Um triunfo em quatro jogos e a certeza de que os 12 jovens futsalistas que vestiram as cores da AF Setúbal vão seguir a evoluir são registos que ficam da participação da nossa seleção de futsal sub-15 na edição 2017 do Torneio Nacional Interassociações, que terminou este sábado, ao cabo de quatro dias de prova, no Pavilhão Municipal da Travessas, em São João da Madeira, Aveiro.

 

No derradeiro dia da competição federativa, à qual não foi atribuída qualquer classificação geral, a nossa seleção averbou um desaire, por 3-1, frente à congénere de Coimbra.

 

Um jogo no qual a eficácia ofensiva do nosso jovem selecionado voltou a não ser compatível com a qualidade exibicional da formação distrital, liderada pelo treinador António Valente.

 

“Este jogo podia ter pendido para qualquer uma das seleções, tal como já havia acontecido no nosso embate diante da AF Aveiro. Contudo, perdemos demasiadas oportunidades para concretizar os golos e os adversários tiveram melhor nesse particular. Aliás, a nossa vertente perdulária foi mesmo a parte menos positiva deste torneio. Lembro que chegámos a ter várias situações de dois para um e mesmo três para um e não marcamos…” Salientou António Valente, a propósito do jogo deste sábado e avançando já numa avaliação aos quatro jogos do evento, no qual a AF Setúbal entrou a vencer e depois carimbou três desaires.



António Valente, treinador distrital da AF Setúbal de futsal 


Ao olhar para o percurso da seleção da AF Setúbal, numa prova que reuniu em São João da Madeira 22 selecionados do continente e das regiões insulares, o nosso responsável técnico de futsal associativo não hesitou em lembrar que a AF Setúbal apresentou-se com uma equipa recheada de atletas “pela primeira vez nestas andanças” e enfrentou “três das melhores seleções do torneio”, casos de Lisboa, Aveiro e Coimbra.  

   

“No caso de Lisboa, a diferença de valores é muito acentuada, e isso foi notório no desafio em que estivemos frente a frente. Apesar do resultado desnivelado, a postura da nossa seleção foi muito agradável, porque não hesitamos em jogar um futsal positivo e ofensivo. Aliás, como fizemos em todas as partidas. O que faltou mesmo foi a eficácia na concretização”, reconheceu António Valente.

 

Recordamos os resultados dos quatro jogos:

 

1.º jogo

AF Setúbal, 6 x AF Viana do Castelo, 1

(5-0, ao intervalo)

Golos AF Setúbal: Diogo Augusto (3), Leandro Oliveira, Tomás Diogo e Ronaldo Almeida.

 

VEJA AQUI O JOGO (VÍDEO)

http://afatv.pt/jogo/interassociacoes-sub-15-2016-2017-af-setubal-af-viana-do-castelo


2.ºjogo

AF Setúbal, 1 x AF Aveiro, 3 

(0-1, ao intervalo)

Golo AF Setúbal: Lauro Maby

 

VEJA AQUI O JOGO (VÍDEO)

http://afatv.pt/jogo/interassociacoes-sub-15-2016-2017-af-setubal-af-aveiro

 

3.º jogo

AF Lisboa, 8 x AF Setúbal, 0

(4-0, ao intervalo)

 

VEJA AQUI O JOGO (VÍDEO)

http://afatv.pt/jogo/interassociacoes-sub-15-2016-2017-af-lisboa-af-setubal

 

4.º jogo

AF Setúbal, 1 x AF Coimbra, 3

(0-2, ao intervalo)

Golo AF Setúbal: Leandro Oliveira


VEJA AQUI O JOGO (VÍDEO)

http://www.afatv.pt/jogo/interassociacoes-sub-15-2016-2017-af-setubal-af-coimbra

 

O treinador admite que os jovens que representaram a AF Setúbal subiram mais um patamar na sua evolução. “Tenho a certeza que foi uma jornada muito importante de aprendizagem e que todos, apesar de terem uma qualidade individual relevante, detetaram pontos que devem e, com certeza, vão ser melhorados”.

 

António Valente foi um dos elementos da comitiva que representou “com a exigida responsabilidade e dignidade a instituição AF Setúbal” e por isso, acima de tudo, o saldo desta participação “foi justificadamente positivo”.

 

Refira-se que a nossa seleção, nas quatro partidas marcou 8 golos e sofreu 15 e foi uma das seis que logrou obter um triunfo.

 

 

Três presenças meritórias

 

Com a conclusão do interassociações de sub-15 fecha-se o ciclo de três torneios (sub-17 e sub-15 masculinos e sub-17 no feminino) realizados na presente época dedicados ao futsal.

 

“Não podemos duvidar que o balanço global é muito meritório. Contudo, devo lembrar que a AF Setúbal, através das sub-17, viu duas atletas serem chamadas aos trabalhos da Seleção Nacional”.

 

Um proveito que António Valente não hesita em partilhar, com particular destaque, com os clubes filiados na AF Setúbal a quem cabe parte fundamental no trabalho formativo dos atletas.


J.G. / afsetubal.fpf.pt