos de preparação da seleção nacional na Praia do Ouro, em Sesimbra

Esta terça-feira há nova dose dupla de treinos em Sesimbra.

Eis a convocatória:

Guarda-redes: Elinton Andrade (Casa Benfica de Loures), Tiago Petrony (Sporting CP) e Pedro Mano (SC Braga);
Fixos: Bernardo Lopes (GRAP), Rui Coimbra (Sporting CP) e Bruno Torres (SC Braga);
Alas: Belchior (Sporting CP), André Lourenço (SC Braga), Jordan Santos (SC Braga), Bê Martins (SC Braga), Rodrigo Pinhal (Sporting CP) e Rúben Brilhante (SC Braga);
Pivôs: Miguel Pintado (Casa Benfica de Loures), Léo Martins (SC Braga) e João Gonçalves "Von" (Sporting CP).

Programa da Seleção Nacional:

30 de março | terça-feira
10h00: Treino - Sesimbra
16h00: Treino - Sesimbra

31 de março | quarta-feira
10h00: Treino - Sesimbra

C/FPF

Fotos: FPF